SóProvas



Prova IF-SC - 2014 - IF-SC - Professor - Informática


ID
1318027
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, no que dispôs sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, apresentou diversos aspectos que estão enumerados nas assertivas a seguir. Assinale (V) – verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo.


( ) A promoção à Classe Titular poderá ser concedida aos professores com título de doutor que sejam aprovados em processo de avaliação de desempenho, que tenham logrado aprovação de memorial, que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, e que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita, conforme consta nas alíneas do item IV, §3º, do art. 14, da lei 12.772/2012.
( ) O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.
( ) O concurso para ingresso no cargo de Professor Titular – Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, previsto no art. 11 da Lei nº 12.772/2012, exige diploma de graduação e dez anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso.
( ) Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras, na data de 1º de março de 2013, será aplicado o interstício de 18 (dezoito) meses, para a primeira promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos na Lei.
( ) O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Item II deveria estar correto:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. 

    O item IV também deveria ser verdadeiro:

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    Se algué puder me explicar onde se encontram os erros ficarei agradecida!

  • Larissa, 

    o item II inverteu classe/nível. Deveria ser nível 1 da classe D I
    o item IV ignora quem estava em estágio probatório em 2013 - para esses, poderia se dar a promoção imediata mediante a apresentação de títulos: para especialistas, iriam para o nível 1 da classe D II; para mestres e doutores, o nível 1 da classe D III (veja o parágrafo único do art. 15)
  • Cuidado, o item II está correto, veja a Lei:


    Art. 10. O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.


  • I. ERRADA. Art. 12, parágrafo 3, IV - para Classe E, com denominação Professor Titular:

    a) possuir título de doutor; b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU defesa de tese acadêmica.
    II. ERRADA. Anexo IV, Tabela IX. Nível I, Classe DI.
    III. ERRADA. Art. 11, I e II - O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico... no qual serão exigidos: a) título de doutor; e b) 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso...
    IV. ERRADA. Art. 14, parágrafo 2, I - A progressão da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente: I - o cumprimento do interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício em cada nível.
    V. CERTA.

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá sempre na Classe 1, do Nível D I.

    SUPER PEGADINHA !   O Correto é Classe DI no nível 1.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.


    quenstão deveria ter sido anulada

  • A questão está certa m p. No próprio artigo que vc colou mostra que o item 4 é incorreto (assim como diz a questão).

     

    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de 18 (dezoito) meses.

    A questão fala em promoção e não progressão.

  • Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira progressão ou promoção a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses.    (Redação dada pela Lei nº 13.325, de 2016)

     

    Agora a sentença  4 está correta!!!

  • A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) acadêmica e produção profissional relevante, E que tenham feito defesa de tese acadêmica inédita (...)

    A LEI:

    IV - para a Classe Titular:

    a) possuir o título de doutor;

    b) ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; e

    c) lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, OU de defesa de tese acadêmica inédita.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) Classe 1, do Nível D I (...)

    A LEI:

    Art. 10.  O ingresso nos cargos de provimento efetivo de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e da Carreira do Magistério do Ensino Básico Federal ocorrerá sempre no Nível 1 da Classe D I, mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para ingresso no cargo de Professor Titular (...)

    A LEI: 

    Art. 11.  O ingresso no Cargo ISOLADO de Professor Titular-Livre do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual serão exigidos:

    I - título de doutor; e

    II - 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso, conforme disciplinado pelo Conselho Superior de cada IFE.

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO: (...) para a primeira promoção a ser realizada, observando (...)

    A LEI:
    Art. 34.  Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal na data de 1o de março de 2013, será aplicado, para a primeira PROGRESSÃO OU PROMOÇÃO a ser realizada, observando os critérios de desenvolvimento na Carreira estabelecidos nesta Lei, o interstício de dezoito meses. 

    A AFIRMAÇÃO DA QUESTÃO CORRETA:  O desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, sendo que a primeira ocorre entre níveis subsequentes da mesma classe e a segunda, de uma classe para a subsequente.

    A LEI:

    Art. 14.  A partir da instituição do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, o desenvolvimento na Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, na forma disposta nesta Lei.

    § 1o  Para os fins do disposto no caput, progressão é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção, a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma desta Lei.

  • Essa questão é HARDCORE.

  • A questão está desatualizada, atenção companheiros! Atenção!

  • São 24 ou 18 meses o interstício?

  • Povo fala fala e não sabe dizer o gabarito de uma vez!!!

    Resposta: b


ID
1318030
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), previsto na Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, está regulamentado de acordo com as assertivas a seguir, que devem ser assinaladas (V) para verdadeiras e (F) para as falsas. 

 
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico retribuição por titulação imediatamente superior a que possui.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
( ) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC.
( ) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira.
( ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • quero saber comentário da resposta certa


  • Os dois itens são falsos. 

    O penúltimo é porque não interfere na promoção e nem na progressão. O RSC é complementar. 
    O último porque cada instituição deverá estabelecer seus próprios critérios. 
  • (V) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) está previsto no art. 18 e visa conceder ao professor do ensino básico, técnico e tecnológico Retribuição por Titulação (RT) imediatamente superior a que possui. (OBS: pois será considerada a equivalência da titulação exigida para a percepção da RT com o RSC).
    ( V) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) não altera a progressão e promoção já previstos na lei.
    ( V) O processo de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a ser construído em cada Instituição Federal de Ensino alcançada, deverá seguir o ordenamento previsto na Portaria MEC nº 491, de 10 de junho de 2013, que criou o Conselho Permanente para o RSC. 
    (F) O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação e para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira. (OBS: art. 19 em nenhuma hipótese, o RSC poderá ser utilizado para fins de equiparação de titulação para cumprimento de requisitos para a promoção na Carreira).
    (F ) A Resolução CPRSC nº 01, de 20 de fevereiro de 2014, do Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências estabelece os pressupostos, as diretrizes e os procedimentos para a concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e afasta a necessidade de regulamentação específica para cada instituição alcançada, pois regulamenta todo o processo avaliativo dos professores. (OBS: cada instituição deverá estabelecer seus próprios critérios conforme a resolução 1 de 20/02/2014 art. 3). 


ID
1318033
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação), estabelece os critérios para regular o funcionamento do sistema educacional brasileiro. Assinale (V) - verdadeiro ou (F) – falso, nas assertivas abaixo. 

 
( ) A Lei nº 9.394/1996, alterada pela Lei nº 11.741/2008, permitiu que o ensino médio pudesse preparar o educando para o exercício de profissões técnicas.
( ) A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.
( ) Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.
( ) De acordo com o art. 36-C, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação profissional técnica de ensino médio, desenvolvida na forma integrada ou concomitante, possui o mesmo requisito que exige conclusão do ensino fundamental. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • O erro da segunda assertiva está no trecho "... cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo." Ora, a palavra subsequente pressupõe a prévia conclusão do Ens. Médio. (Veja LDB, art. 36-B, II) O erro da terceira assertiva está no trecho "... independente de qualquer formalidade", haja vista que os referidos diplomas devem ser registrados a fim de que tenham validade e habilitem o educando ao prosseguimento na educação superior. Logo, o registro é uma formalidade exigida. (Veja LDB, art. 36-D).

  • Errado - A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem não tenha o ensino médio completo.

    Certo - A educação profissional técnica de nível médio poderá ser desenvolvida na forma de cursos subsequentes para quem tenha o ensino médio completo.

    Errado - Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio terão validade nacional e habilitarão o educando ao prosseguimento de seus estudos na educação superior, independente de qualquer formalidade.

    Certo - Os diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio, quando registrados, terão validade nacional e habilitarão aos prosseguimento de estudos superior.


ID
1318039
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Carta Constitucional vigente, a educação deve ser tratada com a relevância que merece. Assinale (V) – verdadeiro, ou (F) – falso nas assertivas abaixo. 

 
( ) As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União.
( ) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação.
( ) São direitos sociais, previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros.
( ) Os princípios do ensino estão previstos no art. 206, da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar. 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • São direitos sociais (previstos no art. 6º da Constituição Federal) a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição.

  • Letra B.

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    Defesa do consumidor não entra no rol de direitos sociais presentes no Art. 6º da CF.

    As demais alternativas estão corretas.



  • Discordo do gabarito, pois segundo o artigo 22, inciso XXIV, é competência PRIVATIVA da União, legislar sobre as diretrizes e bases da educação. A questão fala que é EXCLUSIVA, o que não está de acordo com a CF de 1988.

  • Também discordo do gabarito, pois "Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação. " o certo seria cooperativamente ou coordenadamente. Nenhuma lei concorre com a lei federal.

  • "Direito do consumidor" não está previsto no art 6 da CF/88.

     

    Outras observações. 

    1 - A alternativa B. a lei não competem concorrentemente e sim cooperativamente. Não são sinônimos.

    2 - O termo "EXCLUSIAMENTE" está incorreto, em nenhum momento na CF ultiliza a palara  ou sinônimos para "exclusivamente"

  • Questão mal formulada. Além do que os colegas pontuaram, no artigo 206 aparece o seguinte:

    "O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    [...] V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;          "


ID
1318042
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As irregularidades no serviço público podem ser apuradas por meio de Processo Administrativo Disciplinar, conforme previsto no Título V, da Lei nº 8.112/90, analise as alternativas abaixo. 


I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade.
II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo.
III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade.
IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD.
V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título.
VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade. item  ERRADO - poderá

    II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo. item CORRETO.

    III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade. item ERRADO - poderá motivadamente
    IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD. item ERRADO- da sindicância resultará: I-arquivamento, II- advertência ou suspensão até 30 dias III- PAD
    V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título. item ERRADO - se o indiciado possuir DOUTORADO, basta que o presidente do comissão tenha cargo do mesmo nível ou superior que é válido.
    VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.” item ERRADO - primeiro porque o art 22 não versa sobre isto, segundo se a própria penalidade de advertência tem que ser por escrito art. 129 porque dispensar formas processuais rígidas.

  • A questão deveria ser anulada, pois não há item correto na questão.

    I. O servidor que estiver sendo submetido a processo administrativo disciplinar deverá ser afastado preventivamente do exercício do seu cargo, com o objetivo de impedir a sua influência na apuração da irregularidade. ERRADO - pois poderá ser afastado.

    II. O afastamento preventivo previsto no art. 147, da Lei nº 8.112/90 ocorrerá pelo prazo de 60 dias, prorrogáveis uma única vez, pelo mesmo prazo. ERRADO - prazo de até 60 dias e não por 60 dias.

    III. O art. 168, da Lei nº 8.112/90, estabelece que o relatório da comissão processante que definir penalidade ao servidor indiciado, quando em julgamento pela autoridade competente, poderá ter a penalidade agravada, abrandada ou mesmo suprimida, considerando o poder discricionário da autoridade. ERRADO - não é por poder discricionário, mas tão somente quando o relatório contrariar provas, ou seja, ato vinculado.

    IV. Nos termos do art. 145, da lei nº 8.112/90, a demissão imposta por sindicância ensejará a obrigatória instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD. ERRADO - Da sindicância não poderá resultar demissão.

    V. O Presidente da Comissão de processo administrativo disciplinar deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado, ou seja, se o indiciado possuir o título de doutor, somente poderá ser julgado por comissão cujo Presidente seja portador do mesmo título. ERRADO - condições alternativas, ou seja, basta ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível não importando a formação.

    VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.” ERRADO - o art. 22 não trata deste assunto.

    Como visto, não há item certo nessa questão. 









  • Essa foi a pior questão que eu já fiz na vida...

  • Do Afastamento Preventivo

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

      Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • lei 8112/90

    Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a   autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • O Art. 147 da Lei 8112/90 fala que o prazo de Até 60 dias e não 60 dias.

    Na hora de resolver a questão bateu aquela duvida! Vamos que vamos!

  • Em relação ao item VI, o Art 22 citado não é da Lei 8112/90, é da Lei do PAD (9784/99). Estaria correto se não mencionasse a lei errada.

  • Essa questão deveria ser ANULADA, pois, não há questão correta se formos analisar como o examinador, ao pé da letra.

    Não é 60 dias é até 60 dias.

  • De fato, a lei não é peremptória quanto à obrigatoriedade de 60 dias, como bem assinalado pelos colegas

  • Galera, cuidado com o excesso de formalismo. Tem-se que tomar muito cuidado com as supostas questões "letras de Lei". Pra mim, deixo claro que é só uma opinião, considero o inciso II da alternativa correto, pois o fato de ele colocar prazo de 60 dias, não desvirtua o exposto na lei 8.112. A questão diz: "...ocorrerá pelo prazo de 60 dias...", ou seja, prazo de 60 dias não quer dizer necessariamente que terá 60 dias, mas que pode ser até 60 dias. É um prazo estipulado, e como tal, considero válida a questão. Mas respeito a opinião dos colegas concurseiros, até porque estamos aqui para nos ajudar. Abraço. 

    Lembre-se: A interpretação faz parte da prova.

  • Julguemos as afirmativas:

    I- Errado: o afastamento é medida que pode ser adotada, não sendo, todavia, necessária em todo e qualquer caso, e sim apenas se o servidor puder efetivamente influir na apuração da irregularidade. Está incorreto, portanto, afirmar que deva, necessariamente, ser tomada tal providência (art. 147, Lei 8.112/90)

    II- Certo: é a conclusão que se extrai claramente da leitura do caput e do parágrafo único do art. 147 da Lei 8.112/90: ou seja, prazo de 60 dias, prorrogável, uma única vez, por mais 60 dias.

    III- Errado: a afirmativa começa dizendo o que estaria explicitado no art. 168 da Lei 8.112/90. E não é esse o conteúdo do dispositivo em tela. A regra geral, vale dizer, é que a autoridade competente acate a conclusão do relatório, a menos que contrária a prova dos autos, hipótese em que, aí sim, abra-se espaço para agravamento ou abrandamento da penalidade sugerida, ou ainda isenção de responsabilidades.

    IV- Errado: os possíveis desfechos da sindicância, na verdade, são o arquivamento, a aplicação de penalidade de advertência ou de suspensão por até trinta dias, ou ainda a instauração de PAD, caso a pena em tese cabível seja mais severa. Sequer cabe aplicar demissão em sede de sindicância (art. 145, Lei 8.112/90)

    V- Errado: a lei abre duas possibilidades com relação à qualificação do presidente da comissão processante, quais sejam, ocupar cargo de nível superior ou igual ao investigado ou ter nível de escolaridade igual ou superior (art. 149, caput, Lei 8.112/90). Assim sendo, se o indiciado possuir título de doutor, não necessariamente o presidente terá que ter a mesma titulação. Basta, por exemplo, que ocupe cargo de mesmo nível ou de nível superior, ainda que não tenha qualquer especialização profissional.

    VI- Errado: na verdade, o dispositivo transcrito refere à Lei 9.784/99, e não à Lei 8.112/90, conforme equivocadamente afirmado.

    Gabarito: D 


  • VI. O princípio do formalismo moderado, previsto na Lei nº 8.112/90, dispensa formas processuais rígidas, mas exige obediência à ampla defesa e contraditório, com o seguinte texto: “Art. 22. Os atos do processo administrativo disciplinar não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.”

    Item incorreto, pois, tal dispositivo encontra-se na lei 9.784, em seu art 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamento a exigir. É o principio do informalismo.

  • Lamentavelmente uma questão típica de bancas"mequetrefe", sem "pedigree" nenhum! 

    Duas coisas me chamam a atenção: a primeira, como é difícil uma banca acatar um recurso, por mais que seja óbvio que o impetrante tenha razão; a outra, como estas bancas de esquina estão se espalhando e aplicando concursos importantes!!! Uma pena mesmo.

  • Quanto ao item V: Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) A questão traz exemplos de título de doutorado, mas na verdade a lei não traz títulos e sim cargo ou nível de escolaridade igual ou superior.

  • Art. 147 da lei 8.112/90 prevê claramente o prazo de ATÉ 60 dias de afastamento preventivo. A lei não tem palavras inúteis no seu texto. Mas enfim...


ID
1318048
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto ao histórico da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil e quanto ao histórico do Instituto Federal de Santa Catarina, analise as alternativas abaixo. 


I. Desde o início da colonização do Brasil, já se tem notícias da formação do trabalhador, com os índios e escravos como os primeiros aprendizes de ofícios destinados às categorias sociais mais baixas.
II. Em 1785, foi assinado o Alvará datado de 05/01/1785, que proibia a existência de fábricas no Brasil, pois Portugal tinha receio quanto à sua independência.
III. Em 23 de setembro de 1909, Nilo Peçanha assina o Decreto nº 7.566, criando Escolas de Aprendizes Artífices, nas capitais dos estados, que seriam vinculadas ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, para habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, para fazê-los adquirir hábitos de trabalho profícuo e afastando-os da ociosidade, do vício e do crime.
IV. O IFSC possui a única escola bilíngue – LIBRAS-Português – da América Latina, para ensino técnico para surdos.
V. A transformação do CEFETSC – Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina em IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina foi precedida de ampla avaliação por parte da comunidade escolar, envolvendo servidores e alunos, com defesa de duas teses (1ª: permanência como CEFETSC ou 2ª : transformação em IFSC) que culminou com a vitória da segunda, após consulta popular. 

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas

ID
1318051
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando os termos do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações, analise as alternativas abaixo.
I. Caracteriza-se como uma das regras deontológicas mencionadas no Decreto nº 1.171/94: “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.
II. Caracteriza-se como um dos principais deveres do servidor público, conforme mencionado no Decreto nº 1.171/94: “Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las ao Poder Judiciário”.
III. Caracteriza-se como vedação ao servidor público, conforme o Decreto nº 1.171/94: “Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores”.
IV. Caracteriza-se como atuação da Comissão de Ética, como previsto no Decreto nº 1.171/94: “A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e advertência e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso”.
V. A Comissão de Ética constituída nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, que alterou o Decreto nº 1.171/94 será assim constituída: “Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171, de 1994 será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos”.
Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/1994

    ______________________________________________________________________________________________________________

    I- CORRETA- 

    REGRAS DEONTOLÓGICAS

    III- A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    II- ERRADO- 

    -> Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV- São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las .

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    III- CORRETA- 

    XV- E vedado ao servidor público:

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores. 

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    IV- ERRADO-  

    (...)

    -> Das Comissões de Ética

    XXII- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a da censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    (...).

    ________________________________________________________________________________________________________________

    ________________________________________________________________________________________________________________

    V- CORRETA- 

    Decreto 6.029/2007

    (...)

    Art.5 º Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto nº 1.171/94. será integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designado pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgãos, para mandatos não coincidentes de três anos.

    (...).

  • Qual o erro da II ?


  • II- Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

    O decreto não fala em denuncia ao Poder Judiciário.

    IV- A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    A Comissão de Ética pode apenas censurar, não cabe a ela aplicar advertência.



  • não entendi o erro da ii

  • O que está errado na II, é denunciar ao PODER JUDICIÁRIO! O Decreto só fala em denunciar não taxa que deva ser somente no JUDICIÁRIO, isto é, pode haver a denuncia administrativa, dentro da estrutura organizacional do órgão!

    Pegadinha!!!!!

  • I) CORRETA. Das regras deontológicas, III. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    II) ERRADA. Dos principais deveres do servidor público, i. Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las. (não fala nada em denunciar ao Poder Judiciário)

    III) CORRETA. Das vedações ao Servidor Público, f. Permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.

    IV) ERRADA. Das comissões de ética, XXII. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de CENSURA e sua fudamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    V) ERRADA OU CORRETA?! Este inciso foi revogado pelo Decreto no 6.029 de 2007. No entanto o gabarito da questão a considerou correta, citando o Decreto 6.069, Art. 5º. ‘Cada Comissão de Ética de que trata o Decreto 1.171 de 1994, será integrada por três titulares e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou õrgão, para madnatos não coincidentes de três anos.

  • Gabarito: A


    I. CERTA

    II. ERRADA. Em nenhum momento o decreto fala em denunciar ao Judiciário.

    XIV- São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las .

    III. CERTA.

    IV. ERRADA. A única Penalidade prevista no D1.171 é a censura. Advertência é prevista pela Lei 8.112.

    V. CERTA.

  • Comissão de Ética = (apenas) Censura.


    Gabarito: A.


ID
1318057
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Aranha (2006), a teoria do conhecimento é chamada de epistemologia e investiga as relações entre o sujeito cognoscente e o objeto. A epistemologia, por ter adquirido um caráter mais crítico e específico sobre o estudo do conhecimento científico, é também denominada de ______________________.
Escolha entre as alternativas abaixo, aquela que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Epistemologia é conhecida como a teoria do conhecimento (do grego episteme, "ciência") e pelo fato de abranger o estudo do conhecimento cientifico do ponto de vista critico, a epistemologia é também chamada de filosofia das ciências ou teoria do conhecimento cientifico.


ID
1318060
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Veiga (2002) destaca alguns princípios norteadores que devem fundamentar o projeto político pedagógico da escola. Considerando esses princípios, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita. 


( ) Constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
( ) Está associado à ideia de autonomia.
( ) Esse princípio possibilita o acesso e a permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores.
1. Gestão Democrática.
2. Qualidade.
3. Igualdade de Condições.
4. Valorização do Magistério.
5. Liberdade.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gestão Democrática constitui um dos princípios consagrados pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. 

    Liberdade está associado à ideia de autonomia.

    Igualdade de condições possibilita o acesso e a permanência na escola.

    Qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.

    Valorização do Magistério relacionam-se às condições de trabalho e à formação inicial e continuada dos professores. 


    Gabarito: C





  • Pergunta bem complicada. Acertei, mas demorada.

    Esse tipo de questão, é bom eliminando as opções que não batem com aquelas que você tem certeza!


ID
1318063
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (1996, p.31), afirma que “na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento. Mas só entre mulheres e homens o inacabamento se tornou consciente”.
De acordo com o texto acima assinale a alternativa CORRETA que expressa o significado do termo “inacabamento” utilizado pelo autor.

Alternativas

ID
1318069
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2013, p. 221), há três modalidades de planejamento, articuladas entre si: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. Considerando tais modalidades, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Constitui a previsão do desenvolvimento do conteúdo.
( ) Expressa a ligação da instituição de ensino com o sistema escolar.
( ) Constitui a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente.
( ) É um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
( ) Constitui um documento escrito que, além de orientar as ações do professor, possibilita revisões e aprimoramentos.
1. Plano da escola.
2. Plano de ensino.
3. Plano de aula.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Existem pelo menos três níveis de planos: o plano da escola, o plano de ensino, o plano de aula.

    O plano da escola é um documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e, de outro, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos.
    O plano de ensino (ou plano de unidade) é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano ou semestre; é um documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológicos.
    O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico. O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.

    Fonte:
    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

  • 3, 1, 2, 1, 3.


ID
1318072
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 261), a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 apresenta três modalidades de educação.
Assinale a alternativa que as apresenta CORRETAMENTE.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil, pois induz ao erro de acharmos que a opção C seja a correta, mas não é. A LDB não é totalmente clara quanto às modalidades de educação, é preciso localizar tais modalidades pelo processo de exclusão. O art. 21 deixa claro que há 2 níveis de ensino: (1) Educação Básica (= Ed. Infantil + Ens. Fundamental + Ens. Médio); e (2) a Educação Superior. Quanto às 3 modalidades de educação temos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no art. 37; a Educação Profissional (subsequente ou articulada com o Ens. Médio), nos arts. 36-A até o 36-D; e finalmente a Educação Especial, nos arts. 58 e 59.

    O grande problema e que pode ser alvo de uma questão maldosa é a afirmação errônea de que a Educação Profissional e Tecnológica faça parte das modalidades de educação, isto é incorreto porque ela não é articulada com o Ensino Médio, mas sim integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação! Leia o art. 39 e não erre isso jamais.
  • Muito bom o seu comentário Marcos Gomes. Obrigado por nos ajudar com bons comentários e que o Senhor Jesus te abençoe bastante. Abs.

  • Ótimo comentário  Marcos........Gab "d"

  • Cara, quebrei a cabeça pra entender, mas deu certo kkk valeu pelo comentário mesmo, Marcos Gomes!!

  • Errei essa questão, pois pensei como nosso amigo Marcos Gomes..

    Vou indicar comentário :)

  • Resposta.    D

  • Não confundir modalidade com níveis de ensino e nem com composição da educação escolar...

  • Níveis: Ed. Básica e Ed. Superios;

    Modalidades: Eja, profissional e tecnológica, especial, Ead e Indígena;

    Etapas: Ed. inf, Ed. Fund e Médio.

  • Se você errou, leia abaixo o comentário do Professor Marcos. Obrigado, de nada!

     


ID
1318075
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a interação ocorre por meio de dispositivos que permitem a comunicação tanto de forma síncrona, quanto assíncrona, possibilitando a criação de diferentes situações e procedimentos didáticos para incentivar a dialogicidade entre os atores envolvidos nesse processo. Considerando as possibilidades de interação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem, numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.


( ) Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem.
( ) Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional.
( ) Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online).
( ) Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.
( ) Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes.
(1) Fórum de discussão
(2) Linguagem dialógica
(3) Atividade síncrona
(4) Chat
(5) Ambientação

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ambientaçao Trata-se de explicações detalhadas apresentadas aos alunos sobre as funções e ferramentas da plataforma que abriga o ambiente virtual de aprendizagem. 

    linguagem dialogica Deve ocorrer entre professores – alunos e alunos – tutores, caracterizada por uma comunicação bidirecional. 

    atividade sincrona Os atores participantes na educação a distância têm possibilidades de estabelecer um processo comunicacional interativo e colaborativo em tempo real (online). 

    forum de discussao Constitui atividade assíncrona e permite aos alunos construir o conhecimento sobre uma temática de forma colaborativa.

    chat Trata-se de uma atividade online que permite uma discussão textual por escrito em tempo real entre vários participantes. 


ID
1318078
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo os autores Santos e Weber (2013), qual o significado do termo “ubiquidade”? Assinale a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santaella (2010), a ubiquidade faz coincidir deslocamento e comunicação, mas não é sinônimo de mobilidade; designa a possibilidade de compartilhamento de diversos espaços-tempos simultaneamente. Dessa forma, fala-se em ubiquidade em relação à comunicação móvel “quando a continuidade temporal do vínculo comunicacional é assimilada a uma plurilocalização instantânea” (SANTAELLA, 2010, p.19).

     


ID
1318084
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com determinada abordagem do processo ensino e aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional (Mizukami, 1986). Analise a concepção de avaliação nas diferentes abordagens e numere corretamente a coluna da esquerda de acordo com a da direita.

 
( ) O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.
( ) O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.
( ) A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.
( ) A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
( ) A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.

1. Abordagem Tradicional
2. Abordagem Comportamentalista
3. Abordagem Humanista
4. Abordagem Cognitivista
5. Abordagem Sociocultural.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 1. Abordagem Tradicional - A avaliação é realizada visando à reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.

    2. Abordagem Comportamentalista - A avaliação é elemento constituinte da própria aprendizagem, pois fornece dados para o próximo comportamento a ser modelado.

    3. Abordagem Humanista - O aluno assume responsabilidade pelas formas de controle de sua aprendizagem.

    4. Abordagem Cognitivista - O professor deverá considerar as soluções erradas ou incompletas dos alunos, pois não se pode deixar de levar em conta os diferentes estágios de desenvolvimento.

    5. Abordagem Sociocultural - A avaliação consiste na autoavaliação ou avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos.


ID
1891834
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Em processamento de dados, diversas técnicas são estudadas como forma de tornar mais eficazes os processos de indexação, organização e armazenamento de dados. Sobre as afirmações abaixo, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O hashing é uma metodologia de indexação de arquivos empregada por sistemas operacionais que possibilita o acesso sequencial aos dados.

( ) A organização direta de arquivos também é conhecida como organização aleatória de arquivos e possibilita acessar diretamente um registro em disco, usando-se uma chave de registro.

( ) Uma colisão acontece quando os discos deixam de funcionar ao executarem uma operação de gravação (escrita).

( ) Dispositivo de armazenamento com acesso direto é indispensável à organização sequencial de arquivos, pois permite a criação de novos arquivos sequenciais, contendo tanto os registros atualizados quanto os não alterados.

( ) A organização sequencial de arquivos determina que os registros sejam armazenados de acordo com um campo-chave. É exemplo de um campo-chave o CPF de um indivíduo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei este conceito da segunda alternativa no livro do Stallings.

    A organização direta de arquivos também é conhecida como organização aleatória de arquivos e possibilita acessar diretamente um registro em disco, usando-se uma chave de registro.

    organização direta = organização aleatória ?

  • http://www.ufpa.br/sampaio/curso_de_estdados_2/organizacao_arquivos/organizacao_arquivos.htm#8

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1891837
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A máquina de Turing pode ser usada como ferramenta para estudar o processo algorítmico. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D

    Se um problema não puder ser resolvido por uma máquina de Turing, então esse problema não poderá ser resolvido por qualquer outro sistema algorítmico.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1891840
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O desempenho dos sistemas de computação tem sido crucial para as aplicações da atualidade. Numere a coluna da direita, de acordo com as afirmações da esquerda que tratam sobre o desempenho computacional.

(1) Tempo total necessário para um computador completar uma tarefa, como acesso a disco, acesso à memória.

(2) Tempo real que o processador gasta computando uma tarefa específica.

(3) Tempo efetivamente gasto pela CPU em um programa.

(4) Tempo de CPU gasto no sistema operacional, realizando tarefas a pedido de um programa.

(5) Medição de velocidade de execução de um programa baseado no número de instruções.


( ) Tempo de CPU do usuário.

( ) MIPS.

( ) Tempo de resposta.

( ) Tempo de CPU do sistema.

( ) Tempo de CPU

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Percebi que esta banca usa bastante(e órgão) o macete de critérios de eliminação em ordem. Quando você não sabe a maior parte dos itens da alternativa é possível acertar através deste método de eliminação. Já é a 4º questão que percebo isto nesta mesma prova. Por exemplo. É mais provável que as alternativas c, d ,e estejam corretas, depois d , e e após você aplica o conhecimento. Este critério por eliminação não precisa ser necessariamente em ordem, mas para esta prova específica eu sempre vejo em ordem. Isso significa que pessoas que não tem domínio do assunto podem ter uma pontuação interessante.

     

  • Tempo de resposta - Tempo total necessário para um computador completar uma tarefa, como acesso a disco, acesso à memória.

    Tempo de CPU - Tempo real que o processador gasta computando uma tarefa específica.

    Tempo de CPU do usuário - Tempo efetivamente gasto pela CPU em um programa.

    Tempo de CPU do sistema- Tempo de CPU gasto no sistema operacional, realizando tarefas a pedido de um programa.

    MIPS - Medição de velocidade de execução de um programa baseado no número de instruções.


ID
1891843
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Linux é um sistema operacional de código aberto. A respeito do Linux, numere as afirmações da coluna da direita, de acordo com a coluna da esquerda:

(1) minix

(2) fsck

(3) du

(4) dump

(5) badblocks

( ) Ferramenta utilizada na geração de cópias de segurança.

( ) Comando utilizado para mostrar o espaço ocupado por um diretório e todos os seus arquivos.

( ) É um tipo de sistema de arquivos.

( ) Comando utilizado para a verificação de blocos defeituosos no HD.

( ) Comando utilizado para a validação e correção de erros de um sistema de arquivos.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • R: A

    minix: O Minix é um sistema operacional Unix-like (semelhante ao UNIX), escrito em linguagem C e assembly. Ele é gratuito e com o código fonte disponível.

    fsck: O utilitário de sistema fsck é uma ferramenta usada para verificar a consistência de um sistema de arquivos no Unix e clones. Um sistema de arquivos jornalizado é projetado para que ferramentas como o fsck não precisem ser rodadas com frequência.

    Cabia recurso nesta questão o minix e um sistema operacional, e não um sistema de arquivo.

     


ID
1891846
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à Linguagem de Consulta SQL, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) CHMOD é o comando utilizado para controlar os privilégios dos usuários aos objetos do Banco de Dados.

( ) A cláusula JOIN é utilizada para combinar tabelas.

( ) O comando DROP TABLE permite fazer alterações na estrutura de uma tabela.

( ) O comando UPDATE é utilizado para inserir novos registros em uma tabela.

( ) O operador UNION elimina registros duplicados retornados de uma consulta.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1891849
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre algoritmos de escalonamento de processos:

(1) Nesse algoritmo o primeiro processo a chegar será o primeiro a ser executado.

(2) Nesse algoritmo é definido um quantum (fatia de tempo) para cada processo. Após encerrar a fatia de tempo, o processo escalonado deve ceder o lugar na CPU a outro.

(3) Nesse algoritmo são usadas várias filas de processos prontos para executar. Cada processo é colocado em uma fila e cada fila tem uma política de escalonamento.

(4) Nesse algoritmo o sistema distribui bilhetes aos processos, e faz um sorteio cada vez que precisa selecionar um processo para a CPU.

(5) Nesse algoritmo os processos menores terão prioridade, ou seja, serão executados primeiro.

Relacione os números dos conceitos citados acima com os itens abaixo:

( ) Múltiplas Filas.

( ) Round-Robin.

( ) Shortes Job first

( ) Escalonamento Lotérico.

( ) First Come First Serverd.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Escalonamento Lotérico foi novidade para mim. Consegui resolver por conhecer os outros algoritmos.

  • c-

    Escalonamento preemptivo

    Escalonamento nao preemptivo

     

    Multiplas filas - processos agrupados (e.g.: sistema, batch, alta interacao etc). As filas têm seus proprios mecanismos de escalonamento. O SO somente escalona os processo de outra fila quando os da fila mais prioritaria estiver vazia. O mais critico é o processo de sistema. Um meio de evitar esperar esvaziar uma fila antes de iniciar outra é implementar time slice às filas, assim todos processo executam. 

     

    round robin - todos processos recebem time slice para executar. QUando acabar, fim da fila. Todos executam sem risco de starvation, mas dar tempo igual aos processos tb é um problema. A solucao é imple,entar filas auxiliares com escalonamentos variados

     

    shortest job first - preocessos menores com maior prioridade. Ha problema d edefinir tempo exato de execucao, geralmente o tempo é padrao

     

    first in first out - (fifo) implementacao de fila. processo fica no CPU ate acabar ou fazer operacao I/O, fazendo ele ir ao fim da fila. 


ID
1891855
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Levando em conta as estruturas de dados, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

(1) Pilha

(2) Fila

(3) Árvore-B

(4) Árvore AVL

(5) Lista Ligada


( ) Árvore binária balanceada pela altura de cada nó.

( ) Árvore de busca multidirecional e balanceada.

( ) Também chamada de lista LIFO (Last-In, First-Out).

( ) Cada item é chamado e contém a informação do endereço seguinte.

( ) Também chamada de lista FIFO (First-In, First-Out).

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Árvore AVL: Árvore binária balanceada pela altura de cada nó.

    Árvore-B: Árvore de busca multidirecional e balanceada.

    Pilha: Também chamada de lista LIFO (Last-In, First-Out).

    Lista Ligada: Cada item é chamado  e contém a informação do endereço seguinte.

    Fila: Também chamada de lista FIFO (First-In, First-Out).

    Alternativa: A

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1891858
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a divisão de blocos de endereços IPs em sub-redes analise as proposições abaixo:

I. A máscara 255.255.0.0 pode ser utilizada em endereços IP de classe B quando se deseja criar sub-redes.

II. A máscara 255.255.255.0 pode ser utilizada em endereços IP de classe A quando se deseja criar sub-redes.

III. A máscara 255.255.255.64 pode ser utilizada em endereços IP de classe C quando se deseja criar sub-redes.

IV. A máscara 255.255.192.0 pode ser utilizada em endereços IP de classe B quando se deseja criar sub-redes.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Oi???

     

    II. A máscara 255.255.255.0 pode ser utilizada em endereços IP de classe A quando se deseja criar sub-redes.

    Essa é uma máscara de classe C.

     

     

  • Questão passível de anulação, pois conforme o colega Gustavo disse, realmente a máscara 255.255.255.0 é pertencente a um endereço IP de classe C. Há também outro erro na questão em não levar em consideração a assertiva I como correta.

  • passivel de anulacão

  • era para ser anulado essa questão.


ID
1891861
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às camadas do modelo TCP/IP e seus protocolos, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Enlace

(2) Internet

(3) Transporte

(4) Aplicação


( ) TCP / UDP.

( ) FTP / HTTP.

( ) Ethernet / 802.11.

( ) IP / ICMP.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1891864
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das camadas do modelo de referência OSI, proposto pela International Standards Organization, qual das alternativas abaixo é INCORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Sessão


ID
1891867
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A recomendação X.800 da UTI-T (International Telecommunication Union) define um serviço de segurança como um serviço fornecido por uma camada de protocolo de comunicação de sistemas abertos que garante a segurança adequada dos sistemas ou das transferências de dados. A partir dos conceitos de segurança expressos nessa recomendação, numere a coluna da direita, de acordo com as afirmações da esquerda.

(1) Garantia de que a entidade que está se comunicando é de fato quem afirma ser.

(2) Impedimento do uso não autorizado de um recurso.

(3) Proteção contra negação de uma das entidades envolvidas em uma comunicação, provando-se que a mensagem foi enviada pela parte especificada e que foi recebida pela outra parte especificada.

(4) Refere-se também à proteção das informações que poderiam ser derivadas do fluxo de dados.

(5) Garantia de que o que foi recebido está exatamente igual ao que foi enviado pela entidade autorizada.


( ) Autenticação

( ) Controle de acesso

( ) Confidencialidade dos dados

( ) Integridade de dados

( ) Irretratabilidade

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão para rever os conceitos. REPOSTA A

  • Bastava saber a última e correr para o abraço.


ID
1891870
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia simétrica é uma forma de criptossistema em que a criptografia e a decriptografia são realizadas usando a mesma chave. Esse tipo de criptografia também pode ser chamado de criptografia convencional. Sobre o esquema de criptografia simétrica e seus algoritmos, qual a afirmativa CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    a) Texto cifrado é a mensagem embaralhada, produzida como saída.

    b) Texto claro é a mensagem ou dados originais alimentados no algoritmo como entrada.

    d) Algoritmo de criptografia atua sobre o texto claro de modo a realizar diversas substituições.

    e) Texto cifrado é a mensagem produzida como saída, dependente do texto cifrado e da chave secreta.

  • c. O algoritmo produz uma saída diferente, dependendo da chave específica usada no momento. correta


ID
1891873
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à criptografia, analise as afirmações abaixo.

I. A criptografia de chaves simétricas é mais simples em que o emissor e o receptor fazem uso da mesma chave secreta.

II. A criptografia de chaves assimétricas utiliza duas chaves, uma denominada pública e a outra privada.

III. O RSA é um algoritmo de chave simétrica.

IV. No método assimétrico, o emissor deve criar uma chave de codificação e enviá-la ao receptor. Essa é a chave privada. Uma outra chave deve ser criada para decodificação, sendo esta a chave pública.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • III. ERRADO, o correto seria: "O RSA é um algoritmo de chave assimétrica".

     

    Sabendo disso a única alternativa possível: " LETRA D "

  • Complementando o comentário do nobre colega,

     

    IV - A chave privada nunca é enviada para ninguém. Deve ficar de posse do emissor.

  • A criptografia de chaves simétricas é mais simples em que o emissor e o receptor fazem uso da mesma chave secreta.

    Só eu fiquei bolado com é mais simples? oO

  • • Principais algorítimos de chaves

    Simétricas:

    - DES (já absoleto)

    - DES3 (Triplo DES - é mais seguro 3 vezes q o anteior)

    - AES (Mais usado atualmente em sites e serviços de e-mail)

    Assimétricas: - RSA

    Lembrando: As chaves são criadas no mesmo momento e possuem o "mesmo DNA". Não podem ser criada depois e são exatamente idênticas.


ID
1891876
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o uso e funcionamento da internet, avalie as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e F as falsas.

( ) Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Opera são exemplos de navegadores de Internet.

( ) Worm é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

( ) Upload caracteriza o recebimento de um arquivo da Internet para o computador.

( ) O processo de conversão do sinal analógico para digital é chamado de modulação.

( ) Download caracteriza o envio de um arquivo do computador para a Internet.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B 

     

    WORM : é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

     

    UPLOAD : ação de enviar dados de um computador local para um computador ou servidor remoto, geralmente através da internet.

     

    MODULAÇÃO: é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.

     

    DOWLOAD : significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. É um procedimento muito comum e necessário quando o objetivo é obter dados disponibilizados na internet.

     



     

  • Analógico p/ Digital > DEMODULAÇÃO

     

    Digital p/ Analógico > MODULAÇÃO


ID
1891882
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Licenças de software indicam as permissões ou proibições que o autor do software impõe aos usuários deste.

Analise as afirmações abaixo sobre licenças de software e assinale a alternativa CORRETA.

I. A licença de software livre General Public License (GPL) indica que o código fonte do software deve ser disponibilizado a fim de permitir que outras pessoas possam estudar e adaptar o software para as suas necessidades.

II. Softwares distribuídos sob a licença de software livre General Public License (GPL) não podem ser vendidos, ou seja, devem sempre ser gratuitos.

III. Softwares distribuídos como Domínio Público deve obrigatoriamente ceder seu código fonte.

IV. A licença de software livre General Public License (GPL) é considerada com uma licença restritiva, pois impõe restrições nas versões modificadas de um software sob a GPL.

Alternativas
Comentários
  • I. A licença de software livre General Public License (GPL) indica que o código fonte do software deve ser disponibilizado a fim de permitir que outras pessoas possam estudar e adaptar o software para as suas necessidades.CORRETA. uma das premissas de software GPL é abertura do codigo fonte

    II. Softwares distribuídos sob a licença de software livre General Public License (GPL) não podem ser vendidos, ou seja, devem sempre ser gratuitos. ERRADA, o fato do software ser livre com prermissão aberta e codigo fonte livre, nao quer dizer que ele n possa ser vendido. Ele pode muito bem vender o software e vc fazer o que quiser com ele, mofificar redistribuir, etc...

    III. Softwares distribuídos como Domínio Público deve obrigatoriamente ceder seu código fonte. ERRADA software de domínio publico é aquele que perde o direito de exploração comercial pelo "criador", de acordo com a lei de cada país

    IV. A licença de software livre General Public License (GPL) é considerada com uma licença restritiva, pois impõe restrições nas versões modificadas de um software sob a GPL. CORRETA NO GNU – General Public License ou simplesmente GPL, com as garantias de liberdade descritas nas 04 premissas do GPL permitem que os programas sejam distribuidos e aproveitados pelos demais usuários, porém, mantendo os direitos autorais por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais, garantido assim que o codigo fonte seja sempre aberto.

  • ✅Gabarito letra D.

    Uma das principais características do Software Livre é que nele é possível alterar o código fonte, ou seja, deve ter seu código fonte disponível para seus usuários.

    GNU GPL estabelece que é permitido redistribuir cópias de um programa de maneira gratuita, de modo que isso venha a auxiliar outras pessoas.

    A licença de software livre General Public License (GPL) é considerada com uma licença restritiva, pois impõe restrições nas versões modificadas de um software sob a GPL.

    É permitido alterar o código fonte de softwares livres e fazer modificações e :

    • Estudar
    • Compilar o código fonte
    • Melhorar
    • Modificar
    • Redistribuir livremente o programa
    • Podendo ser ou não gratuito + ligado ao serviço

    A GNU GPL é uma licença de software Livre que permite a alteração do código fonte.

    Os softwares podem ser divididos em 3, são eles: Adware, Shareware, Freeware.

    Macete: FREESHAAD

    • FREE = Freeware
    • SHA = Shareware
    • AD = Adware

    Adware: pode ser considerado um Malware que exibe propagandas.

    Freeware: Software Gratuito

    Shareware: Parte disponibilizada para o usuário testar.

    Bons estudos!✌


ID
1891885
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação à Linguagem de Programação Java, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma classe declarada final não pode ser estendida.

( ) Todas as classes em Java herdam direta ou indiretamente a classe Class.

( ) Um método declarado final em uma superclasse pode ser sobrescrito em uma subclasse.

( ) O Java não diferencia entre letras maiúsculas e minúsculas.

( ) O tipo float é um tipo primitivo enquanto que Float é uma classe.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Uma classe declarada final não pode ser estendida. (CERTO)

    ( ) Todas as classes em Java herdam direta ou indiretamente a classe Class. (ERRADO)

    Todas as classes em Java herdam direta ou indiretamente a classe Object

    ( ) Um método declarado final em uma superclasse pode ser sobrescrito em uma subclasse. (ERRADO)

    Um método declarado final em uma superclasse não pode ser sobrescrito em uma subclasse

    ( ) O Java não diferencia entre letras maiúsculas e minúsculas. (ERRADO)

    O Java diferencia entre letras maiúsculas e minúsculas.

    ( ) O tipo float é um tipo primitivo enquanto que Float é uma classe. (CERTO)

    Alternativa: E


ID
1891888
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Software é um conjunto de instruções programadas para serem processadas por um computador ou dispositivo eletrônico. A respeito dos conceitos de software, numere a coluna da direita, de acordo com as afirmações da esquerda.

(1) Software cujos usuários possuem ao menos quatro liberdades básicas: executar, estudar, modificar e distribuir.

(2) Software que traz consigo o código de sua implementação.

(3) Software não protegido por copyright.

(4) Licença que determina que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar o software.

(5) Software gratuito.


( ) Domínio público

( ) Copyleft

( ) Software livre

( ) Código aberto

( ) Freeware

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Domínio público: fornecido gratuitamente; Não possui proprietario (sem copyright).

    Copyleft: Livre direito de cópia é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação.

    Software livre: Não confundir com o movimento Open Source. Seus objetivos concedem aos usuários a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidade.

    Código aberto: fornecido gratuitamente ou não; Disponibilizado o código fonte; Pode ser modificado ou redistribuído; Disponibilizado sobre alguma licença. 

    Freeware: fornecido gratuitamente; Não pode ser alterado ou distribuído sem permissão; Pode impor restrições;

     

    Fonte: https://docente.ifrn.edu.br/higormorais/disciplinas/informatica-1.2401.1v/software

               https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

     


ID
1891891
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A análise de complexidade de algoritmos é importante para o projeto de algoritmos eficientes desde sua concepção. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1891897
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Atualmente as instituições estão cada vez mais dependentes de serviços de tecnologia da informação (TI). O gerenciamento de serviço de TI é o instrumento usado pela área de TI para agregar qualidade e alocar adequadamente os recursos que gerencia. A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) reúne um conjunto de práticas para o gerenciamento de TI. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A. O gerenciamento de INCIDENTES consiste em solucionar um problema que acabou de surgir dentro do tempo estabelecido no acordo de nível de serviço com o usuário.

    B. Segundo a ITIL, o catálogo de serviço deve ser montado pela área responsável de TI.   

    C. O gerenciamento de OPERAÇÕES é o primeiro procedimento a ser implantado em um departamento de TI para que depois possa seguir as práticas ITIL. 

    D. O gerenciamento de nível de serviço está relacionado à garantia que os níveis de serviços acordados com os clientes sejam entregues no presente e no futuro.

    E. CORRETO. São os cinco livros da ITIL e que também são elementos do ciclo de vida dos serviços.

  • Gabarito: E.

     

    O livro Desenho também é chamado de Projeto.

     

    Ao resolver questões com alternativas longas, comece pela última e vá subindo, que a chance de o gabarito ser uma das últimas é grande.


ID
1891900
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre os diagramas da UML, avalie as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os diagramas de classes, componentes e atividades são exemplos de diagramas estruturais.

( ) O diagrama de sequência é um diagrama de interação que dá ênfase à ordenação temporal de mensagens.

( ) O diagrama de casos de uso mostra um conjunto de casos de uso e atores e seus relacionamentos.

( ) O diagrama de métodos define os atributos e os métodos pertencentes a uma determinada classe.

( ) O diagrama de pacotes mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um ponto no tempo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • questão com pegadinha nas alternativas.

  • e-

    Diagramas Estruturais

    Classe: mais utilizado. apoio aos outros diagramas. mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre elas.

    Objeto: visão das variaveis de um Diagrama de Classe em um dado momento do processo.

    Componentes: relacionamentos entre os componentes do software.

    implantação: hardware

    Pacotes: separacao por subsistemas 

    Diagramas Comportamentais

    Caso de Uso (Use Case): levantamento e análise de Requisitos. é o mais abstrato e flexivel e apresenta visoa externa e geral do ponto de vista do usuario

    Estados: mudanças sofridas por um objeto em processo.

    Atividades: Descreve os passos para a conclusão de um processo

    Interação

    Sequência: ordem em que as mensagens são trocadas entre os objetos.

    comunicação: parecido com o de cima; como os objetos estão vinculados.

  • Diagramas comportamentais: USO o ESTADO que está em ATIVIDADE

  • 1 - Diagrama de Atividade não é estrutural

    2 - Correto

    3 - Correto

    4 - Esse é o Diagrama de Classes

    5 - Esse é o Diagrama de Objetos


ID
1891903
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um sistema distribuído é composto por componentes que estão espalhados em computadores distintos e que usam a rede para se comunicarem e coordenarem suas ações. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erros:


    b) Sistemas distribuídos SÃO escaláveis

    c) nada a haver

    d) Cluster, Grid e Cloud NÃO são sinônimos para sistemas distribuídos (cluster pode integrar mais de uma instituição)

    e)Middleware é p/ arquitetura diferentes. 



ID
1891906
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre as técnicas de teste de software, analise as afirmações abaixo.

I. No teste de caixa branca, o analista não tem acesso ao código fonte e desconhece a estrutura interna do sistema. Esse teste também é conhecido como teste funcional, pois é baseado nos requisitos funcionais do sistema.

II. No teste de caixa-preta, o analista tem acesso ao código fonte, conhece a estrutura interna do produto que está sendo analisado e possibilita que sejam escolhidas partes específicas de um componente para serem avaliadas. Esse tipo de teste, também conhecido como teste estrutural, é projetado em função da estrutura do componente e permite uma averiguação mais precisa do comportamento dessa estrutura.

III. O teste de unidade tem por objetivo explorar a menor unidade do projeto, procurando provocar falhas ocasionadas por defeitos de lógica e de implementação em cada módulo, separadamente.

IV. O teste de stress tem por objetivo avaliar como o sistema responde em condições anormais. Pode abranger cargas de trabalho extremas, memória insuficiente, hardware e serviços indisponíveis ou recursos compartilhados limitados.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Itens I e II ERRADOS as definições estão trocadas.

     

    O correto seria:

     

    I. Caixa Preta

    II. Caixa Branca

    III. CORRETO

    IV. CORRETO

     

    Gabarito " Letra C ".