SóProvas


ID
1319989
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

No processo de criação de um banco de dados relacional, primeiro foram criadas as tabelas onde seriam guardados os dados; depois, foi feita a inserção dos dados nessas tabelas. Nenhuma outra estrutura auxiliar foi criada no banco para melhorar o desempenho além das chaves primárias. Após realizar uma simulação de carga, com dados e aplicativos reais, o responsável percebeu que uma busca importante tentava encontrar uma pessoa pelo número do seu título de eleitor, no campo TITELE, que não era uma chave primária planejada. Essa busca demorava muito, pois o SGBD precisava procurar em todos os registros até encontrar aquele com o número desejado.

Supondo-se que o SGBD suporta visões, índices árvore-B e de tabela de espalhamento (hashs), joins e procedimentos armazenados, a maneira de acelerar essa busca ao máximo é criar um(a)

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica o porquê a alternativa B está correta?

  • É a maneira mais rápida dentre as opções. O(1)


  • A complexidade de melhor caso(onde não há colisões) em um algoritmo de Heap sort é de O(1). No pior caso é de O(n).

  • Questão passível de anulação, pois para ser mais rápido ou mais lento, vai depender muito do banco de dados onde a tabela e consequentemente os índices serão criados.

    No Postgree, por exemplo, a criação do índice hash o torna mais lento e recomenda-se o indice do tipo árvore B+ mesmo, conforme pode ser visto no link abaixo.

    http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/indexes-types.html

     

     

  • Força Guerreiro!!!!!!