SóProvas


ID
1319902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para gerar suporte ao preparo de antineoplásico, é necessário que se conheçam as características físico-químicas dos medicamentos antineoplásicos, os protocolos de preparo e que se saiba interpretar e analisar a prescrição médica. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.


A camustina é um antineoplásico do tipo alquilante, muito utilizado para neoplasias malignas. Suas características físico-químicas acarretam que sua reconstituição seja feita em suspensão hidroalcoólica.

Alternativas
Comentários
  • Para facilitar a reconstituição, deixar a Carmustina e o diluente estéril () atingir a temperatura ambiente (15º a 30ºC) antes da mistura.

    Dissolver a Carmustina completamente com 3 mL de diluente estéril e em seguida acrescentar, assepticamente, 27 mL de água estéril para injeção à solução alcoólica (o volume final do medicamento preparado será de 30 mL).

    Cada mL da solução resultante conterá 3,3 mg de Carmustina em 10% de álcool etílico. (A solução no álcool etílico deve ser completa antes que a água estéril para injeção seja acrescentada).

    Bula do Fármaco - Aprovada pela ANVISA