SóProvas


ID
1318027
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, no que dispôs sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, apresentou diversos aspectos que estão enumerados nas assertivas a seguir. Assinale (V) – verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo.


( ) A promoção à Classe Titular poderá ser concedida aos professores com título de doutor que sejam aprovados em processo de avaliação de desempenho, que tenham logrado aprovação de memorial, que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, e que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita, conforme consta nas alíneas do item IV, §3º, do art. 14, da lei 12.772/2012.
( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.
( ) O concurso para ingresso no cargo de Professor Titular – Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, previsto no art. 11 da Lei nº 12.772/2012, exige diploma de graduação e dez anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso.
( ) Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras, na data de 1º de março de 2013, será aplicado o interstício de 18 (dezoito) meses, para a primeira promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na Lei.
( ) O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Item II deveria estar correto:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. 

    O item IV também deveria ser verdadeiro:

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    Se algué puder me explicar onde se encontram os erros ficarei agradecida!

  • Larissa, 

    o item II inverteu classe/nível. Deveria ser nível 1 da classe D I
    o item IV ignora quem estava em estágio probatório em 2013 - para esses, poderia se dar a promoção imediata mediante a apresentação de títulos: para especialistas, iriam para o nível 1 da classe D II; para mestres e doutores, o nível 1 da classe D III (veja o parágrafo único do art. 15)
  • Cuidado, o item II está correto, veja a Lei:


    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.


  • I. ERRADA. Art. 12, parágrafo 3, IV - para Classe E, com denominação Professor Titular:

    a) possuir título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU defesa de tese acadêmica.
    II. ERRADA. Anexo IV, Tabela IX. Nível I, Classe DI.
    III. ERRADA. Art. 11, I e II - O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico... no qual serão exigidos: a) título de doutor; e b) 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso...
    IV. ERRADA. Art. 14, parágrafo 2, I - A progressão da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente: I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível.
    V. CERTA.

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.

    SUPER PEGADINHA !   O Correto é Classe DI no nível 1.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    quenstão deveria ter sido anulada

  • A questão está certa m p. No próprio artigo que vc colou mostra que o item 4 é incorreto (assim como diz a questão).

     

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.

    A questão fala em promoção e não progressão.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão ou promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses.    (Redação dada pela Lei nº 13.325, de 2016)

     

    Agora a sentença  4 está correta!!!

  • A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) acadêmica e produção profissional relevante, E que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita (...)

    A LEI:

    IV - para a Classe Titular:

    a) possuir o título de doutor;

    b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e

    c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU de defesa de tese acadêmica inédita.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) Classe 1, do Nível D I (...)

    A LEI:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para ingresso no cargo de Professor Titular (...)

    A LEI: 

    Art. 11.  O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual serão exigidos:

    I - título de doutor; e

    II - 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso, conforme disciplinado pelo Conselho Superior de cada IFE.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para a primeira promoção a ser realizada, observando (...)

    A LEI:
    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses. 

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO CORRETA:  O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

    A LEI:

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Essa questão é HARDCORE.

  • A questão está desatualizada, atenção companheiros! Atenção!

  • São 24 ou 18 meses o interstício?

  • Povo fala fala e não sabe dizer o gabarito de uma vez!!!

    Resposta: b