SóProvas


ID
1323007
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Constituem fatores de risco socioambiental para o desenvolvimento de termonoses, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário Aurélio de língua portuguesa: "Aclimatação ou aclimatização são termos usados para descrever o processo de um organismo, ajustar-se as mudanças de seu habitat, geralmente envolvendo temperatura ou clima. Isso pode ser algo bem discreto ou parte de um ciclo periódico, como troca da pelagem de inverno de mamiferos para uma pelagem mais leve no verão. Aclimatação geralmente ocorre por um curto periodo, e dentro do periodo de vida de um organismo."

  • Aclimatação tem haver com pressão. Os mergulhadores e os alpinistas, fazem muito a aclimataçao. Para acostumarem seus pulmões com a diferença de pressão.
  • Nao sei se é só o que esta descrito nos comentarios. Em outra questao a FUNCAB considerou a aclimataçao como fator que influencia na termonose.
  • a questão pede um fator socioambiental de risco para as termonoses, e a ACLIMATAÇÃO é um fator FISIOLÓGICO.

  • Segundo Hércules, os fatores que aumentam o risco de se ter doenças pelo calor estão divididos em 3 fatores: 


    I) PESSOAIS FISIOLÓGICOS: a) aclimatação- necessária para pessoas de clima frio expostas ao calor; b) desidratação- dificulta ou impede mecanismos de ajuste (sudorese, aumento do volume plasmático) c) idade- os extremos são mais vulneráveis (crianças e idosos) d) índice de massa corporal- quanto mais alto, maior o risco e) privação de sono- aumenta a produção de IL-1 e TNF 


    II) PATOLÓGICOS (doenças) : a) Cardiovasculares- insuficiência cardíaca, coronariosclerose, hipertensão. b) Mentais- psicoses, oligofrenias graves, demências c) Nervosas e musculares- parkinsonismo, paralisia espática d) Da pele- ictiose, esclerodermia e) Endócrinas e metabólicas- hipertireoidismo, feocromocitoma, diabetes f) Infecciosas- todas as febris g) Fibrose cística- dificulta a sudorese 


    III) SOCIAIS E AMBIENTAIS : a) Alcoolismo- deprime os centros do hipotálamo e tem efeito diurético b) Profissão- foguistas, bombeiros, atletas de prova de resistência c) Vestuário- uniformes pesados d) Habitação- teto com laje sem telhado; pouca ventilação, aglomeração de casebres; local sem árvores e) Umidade do ar- Se alta, dificulta a umidade do ar HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 309.


    Fonte: Comentário do professor na questão Q312558

    Autor: Zeneida Girão, Mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio e Servidora Pública da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, de Medicina Legal, Medicina do Trabalho, Legislação do Ministério Público, Criminalística


  • As lesões da eletricidade artificial variam de acordo com a corrente, alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é a marca elétrica de JELLINEK (não são produzidas por arco voltaico que são centelhas ou faíscas de intensa luminosidade), embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão na pele de forma circular, elíptica ou estrelada, consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar a forma do condutor elétrico. 

  • A aclimatação ao calor é um processo lento e progressivo. ... Por aclimatização entende-se um estado resultante de um processo de adaptação fisiológica que aumenta a tolerância do indivíduo quando é exposto a um dado ambiente por um período suficientemente longo.