SóProvas


ID
1322809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

Os métodos baseados em PCR-SSP utilizam um painel de iniciadores que amplificam grupos de alelos (baixa e média resolução) ou alelos específicos (alta resolução).

Alternativas
Comentários
  • PCR/SSP (Polymerase Chain Reaction/Sequence Specific Primers) é uma abordagem de genotipagem de DNA com base na utilização de sequências específicas (SSP).

    Consiste de múltiplos iniciadores de PCR específicos para diferentes polimorfismos genéticos. Exemplo: HLA

    1. Coloca-se o DNA em diferentes tubos contendo dois primers PCR
    2. Um dos primers hibridiza uma região conservada do locus HLA, sendo adicionado a todos os tubos
    3. O segundo primer se hibridiza com uma região polimórfica do locus HLA (cada tubo contém um primer de especificidade diferente)
    4. A amplificação do DNA só será observada no tubo contendo o segundo primer específico que corresponde ao alelo (alta resolução) ou ao grupo de alelos (baixa resolução) do HLA na amostra do DNA
    5. Por fim, é utilizada a análise em eletroforese em gel de agarose ou exposição a luz UV.