SóProvas


ID
1322764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

Para a ativação de linfócitos CD8+ imaturos é necessária a presença do antígeno específico em um contexto de MHC de classe I na superfície da célula alterada, além da presença de coestimuladores nas células apresentadoras de antígenos ou sinais provenientes de células CD4+.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

     

    Linfócito T citotóxico (CD8+) é estimulado pela timosina (por isso chamado de timo-dependente). As próprias células infectadas apresentam os antígenos em sua superfície externa usando MHC tipo I, que são expressas por praticamente todas as células nucleadas. Quando são expostos a células infectadas ou disfuncionais, os LTC libertam citotoxinas e através da ação da perforina, as granzimas e granulisinas, entram no citoplasma da célula-alvo e desencadeiam uma cascata de eventos que eventualmente causam apoptose.

     

    Por sua vez, os linfócitos T CD4+ ativados, secretam interleucinas que promovem o crescimento, diferenciação e ativação de linfócitos B, macrófagos e outras células.

     

    Portanto,  para a ativação do TCD8 não é necessária a presença de coestimuladores nas células apresentadoras de antígenos e os sinais provenientes de células CD4+ também não fazem papel determinante na sua ativação.

  • Na verdade, os linfócitos T CD8 para serem ativados pela primeira vez, devem reconhecer o MHC I em DCs (e não nas células infectadas), juntamente com moléculas co-estimuladoras expressas por elas (B7.1, B7.2).