SóProvas


ID
1322953
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre os livores de hipóstase, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: Letra A

    Livores cadavéricos: manchasarroxeadas nas regiões de maior declive do cadáver. Causadas pela ação da gravidade.


    Confesso que não sabia que eles podiam surgir desde antes da morte...

  • Alguém tem metrial corroborando isso ai? Não lembro de ter lido em França nada a respeito  

  • Após pesquisa na internet, não achei nada que corroborasse para o gabarito indicado pela banca. Na minha opinião, estariam corretas, mas incompletas, as alternativa (a) e (d)

  • Quem é médico e lida com pacientes graves na iminência da morte , sabe que a letra A está correta.

  • Loucuraaaa. .kkk

  • Não compreendo, até onde li sobre os livores de hipóstase, eles somente ficam bem visíveis após uma hora da morte. Após 10 minutos da morte, inicia-se apenas pontilhado hemorrágico na pele. Como é possível aparecer antes da morte? Se alguém souber explicar essa questão eu agradeço. 

  • Nunca tinha ouvido falar nisso... FUNCAB é uma banca maldita pra esse tipo de informação (espero que esteja correta, pq tem umas questões da FUNCAB que eles tiram da casa do chapéu a resposta)

  • Não achei material pra isso também, nunca imaginei que poderia surgir em vivos kkk

  • #medodefine

  • Credo! Q gabarito é esse mds???

    N sabia que apareciam livores cadavéricos em vida!! Aff!

  • Questão para quem é da área médica...

     

    Deve ser quando o caboclo está mais para lá do que pra cá! :P

  • A) Pode aparecer em quem está em coma há muito tempo.

  • Pra mim a C) estaria correta

    são úteis para estabelecer a causa da morte antes de sua fixação.

    Pois nas intoxicações por monóxido de carbono as hipóstases são avermelhadas, sendo uma indicação da causa de morte

  • É forçar muito a barra em dizer que ocorre antes da morte, diante de outra alternativa que toda literatura aponta como uma das formas de calcular aproximadamente o tempo de morte.

  • Sou médica... Já vi estive com pacientes graves, vi muitos deles indo a óbito... já pulei em cima de paciente (reanimação - exageradamente, claro), já trabalhei no SAMU, UTI Móvel, resgate... ocasiões em que, eventualmente, o paciente morre e você continua com ele até o destino... Nunca percebi livores em pessoas vivas (mas também nunca estive procurando, afinal, sempre considerei improvável)... Se foi questão pra gente (he he he), foi mal elaborada... FORÇA!!!

  • Pessoal, os LIVORES, excepcionalmente, PODEM aparecer antes da morte, porém isso só é possível EM AGONIZANTES!

  • Os livores cadavéricos começam a se evidenciar em torno de 2 a 3 horas após a morte, em forma de estrias, ou arredondadas, que se agrupam posteriormente, em placas, em extensas áreas corporais, conforme assinala Genival e Croce. Decorridas 8 a 12 horas, as manchas fixam-se definitivamente nos órgãos internos, não mais se deslocando qualquer que seja a mudança de posição do cadáver. ( Canal Carreiras Policiais).

    Alternativa E: a sua localização não se altera de acordo com a mudança de posição do corpo. Pq essa não foi considerada certa?

  • Fábio Jow, a alternativa "E" provavelmente foi considerada incorreta pois está incompleta. Alterar a posição do cadáver alteraria também a localização dos livores caso os mesmos ainda não estivessem fixados (ou seja, antes de decorridas 8h-12h de morte). 

  • De acordo com Hygino Hércules: Os livores hipostáticos são sinal tardio da realidade da morte. Mas há referências a seu aparecimento um pouco antes da morte nos casos de agonia, ou de coma prolongados.

    A letra B está incorreta pois: Pela cor dos livores, é possível ter uma idéia da causa da morte em alguns casos, não do tempo de morte.

     

  • a) CERTO a doutrina médico-legal aponta que os livores podem aparecer um pouco antes da morte, no caso de mortes agônicas ou de coma prolongados. 


    b) ERRADO a coloração dos livores pode indicar a causa (médica, ou até mesmo jurídica) da morte, e não o seu tempo.


    c) ERRADOnão são úteis, pois os livores podem ser deslocados antes da fixação.


    d) ERRADOna verdade, situam-se nas extremidades dos membros. É a lição de FRANÇA: As manchas de hipóstase se apresentam na metade inferior do corpo com maior intensidade nas extremidades dos membros superiores e inferiores, em forma de luva, o que não se configura como sinal de enforcamento, mas que o corpo ter ficou suspenso por um tempo para fixar essas manchas.


    e) ERRADOessa afirmação não é verdadeira, caso os livores ainda não estejam fixos. Portanto, ela errar ao generalizar.

     

  • Há duas alternativas corretas, em minha humilde opinião.

    Realmente, em casos excepcionais como na MORTE AGÔNICA ou em COMAS PROLONGADOS, os livores de hipóstase podem aparecer antes da cessação da atividade cerebral (letra A), mas também podem ter importância para ajudar a definir a causa da morte (letra C), pois nos casos de morte por monóxido de carbono, possuem um tom cor cereja; vermelho mais intenso na morte por cianeto; violáceo escuro nas mortes por asfixia e vermelho mais claro nos cadáveres que foram mantidos em geladeira.

  • Gabarito estranho, questão estranha, mas aproveitando a oportunidade, vamos aprender um pouco e decorar os três importantes fatores que podem estar presentes na estimativa do tempo de morte: "LAR"

     

    LIVOR MORTIS (Livores de hipóstase ) ocorre quando, cessada a circulação, o sangue fica sujeito tão somente às leis da gravidade, de modo que vai, pouco a pouco, se acumulando nas regiões em declive, que ficam escurecidas, enquanto as regiões opostas empalidecem.

     

    ALGOR MORTIS (Esfriamento cadavérico). Com a morte e a consequente falência do sistema termorregulador, a tendência do corpo é equilibrar sua temperatura com o meio ambiente.

     

    RIGOR MORTIS (rigidez cadavérica), considerada por Lacassagne como “um estado de dureza, de retração e de tensão que sobrevém nos músculos após a morte”.

     

    Fonte: Medicina legal - Genival Veloso França.

     

    #VAIDACERTO


  • Questão polêmica produzida pela FUNCAB que já foi objeto de cobrança de um certamente anterior- POLICIA CIVIL RO- cargo: MÉDICO LEGISTA- Q 274161- que considerou como correta: Em relação aos fenômenos cadavéricos, é correto afirmar: a) Os livores de hipóstases são sinais tardios da realidade da morte, mas podem ter seu aparecimento pouco antes da morte em casos de morte agônica ou coma prolongado.

    A) CORRETA- conforme explicação a seguir

    A questão teve recurso em ambos os concursos e a justificativa da banca foi: "Os livores de hipóstase constituem sinal tardio da realidade da morte, mas há referências a seu aparecimento um pouco antes da morte. Tal fenômeno é atribuído à ocorrência de colapso circulatório periférico anterior à morte e dificuldade de retorno venoso, como em estados de choque em que a baixa pressão arterial prejudica a microcirculação. A estagnação do sangue no interior dos vasos sanguíneos faz com que a força de gravidade passe a atuar sobre ele, com o consequente deslocamento do mesmo para as áreas de maior declive do corpo, formando os livores. A banca, por experiência própria, atuando por 15 anos em unidades de terapia intensiva, teve a oportunidade de evidenciar livores em vários pacientes ainda vivos. Como é a hemoglobina que confere cor ao sangue, alterações na coloração desse pigmento refletem-se nos livores. Portanto, a cor dos livores pode variar de acordo com a causa da morte, como nos casos de intoxicação por monóxido de carbono, cuja cor do sangue fica vermelho-carminada por causa da carboxiemoglobina. Depois da fixação dos livores, quando permanecem na mesma localização diante de uma mudança na posição de decúbito do corpo, é que contribuem para estimar o tempo de morte". Hercules, HC. Medicina Legal -Texto e Atlas – São Paulo: Editora Atheneu, 2005: pg. 148 e 149.

    Destaco que nos livros de medicina legal mais conhecidos não há referência de livores ANTES DA MORTE. No entanto, diante de 2 (duas) posições sobre o mesmo caso para a banca FUNCAB, destaco ser importante o conhecimento desse assunto. Destaco que a literatura médico legal considera os LIVORES CADAVÉRICOS/LIVOR MORTIS/LIVORES HIPOSTÁTICOS um sinal de certeza da morte. Assim, sugiro que como o assunto foi cobrado mais de uma vez e a banca reafirmou sua posição, que o candidato tenha prudência na resolução desse tipo de questão.

    B) CORRETA- a verificação dos livores de hipóstase é importante para cronotanatognose;

    C) ERRADO- "antes da sua fixação"- os livores de hipóstase são importantes para verificar se houve manipulação do corpo, além de auxiliar, através da sua coloração, a identificar a causa da morte.

    D) ERRADO- As manchas de hipóstase se apresentam na metade inferior do corpo e com maior intensidade nas extremidades dos membros superiores e inferiores, em forma de luva, em decorrência da ação da gravidade. 

    E) ERRADO- Durante as 12 primeiras horas após a morte, os livores podem mudar de posição conforme a situação do cadáver, antes da fixação definitiva no corpo;

    GABARITO DA BANCA: LETRA A

    GABARITO DO PROFESSOR: QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • também nunca li nada a respeito. aparecer os livores em vida. FUNCAB dos infernos.

  • Tendi nada...

    Os que podem aparecer antes da morte são os abióticos imediatos e não os mediatos.

    Os mediatos (consecutivos) são pós-morte, não?

  • Li tudo que fala sobre Manchas de Hipostase (livor mortis) no França e não tem nada sobre tal afirmação abordada na questão.

     

    Vivendo e aprendendo 

  • Em mortes agonigas ou pessoas com pressão muito baixas em estado terminal pode aparecer os livores.

  • Questão polêmica produzida pela FUNCAB que considerou como correta: Sobre os livores de hipóstase, é correto afirmar que: podem aparecer um pouco antes da morte.

    A) CORRETA- conforme explicação a seguir

    A questão teve recurso e a justificativa da banca foi: "Os livores de hipóstase constituem sinal tardio da realidade da morte, mas há referências a seu aparecimento um pouco antes da morte. Tal fenômeno é atribuído à ocorrência de colapso circulatório periférico anterior à morte e dificuldade de retorno venoso, como em estados de choque em que a baixa pressão arterial prejudica a microcirculação. A estagnação do sangue no interior dos vasos sanguíneos faz com que a força de gravidade passe a atuar sobre ele, com o consequente deslocamento do mesmo para as áreas de maior declive do corpo, formando os livores. [...] Como é a hemoglobina que confere cor ao sangue, alterações na coloração desse pigmento refletem-se nos livores. Portanto, a cor dos livores pode variar de acordo com a causa da morte, como nos casos de intoxicação por monóxido de carbono, cuja cor do sangue fica vermelho-carminada por causa da carboxiemoglobina. Depois da fixação dos livores, quando permanecem na mesma localização diante de uma mudança na posição de decúbito do corpo, é que contribuem para estimar o tempo de morte". Hercules, HC. Medicina Legal -Texto e Atlas – São Paulo: Editora Atheneu, 2005: pg. 148 e 149.

  • Cebraspe cobrou um entendimento parecido na prova da PC-PE.

  • Questão para ferrar o candidato ! Quem está estudando realmente jamais marcaria a alternativa A,enfim… Ao meu ver ,a banca deve avaliar o conhecimento do candidato ,mas se baseando na literatura e não na experiência pessoal de quem elabora a questão .