SóProvas


ID
1322395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da Lei n.º 8666/1993 e suas alterações.


Considerando que um agente público, designado pela autoridade competente mediante portaria, para integrar a comissão de licitação, ao analisar o procedimento de venda de um bem imóvel a outra entidade da administração pública, tenha identificado a falta de documentos e inabilitado uma entidade corretamente, é correto afirmar que esse agente agiu com eficácia, pois o participante inabilitado perdeu o direito de participar das fases subsequentes do processo.

Alternativas
Comentários
  • Agiu com eficiência.


  •  Lei 8666/93: Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

     

  • agiu com demência.

  • Considerando que um agente público, designado pela autoridade competente mediante portaria, para integrar a comissão de licitação, ao analisar o procedimento de venda de um bem imóvel a outra entidade da administração pública, tenha identificado a falta de documentos e inabilitado uma entidade corretamente, é correto afirmar que esse agente agiu com eficácia, pois o participante inabilitado perdeu o direito de participar das fases subsequentes do processo.


    Esse é um caso de licitação dispensada, logo não há análise de documentos.


    Segundo: Lei 8.666/93 Art. 17 Parágrafo 2º Inciso I

  • Para que serve essa questão? Se alguem souber me responda.

  • NAO TENDI!

  • NÃO HÁ DOCUMENTOS, NÃO HÁ QUE SE FALAR DE HABILITAÇÃO... TRATA-SE DE UM CASO DE DISPENSA VINCULADA. OU SEJA, DISPENSA OBRIGATÓRIA (LICITAÇÃO DISPENSADA).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Em resumo não há licitação para venda de Bens Imoveis dentro da Propria Administração.

    Ela é Dispensada!

  • Acredito que o erro se refira a ''o direito de participar das fases subsequentes do processo.'' ,porque mesmo com o óbice da habilitação ele ainda poderá participar indiretamente.

    Não sei né , foi o entendimento que fez mais sentido pra mim.

    Abçs!

  • Considerando que um agente público, designado pela autoridade competente mediante portaria, para integrar a comissão de licitação, ao analisar o procedimento de venda de um bem imóvel a outra entidade da administração pública, tenha identificado a falta de documentos e inabilitado uma entidade corretamente, é correto afirmar que esse agente agiu com eficácia, pois o participante inabilitado perdeu o direito de participar das fases subsequentes do processo. Resposta: Errado.

  • Errado

    Das alienações - Licitação dispensada

    Art. 17. I, e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo

  • Não consigo nem compreender o comando da questão

  • Errada

    Complementando.

    A eficácia do agente, como diz o comando da questão ao final, não pode ser explicada pela perda do direito do licitante de participar das outras fases da licitação, pois o mesmo pode recorrer e ainda gozar do efeito suspensivo durante o recurso, conforme a 8.666:

    Art. 109.  Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem:

    I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:

    a) habilitação ou inabilitação do licitante;

    A eficácia do agente se dá, pura e simplesmente, pela identificação da incompletude dos documentos de habilitação de um licitante, o que impediria lá na frente, por exemplo, na homologação, que todo o processo licitatório fosse questionado.