-
correto!
os polímeros, de modo geal, possuem propiedades reativas inertes além de impermeabilizar as superfícies das peças estruturais em concreto armado. No caso da mistura, os aditivos a base de polímeros na argamassa permitem reduzir a relação água-cimento e ter uma massa, além de inerte, também impermeável
prezados, lembremos assim: Falou polímeros, está falando de materiais similares aos plásticos
-
Alguém pode me indicar qual o processo decorrente da chuva ácida que pode levar a carbonatação?
-
Pedro acredito que é porque a chuva ácida possui ácido carbônico (H2CO3) . Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO3).
O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém reduz o pH, contribuindo dessa forma para a despassivação da armadura.
PORTANTO ESSE PROCESSO ACELERA A CARBONATAÇÃO.
Veja que na carbonatação antes da formação do ácido carbônico, o dióxido de carbono em umidade forma esse ácido no interior do concreto. E assim, o processo é igual ao acima descrito. Deduz que a chuva ácida eliminou uma etapa da carbonatação, no caso formação do H2CO3.
Espero ter ajudado!
-
"As argamassas de cimento modificadas com polímeros são um importante recurso ao alcance da engenharia para recuperar e proteger as estruturas de concreto."
"Entre outras aplicações, as argamassas modificadas podem ser utilizadas [...] como reforço de proteção de estruturas expostas à maresia e chuva ácida [...]"
Fonte: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/175/recuperacao-de-superficies-com-argamassa-modificada-285895-1.aspx
-
Chuva acida não tem nada a ver com a carbonatação, portanto o GABARITO está completamente ERRADO