-
Um dos parâmetros de classificação das placas cerâmicas é a absorção de água, que tem influência direta sobre outras propriedades do produto. A resistência mecânica do produto, por exemplo, é tanto maior, quanto mais baixa for a absorção.
As placas cerâmicas para revestimentos são classificadas, em função da absorção de água, da seguinte maneira:
Porcelanatos: de baixa absorção e resistência mecânica alta;
Grês: de baixa absorção e resistência mecânica alta;
Semi-Grês: de média absorção e resistência mecânica média;
Semi-Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa;
Porosos: de alta absorção e resistência mecânica baixa.
-
Na norma citada não fala nada disso. E até onde sei as classes de abrasão são PEI 0, PEI 1, PEI 2, PEI 3, PEI 4 e PEI 5.
-
A informação da alternativa "c" está correta porém a norma que a prescreve é Norma nacional NBR 13.818/1997: Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação e Métodos de Ensaio (descrição dos parâmetros dos ensaios). Tornando a alternativa errada, pois não está na norma do enunciado
-
AS ALTERNATIVAS B E D ESTÃO INCOMPLETAS, TODAVIA APENAS A D FOI CONSIDERADA ERRADA.
-
a) Ok
b) Parcialmente correta. Precisa citar o PEI-0 também (utilizado em paredes e piscinas)
c) Ok
d) Parcialmente correta (até aceitaria como correta mas...). Ordem crescente de absorção: Porcelanato < Grês < Semi grês < Semi poroso < Poroso
e) Ok
-
Meu amigo L, creio que o erro na alternativa D está relacionado com a classificaçao, na verdade segundo a norma as placas ceramicas sao classificadas de acordo com a absorçao de água em grupos,I-a, I-B, II-a, II-b, III. Teve uma questao ja da cespe que abordava isso de 2016 se nao me engano.