SóProvas


ID
1317925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de hidráulica aplicada aos sistemas, métodos e processos de abastecimento, tratamento, reservação e distribuição de águas.
A fórmula de Bresse foi desenvolvida para o dimensionamento econômico do diâmetro das tubulações de recalque em sistemas de bombeamento de água que funcionem de maneira intermitente por algumas horas ao longo do dia.

Alternativas
Comentários
  •  Questão errada ,creio que todo recalque seja intermitente,ou seja,não funciona 24 hs por dia.

     Diâmetro da tubulação: O diâmetro interno ou área livre de escoamento, é fundamental na escolha da canalização já que, quanto maior a vazão a ser bombeada, maior deverá ser o Ø interno da tubulação, afim de diminuir-se as velocidades e, consequentemente, as perdas de carga. São muitas as fórmulas utilizadas para definir-se qual o diâmetro mais indicado para a vazão desejada. Para facilitar os cálculos, todas as perdas já foram tabeladas pelos fabricantes de diferentes tipos de tubos e conexões. No entanto, para efeito de cálculos, a fórmula mais utilizada para chegar-se aos diâmetros de tubos é a Fórmula de Bresse, expressa por: D = K Q , Onde: D = Diâmetro interno do tubo, em metros; K= 0,9 - Coeficiente de custo de investimento x custo operacional. Usualmente aplicase um valor entre 0,8 e 1,0; Q = Vazão, em m³/ s; A Fórmula de Bresse calcula o diâmetro da tubulação de recalque, sendo que, na prática, para a tubulação de sucção adota-se um diâmetro comercial imediatamente superior.


    http://irricomrio.com.br/calculos_hidraulicos/Calculodeperdasdecarga.pdf

  •    D = K*Q^1/2

  • ERRADA.

     

    A fórmula de Bresse deve ser aplicada para sistemas de funcionamento contínuo (24 hrs). 

  • O correto seria fórmula de Forcheimmer que foi desenvolvida para cálculo do diâmetro econômico de recalque quando a bomba funciona por algumas horas do dia.

    Deconomico=K* (N/24)^0,25*Raiz(Qm³/s) , em que q N=nº de horas de funcionamento da bomba durante o dia.

     

    A fórmula de Bresse é para bombeamento contínuo (24h de bombeamento). Deconomico=K*Raiz(Qm³/s)