SóProvas


ID
1323058
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Nas lesões produzidas pelos projéteis de arma de fogo dotados de grande energia cinética, o alargamento da cavidade permanente deve-se ao:

Alternativas
Comentários
  • O trajeto dos projéteis de alta energia difere dos demais devido à maior potência das ondas de pressão que produzem. Os projeteis rompem os tecidos deixando um túnel (cavidade permanente) cujas paredes são deslocadas por estas ondas em direção radial e sentido centrífugo. A cavidade temporária é o resultado do alargamento da cavidade permanente sob a influência das ondas de pressão pulsáteis. Quanto mais rápido o fluxo de energia cinética, maior o impulso dado aos tecidos vizinhos, à cavidade permanente e maior será a cavidade temporária.

    Fonte: http://www.rpot.pt/app/public/detalhes/arquivoDetalhes.xhtml;jsessionid=E1D99321861DAA0C2B58920A1414E54C?id=196&locale=pt

  • A) o COEFICIENTE BALÍSTICO é a facilidade com a qual o projétil vence a resistência do ar e penetra no corpo. É uma relação existente entre o calibre, o peso e o perfil de uma bala. Você até pode argumentar que um CB elevado influencia na maior velocidade e consequentemente maior energia do projétil. Mas isso não necessariamente é o grande responsável pelo alargamento da cavidade permanente.

    B) Stopping power é a capacidade que o projétil possui, durante o impacto, de incapacitar uma pessoa ou animal, instantaneamente (ou, no máximo, em dois segundos), impedindo que continue a fazer o que estava fazendo no momento do impacto.

    C) São ondas de pressão, e não de choque.

    D) Nem precisa comentar.