SóProvas


ID
1320013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto de sistemas operacionais, há um processo que se refere à transferência de dados de determinado programa para uma região temporária de trabalho, onde outro programa pode acessá-los para uso em momento posterior.

Tal processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Spooling

    ·  Its a process of placing data in temporary working  area for another  program to process.

    ·  Spooling is useful for the devices which have differing data access rate. Used mainly when processes share some resource and needed to have synchronization.

    Caching

    ·  Caching transparently stores data in component called Cache, so that future request for that data can be served faster.

    ·  A cache’s sole purpose is to reduce accesses to the underlying slower storage.


    Caches, spooling enhances performance and makes system faster.

    ·  Caching usually used as a buffer.

    ·  Spooling is better than buffering ( Buffering overlaps input, output and processing of a single job whereas Spooling allows CPU to overlap

    ·  the input of one job with the computation and output of other jobs).

  • O Spooling ou simplesmente Spool (do acrônimo Simultaneous Peripheral Operations On-line) refere-se a um processo de transferência de dados colocando-os em uma área de trabalho temporária onde outro programa pode acessá-lo para processá-lo em um tempo futuro. A técnica de Spooling consiste em colocar jobs em um buffer, uma área da memória ou de um disco onde um dispositivo pode acessa-la quando estiver preparada. O Spooling é útil porque os dispositivos acessam dados em diferentes velocidades, o buffer provê uma estação de espera onde o dado pode ficar armazenado enquanto o dispositivo mais lento fica carregando. O mais comum exemplo de spooling é o da primeira impressão.

    Como a impressora é um periférico muito mais lento que o computador, este teria de ficar esperando a impressão terminar para, então, executar uma nova tarefa. Para resolver esse problema, a maioria das impressoras tem um buffer, ou seja, uma memória interna utilizada para armazenar temporariamente os dados que estão vindo do computador. Com isso, os dados são transferidos do computador para o buffer, liberando-o mais rapidamente. Quanto maior o buffer da impressora, mais cedo esta liberará o computador.

    No entanto, mesmo existindo esse recurso, o tamanho do buffer da impressora não é o suficiente para armazenar documentos grandes de uma só vez. Em outras palavras, na impressão de documentos pequenos, o aplicativo transfere os dados para o buffer da impressora, ficando livre para executar outra tarefa. No caso de documentos grandes, mesmo com o buffer, a impressora "prende" a atenção do aplicativo.

    A solução adaptada por todos os sistemas operacionais (com exceção do DOS) chama-se spooler. O aplicativo gera a impressão e transfere os dados a serem impressos para o spooler, um programa que ficará sendo executado em segundo plano. Esse programa ficará gerenciando a impressão, enquanto o aplicativo ficará livre para executar outra tarefa ou trabalhar com outro documento. É possível, inclusive, fechar o aplicativo que gerou a impressão.

  • Spooling*