SóProvas


ID
1317895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um engenheiro avaliador designado para faze levantamento do custo de um conjunto de edificações padronizado totalizando cinquenta imóveis, utilizou o método de identificação de custo pelo custo unitário básico para calcular o valor da benfeitorias.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir, de acordo com as normas vigentes.

Para levantar as informações desses imóveis, é permitida vistoria interna por amostragem, desde que se se vistoriem, no mínimo, cinco edificações.

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR 14653-2:2004 /

    7.3.5.1 Vistoria por amostragem /
    Na avaliação de conjunto de unidades autônomas padronizadas, é permitida vistoria interna por amostragem aleatória de uma quantidade definida previamente pelas partes ou, se houver omissão no contrato, de um percentual mínimo de 10% do total das unidades de cada bloco ou conjunto de unidades de mesma tipologia.

  • De acordo com a nova revisão da Norma 14653-2/2011, o gabarito deveria ser "ERRADA". Vejam o novo texto na íntegra:

    7.3.5.1  Vistoria por amostragem 

    Na  avaliação  de  conjunto  de  unidades  autônomas  padronizadas,  é  permitida  vistoria  interna  por  amostragem aleatória de uma quantidade definida previamente pelas partes ou, se houver omissão no contrato, o engenheiro de avaliações deve definir o tamanho da amostra utilizando critérios estatísticos. 


  • está correta Assisnez,

    a vitoria por amostragem é usada para que o avaliador não perca muito tempo visitam todas as casas, então a lei e a norma permite que ele escolha no mínimo 10% do número total de imóveis de forma aleatória para fazer o seu trabalho

  • So uma correção a norma mudou, ela nao diz mais 10%, Na versão anterior da norma NBR 14653-2, havia a
    previsão de percentual mínimo de 10%. Contudo, na atual versão não há especificação de percentual mínimo, mas sim, se houver omissão
    no contrato, o engenheiro de avaliações deve definir o tamanho da amostra utilizando critérios estatísticos

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

  • Questão desatualizada

     

    7.3 Vistoria

    7.3.5 Situações especiais

    7.3.5.1 Vistoria por amostragem

    Na avaliação do conjunto de unidades autônomas padronizadas, é permitida vistoria interna por amostragem aleat´roia de uma quantidade definida previamente pelas partes ou, se houver omissão no contrato, o engenheiro de avaliações deve definir o tamanho da amostra utilizando critéiros estatísticos.

     

    O engenheiro que defini o tamanho das amostras, caso haja omissão no contrato. 

     

    7.3.5.2 Impossibilidade de vistoria

    Quando não for possível o acesso do avaliador ao interior do imóvelo motivo deve ser justificado no laudo de avaliação. Neste caso, em comum acordo com o contratante, a vistoria interna pode ser prescindida e a avaliação pode prosseguir com base nos elementos que for possível obter ou fornecidos pelo contratante, tais como:

    a) descrição interna;

    b) no caso de apartamentos, escritórios e conjuntos habitacionais, a vistoria externa de áreas comuns, a vistoria de outras unidades do mesmo edifício e informações da respectiva administração;

    c) no caso de unidades isoladas, a vistoria externa.

    As considerações hipotéticas sobre o imóvel que configuram a situação paradigma, devem estar claramente explicitadas no laudo de avaliação.

     

    7.3.1 Nenhuma avaliação poderá prescindir da vistoria. Em casos excepcionais, quando for impossível o acesso ao bem avaliando, admite-se a adoção de uma situação paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo.

     

    Modelo paradigma

    - é um modelo semelhante, padrão, usado como referência das características dos imóveis representativos da região.