SóProvas


ID
1322920
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O confronto entre o governo de Bashar al-Assad e as forças sírias de oposição, iniciado em 2011 com as manifestações da Primavera Árabe, assumiu forma de uma verdadeira guerra civil, aumentando o estado de tensão no Oriente Médio. Acerca do conflito na Síria e de suas implicações internacionais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • -> A letra A está errada. Os rebeldes recebem apoio militar, principalmente, proveniente dos EUA.

    -> A letra B está errada. Rússia e Irã figuram como importantes aliados do governo de Bashar al-Assad.

    -> A letra C está errada. Irã é aliado histórico do governo de Assad, a quem fornece armas, apoio militar e financeiro. E o Hezbollah luta na Síria ao lado das forças do regime de Bashar al-Assad, contra os rebeldes e os grupos jihadistas.

    -> A letra D está errada.  No começo da guerra, o Conselho de Segurança não aprovou resolução que ameaçava impor sanções internacionais a Síria. Isso porque Rússia e China vetaram, afirmando que o texto abriria precedentes para uma ação militar externa.

    -> A letra E está correta. O início das revoltas na Síria ocorreu devido à repressão das forças de segurança contra manifestações pró-democracia em Deras, no sul do país. Assad alega que a Síria está sendo alvo de uma conspiração externa e reluta em promover as reformas políticas demandadas pela oposição.


  • Resposta: "E"

    Oposição interna: O Governo sírio designou uma lista de 38 opositores com quem se deve negociar, incluindo opositores de partidos laicos e democráticos.

    Fonte: Um guia para entender quem é quem no complexo conflito da Síria (http://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/25/internacional/1453739657_964290.html)

  • Comando da questão: Acerca do conflito na Síria e de suas implicações internacionais, é correto afirmar.

    Gabarito da questão: A oposição interna defende a realização de reformas políticas democráticas, às quais se opõe o presidente Bashar

    Errei a questão por conta do comando, visto que o mesmo nos direciona para dois contexto. Fui de D, mesmo sabendo que não houve unamidade na votação do conselho nacional de segurança, pois a Rússia, aliada de al- assad, é a principal barreira para a viabilização das sanções do referido órgão.

    Apenas uma opinão!