SóProvas


ID
1318552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à anatomia, fisiologia e patologia dos animais domésticos utilizadas na produção de alimentos, julgue o item que se segue.
Toxoplasmose, brucelose, neosporose, salmonelose e leptospirose são doenças infecciosas que provocam aborto em ovelhas, porcas, vacas, éguas e cabras, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A Toxoplasmose ovina é causa importante de aborto e placentite. Cordeiros com infecção congênita nascem com encefalite.
    brucelose, por exemplo, é uma doença importante em que se não controlada com certa eficiência, acaba prejudicando uma criação, tendo perdas econômicas bastante grandes. Essa doença é de origem bacteriana e causa distúrbios de ordem reprodutiva como aborto, endometrite, infertilidade. O principal responsável é a Brucella suis a qual, apresenta subdividida em cinco sorotipos, mais freqüentes em suínos é do sorotipo 1 e 3 (ACHA & SZYFRES, 1986).
    O principal efeito negativo da neosporose bovina é o aborto, mas pode provocar também morte embrionária e reabsorção, redução na produção de leite, nascimento de bezerros com anormalidades congênitas e menor taxa de crescimento dos animais jovens.

    Salmonelose (Salmonella abortiva equina)

    Alimento contaminado com descarga uterina

    Abortamento entre 7-8 meses de gestação


    A leptospirose caprina é uma enfermidade determinada por uma bactéria denominada Leptospira interrogans. Este agente apresenta diferentes amostras, e para cada amostra, um diferente reservatório. Ao contrário do que ocorre com humanos, que freqüentemente apresentam infecção pela amostra icterohaemorrhagiae, transmitida pela urina da ratazana, os caprinos preferencialmente apresentam infecção pela amostra hardjo, que é mantida pelos bovinos e, talvez, pelos próprios caprinos. 
    A doença caracteriza-se por febre, anorexia, hemoglobinúria e anemia. Os sintomas ligados à eficiência reprodutiva, como infertilidade temporária ou permanente, sub-fertilidade, mortalidade neonatal, abortamentos e redução na produção de leite são, entretanto, os mais comuns, gerando perdas econômicas para o criador

  • Só para acrescentar:

    Ocorrência de Salmonela abortusequi está incluída na IN 50º de 2013, como 4.Doenças que requerem notificação mensal de qualquer caso confirmado.