SóProvas


ID
1322959
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na perícia da dor, o teste que resulta em aumento do número de pulsações radiais em relação ao aferido em repouso, quando o alegado membro doloroso do periciando é estimulado por suporte de peso ou colocado sob apoio, denomina-se sinal de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa "B"

    Medicina Legal - Os sinais da dor

    A dor, segundo definição dos dicionários é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos e que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.
    A capacidade de diagnosticar e mensurar a dor, alegada em um exame pericial, constitui um desafio da medicina legal, por se tratar de um dado subjetivo, e que ganha relevância para se afastar a possibilidade de simulação, meta-simulação e dissimulação por parte do paciente que se submete à avaliação pericial. 
    A simulação tem como sintoma mais referido a dor. Para pesquisar a existência ou não deste fenômeno, utilizam-se os sinais da dor, como os seguintes: sinal de Mankoff, sinal de Imbert, sinal de Müller, sinal de Levi.  

    sinal de Mankoff consiste em deixar em repouso o paciente durante alguns minutos, depois de prévia contagem de seu pulso radial. Em seguida, rapidamente comprime-se a região dolorosa alegada e contam-se novamente os batimentos do pulso. Seu aumento faz o diagnóstico de existência da dor referida. 

    sinal de Imbert, utilizado para os casos de simulação dolorosa dos membros, consiste em colocar o paciente em repouso e contar suas pulsações radiais, para em seguida, mandá-lo ficar apoiado na perna referida ou segurar um peso com o braço afetado. Quando a dor alegada realmente existir ocorrerá aumento das pulsações. 

    sinal de Müller é pesquisado, marcando-se com um compasso a região onde a dor é referida. Em seguida, assinala-se o ponto doloroso e mantendo o indivíduo de olhos vendados, comprime-se com o dedo um ponto que não seja sensível à dor. Dentro do mesmo círculo, passa-se rapidamente a comprimir o ponto doloroso. Quando existe meta-simulação, o examinando não percebe a mudança. 

    sinal de Levi é feito pedindo-se ao paciente que mantenha seu olhar a distância e no local referido como doloroso faz-se uma compressão. Quando a dor realmente existe, verificam-se contrações e dilatações pupilares.  

    Fonte: http://focototal-concursos.blogspot.com.br/2012/11/medicina-legal-os-sinais-da-dor.html

  • "O MANKo IMBEcíl fez sinal pra MULLER de LEVI"**
    sinal de Mankoff (comprime a região da dor, e conta novamente os batimentos), sinal de Imbert (segura um peso com a parte afetada ocorrendo aumento da pulsação), sinal de Müller (olhos vendados, sem perceber mudança), sinal de Levi. (olhar fixo, contrações e dilatações pupilares). 

  • Teste de Romberg é um exame  que é usado para avaliar as  da , que são essenciais para a  (localizar a posição das articulações) e sentido vibratório.

    Um teste Romberg positivo sugere que a  é de natureza sensorial, ou seja, depende da perda da propriocepção. Um teste Romberg negativo sugere que a ataxia é de natureza cerebelar, ou seja, depende de disfunção localizada do .

  • Yuri Rodrigues seu mnemónico é show.... nunca conseguia lembrar o nome dos sinais....