-
Questão retirada ou inspirada de um artigo acadêmico e seu gabarito encontra-se correto. Caso você tenha marcado errado em virtude da palavra vertical, respire fundo e lei o trecho a seguir:
"A mudança para uma cultura gerencial é uma mudança de qualidade. Não se parte para o oposto, para uma confiança ingênua na humanidade - o que se pretende é apenas dar um voto de confiança aos administradores, e controlar a posteriori os resultados. Só esse tipo de cultura permite a parceria e a cooperação. Além disso, só através dela será possível viabilizar não apenas as diversas formas de parceria com a sociedade, como também a cooperação em nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre governo e sindicatos de funcionários. No final, todos são parceiros para um grande objetivo.
Por outro lado, os controles a posteriori dos resultados deverão ser extremamente severos, visto que a administração pública burocrática - produto de um estágio inferior da sociedade, muito mais autoritário e classista - enfatiza os processos porque sabe ou supõe que não poderá punir os transgressores. A administração pública gerencial enfatiza os resultados porque pressupõe que o incentivo e a responsabilização são instrumentos suficientes para controlar os gerentes. Além disso, diminuindo a burocracia, os gerentes passam a ter, de certa forma, um aumento de “poder”, o que gera, como conseqüência, um maior compromisso com os resultados propostos. "
Fonte? http://goo.gl/wvLbPY
-
Essa cooperação no nível vertical é só entre administradores e funcionários públicos (que existe a hierarquia) ou envolve a sociedade? É uma questão capciosa que quem pescou essa possível pegadinha na hora da prova deixou a questão em branco.
A banca retirou o "como também" postado pela colega Vanessa que facilitaria a interpretação da questão.
-
GABARITO: CERTO
O foco do modelo burocrático está no processo enquanto o do gerencial está no resultado, e este utiliza as parcerias com a sociedade, cooperação entre administradores e funcionários e entre sindicatos e governos.
Abraços.
-
Certo
Fiquei em dúvida quanto à expressão "cooperação no nível vertical", pois geralmente se associa a administração gerencial como cooperação no nível horizontal, enfim, não questiono o item, a redação está boa, mas fiquei hesitante com o termo "vertical", pois isso dá a ideia de subordinação em diversos níveis, para cima ou para baixo e no caso, a cooperação entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos não me parece ser do tipo vertical, pelo menos não completamente.
-
Enquanto o modelo burocrático enfatiza os processos atuando de forma mais autoritária, o modelo de administração pública gerencial tende a enfatizar os resultados, tendo como instrumentos a parceria com a sociedade e a cooperação no nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos. Resposta: Certo.
Acabei de errar essa questão e falei um monte de "palavrão". Respirei fundo e percebi que não há erro, pois a palavra "cooperação" não exprime hierarquia, mas uma relação de controle.
-
É sério? VERTICAL?
-
Esse vertical me matou...
GABARITO CERTO