-
As bibliografias que encontrei informam 70% da área.
Quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela
construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.
-
Fonte: Fundações teoria e pratica - PINI
Uma fundação associada ( viga, sapata associada ou radier) é adotado quando:
I) as áreas das sapatas imaginadas para os pilares se aproximam umas das outras ou mesmo se interpenetram ( em consequência de cargas elevadas nos pilares e /ou de tensões de tabalho baixas);
II) se deseja uniformizar os recalques ( por meio de um fundação associada).
Quando uma ou as duas condições acima são satisfeitas em parte da obra, pode-se adotar à sapata associada nesta área e fundação isolada no restante da obra. Quando são satisfeitas em toda a área da obra (ou por opção do projetista) pode-se adotar o radier. Quando a área total de fundação ultrapassa a metade da área da construção, o radier é indicado.
-
A questão está correta em termos qualitativos. O número de 50% (quantitativo) é muito relativo. O uso ou não do radier não está condicionado apenas a estes argumentos...De qualquer forma, considerei que o "certo" predomina e a questão quantitativa não deixa de estar errado.
-
A questão da FGV trata de forma diferente o mesmo texto!
Veja questão Q486825
FGV / 2015 / DPE MT / ENG. CIVIL
Com relação á fundação em radiers, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (já marcado com as respostas)
( V ) É adotada quando as áreas das sapatas se aproximam umas das outras ou mesmo se interpenetram.
( V ) Um tipo de sistema estrutural é a fundação em radiers nervurados.
( V ) Os esforços internos em radiers podem ser calculados por métodos estáticos.
-
ALONSO (1983) indica que, em princípio, o emprego de sapatas só é viável técnica e economicamente quando a área ocupada pela fundação abranger, no máximo, de 50% a 70% da área disponível.
Complicado a banca escolher um desses valores, mas como sempre a CESPE parece se importar mais com questões qualitativas que propriamente quantitativas, desde que não sejam terminantemente discordantes.
-
Só encontrei essas fontes para essa pergunta.
Vamos pedir comentário do professor, até porque pode ter tido alguma alteração com a nova NBR.
Caracterização dos Elementos de Fundações aplicáveis em Edificações na região de Florianópolis, Alysson Rodrigo de Andrade. (2003)
"É comum aos projetistas de fundações o aproveitamento de Radier, quando a área total estimada para a fundação por sapatas, ultrapassar a metade da área total da construção. "
" Mesmo sob a possibilidade de uma razoável uniformização de tensões, as sapatas fatalmente precisariam de metade da área da construção, colocando-as em desvantagem frente aos Radiers"
Tecnologia das Construções I Universidade da Amazônia - UNAMA
"quando a soma das cargas da estrutura dividida pela taxa admissível do terreno excede a metade da área a ser edifi cada, geralmente é mais econômico reunir as sapatas num só elemento de fundação, que toma o nome de radier."
AULA DE FUNDAÇÕES IFRN
Pode-se considerar também, quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70% da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.
-
A NBR 6122:2019, diz que:
sapata associada: sapata comum a dois pilares; a denominação se aplica também a sapata comum a mais do que dois pilares, quando não alinhados e desde que representem menos de 70 % das cargas da estrutura.
radier: elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70 % das cargas da estrutura.
No entanto, a bibliografia diz que:
Uma fundação associada (viga, sapata associada ou radier) é adotada quando:
• as áreas das sapatas imaginadas para os pilares se aproximam umas das outras ou mesmo se interpenetram (em consequência de cargas elevadas nos pilares e/ou de tensões de trabalho baixas);
• se deseja uniformizar os recalques (por meio de uma fundação associada).
→ Quando uma ou as duas condições acima são satisfeitas em parte da obra, pode-se adotar a sapata associada nesta área e fundações isoladas no restante da obra.
→ Quando são satisfeitas em toda a área da obra (ou por opção do projetista) pode-se adotar o radier.
→Quando a área total da fundação ultrapassar metade da área da construção, o radier é indicado.
-
3.35 radier :
elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70 % das cargas da estrutura
-
Questão passível de anulação, para utilizar o radier o número seria de 70%