-
Opções de fornecimento de ServiçosNa fase de desenho de serviço, pode se identificar se aorganização tem ou não todas as habilidades necessárias e assimpodendo escolher em tercerizar ou não serviços.Estratégias de fornecimento :· In-Sourcing : Utiliza recursos internos da organização.Neste caso a empresa desenvolve ou tem todas ashabilidades para fornecer um serviço, controle diretosobre a entrega, sendo seu custo menor· OutSourcing : Utiliza recursos de uma organizaçãoexterna para desenhar, desenvolver e manter umseterminado serviço. Commodity é um termo utilizadopara designar serviços que são muitos comuns, semvalor agredado· Co-Sourcing : É a combinação dos dois acima. Utiliza~separte de recursos externo e externos. Aqui a vantagemde ter-se melhor controle sobre a entrega de serviço.· Parceria ou Multi-Sourcing : Arranjo formal entreorganizações que trabalhem em conjunto. Distribui-se asatividades para vários fonecedores. E uma terceirizaçãomais seletiva, com menos riscos.· Business Process OutSourcing BPO. : Quando umaorganização fornece e gerencia por completo todo oprocesso de negócio de outra organização. Exemplo CallCenter será tercerizado para a empresa X.· Application Service Provision (ASP) : Uso de servidoresexternos para armazenar sistemas, como por exemploservidor de emails.· Knowledge Process OutSourcing XPO : Serviços que sereferem a interpretação de dados. Neste caso asempresas tem habilidades internas para tratar os dados,transforma-los em informação estratégica. Assim sendono mercado hj estão aparecendo empresas que temfornecedores com expertise em deterninado processo denegócio e assumem este investimento.
-
Creio que a questão está errada porque no outsourcing não há economia de escala.
Segundo wikipedia:
Economia de escala é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços. ...
-
O risco de solvência não é uma desvantagem.
-
A questão está errada somente pelo fato de ele ter dito "Como desvantagem, (...) maior controle direto das atividade."
Essa afirmação está errada pois se vc está terceirizando um serviço vc perde a maior parte do controle do processo já que a sua empresa não pode interferir de modo direto nos processos da empresa terceirizada.
Quanto ao ganho de escala, é verdadeira a afirmação pois na contratação de uma empresa especializada, por exemplo um Call Center, eles podem oferecer um serviço mais barato por trabalhar com uma escala muito maior prestando serviço para várias empresas.
E quanto a Solvència dos Fornecedores, também está correto , pois sua empresa ficara vulneravel ao estado da terceirizada pois se essa falir vc tera uma séria quebra na sua estrutura funcional.
-
Oi pessoal,
Está errada por diversos motivos:
1 - A economia (ou ganho) de escala acontece quando a organização organiza o processo produtivo de maneira que se alcance, através da busca do tamanho ótimo, a máxima utilização dos fatores que intervêm em tal processo. Quando ocorre a terceirização, não há arrumação do processo produtivo, mas o seu repasse a outro.
2 - O risco negativo que ocorre é o de INsolvência (quebra) dos fornecedores.
3 - Também, pela justificativa de (1) não há maior controle direto das atividades, o controle é indireto, através dos termos do contrato de outsourcing. E mesmo que acontecesse o controle direto, seria uma vantagem, e não desvantagem, como aponta a questão.
-
"Maior controle direto das atividades" não soa como uma desvantagem ;)