-
Tipos de Argamassa
AC-I (ou AC1)A AC-I é indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos de pisos em ambientes internos e térreos. Ela pode ser utilizada no assentamento de pisos das áreas molháveis de uma residência como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
AC-II (ou AC2)A argamassa AC-II já possui propriedades que permitem absorver os efeitos de variações de temperatura e umidade e à ação do vento, podendo ser utilizada em ambientes internos e externos em pisos, paredes, e em lajes com vão inferior a 5 metros como áreas ao ar livre, fachadas, piscinas de água fria, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas.
AC-III (ou AC3)A AC-III é a mais poderosa em aderência, por esse motivo ela é indicada para assentamento de porcelanatos e de revestimentos cerâmicos em ambientes mais agressivos como piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras e também é utilizada para grandes placas (maiores que 60x60cm).
-
A questão gerou um pouco de dúvida, porque além de seu uso em ambientes externos, pode ser utilizada em ambientes internos, portanto no meu ponto de vista deveria está errada a afirmativa, pois a afirmativa limita a sua uilização a certo ambiente.
-
Pessoal, para julgar o item proposto pela CESPE, precisaremos consultar a NBR 14081, que discorre sobre os requisitos para argamassas colantes industrializadas para assentamento de placas cerâmicas.
De acordo com as definições da referida norma, a argamassa colante industrializada do tipo AC I é a argamassa com características de resistência às solicitações mecânicas e termoigrométricas típicas de revestimentos internos, com exceção daqueles aplicados em saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais.
Já a argamassa colante industrializada do tipo AC II é a argamassa com características de adesividade que permitem absorver os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes internos e externos sujeitos a ciclos de variação termoigrométrica e a ação do vento.
Por último, argamassa colante industrializada do tipo AC III é a argamassa que apresenta aderência superior em relação às argamassas dos tipos I e II.
Após o breve resumo acima, podemos constatar que, de fato, a argamassa colante do tipo AC II é indicada para revestimentos externos de paredes e fachadas, piscinas de água fria, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas e para pisos cerâmicos ao ar livre, ou seja, lugares suscetíveis a ciclos de variação termoigrométrica e de ação do vento. Portanto, o item a ser julgado está correto.
Resposta: Certo
-
AC-II em piscina?!
-
https://www.youtube.com/watch?v=l7pMNo2oEtU&ab_channel=SilvioAndrade
-
A NBR 13755 (Fachadas e paredes externas) diz agora que:
Para o assentamento de placas cerâmicas ou pastilhas, a argamassa deve ser, no mínimo, do tipo
AC III. Exceções que permitam o uso de produtos tipo AC II devem estar indicadas em projeto e
apenas podem ser utilizadas em edifícios de altura total (computada do nível do solo ao ponto mais
alto do sistema estrutural) de no máximo 15 m.