SóProvas


ID
1322794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Desequilíbrio de ligação é a cossegregação entre uma dada característica e uma região do genoma. Essa análise é realizada com a utilização de heredogramas de grandes dimensões.

Alternativas
Comentários
  • É um exame que deve ser requisitado quando o suposto pai ingressa com ação de investigação de paternidade mediante sua negativa. O exame pericial científico é realizado para comprovar a afirmativa ou a negativa da paternidade.

    .

    Por meio da determinação dos antígenos HLA é revelada a grande variedade de alelos (conhecidos como polimorfismo).

    .

    Por ser estudado primeiros os leucócitos humanos para determinar o Antígeno Leucocitário Humano, recebe a denominação de complexo HLA.

    .

    Quando utilizado em exames realizados para investigação da paternidade pela tipagem HLA, deve ser especificado especificidades dos "locus" A e B. Dessa forma encontramos o seguinte procedimento:

    .

    Os antígenos do complexo HLA são produtos do complexo maior de histocompatibilidade compostos de "locus" (regiões) genéticos diferentes dos "locus" A, "locus" B, "locus" C, "locus" DR, "locus" DP e "locus" DQ. Estes "locus" distintos dos "locus" do complesxo HLA são encontrados no mesmo cromossomo e são herdados em bloco dos ascendentes (genitores) de maneira co-dominante.

    .

    Ao serem usados nos exames realizados para investigação de paternidade pela tipagem HLA, deve ser determinada a especificiade dos "locus" A e B. Cada indivíduo pode ter dois antígenos para o "locus" A e dois antígenos para o "locus" B e mais os antígenos públicos "Bw". Assim fica definido que um antígeno A, B e w são de origem materna e os demais antígenos A, B e w são de origem paterna.

    Na genética humana considera-se que devido ao poliformismo somado com a eficácia da Lei de Mendel, é formado o sistema HLA (Antígeno Leucocitário Humano), que significa idoneidade e aceitação nas ações de investigação de paternidade.

    Estudos também revelam probabilidades de exclusão de possíveis pais, onde os exames de tipagem sanguínea são associados ao exame HLA com 99%. FONTE:https://sites.google.com/site/juizadoespecialcriminal/fam/investigao-de-paternidade/tipos-de-exames/hla

  • Desequilíbrio de ligação é a associação não-aleatória de alelos em dois ou mais loci, não necessariamente no mesmo cromossoma.

    Fonte:

    Responder Errado

  • Desequilíbrio de ligação é a cossegregação entre uma dada característica e uma região do genoma. Essa análise é realizada com a utilização de heredogramas de grandes dimensões (ERRADO).

    A análise é a realizada com a utilização de mapas gênicos.

    Mapa genéticomapa cromossômico ou mapa de ligação é uma representação gráfica das distâncias entre genes e de suas posições relativas em um cromossomo.