SóProvas


ID
1323061
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A grande variação observada nas lesões de saída dos projéteis de arma de fogo de alta energia cinética, quanto ao seu tamanho e forma, pode ser explicada principalmente pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Se os projéteis mantivessem a sua estabilidade ao longo do trajeto, produziriam saídas pouco menores que a entrada, mas não é isso o que se sucede, uma vez que ao longo do trajeto os projéteis sofrem desvios e até deformações e costumam sair de lado ou de base, ampliando muito mais a saída. São várias as causas que contribuem para o aumento da ferida de saída. A mais importante é o comprimento do trajeto.. Nos primeiros centimetros ainda não existe uma cavidade temporária bem formada, atingindo o máximo aos trinta centímetros e diminuíndo logo após. Se, no entanto, o segmento a ser atingido for pequeno como um braço e o projétil não tocar no osso, não existe tempo suficiente para que o projétil tombe e produza uma cavidade temporária significativa. O mesmo já não ocorre se o segmento atingido for maior,como a coxa, podendo a cavitação temporária máxima coincidir com a saída do projétil, produzindo feridas muito grandes, com aspeto em couve flor. Se  neste trajeto for atingido algum plano ósseo, dá se tranferência precoce de energia e a saída será maior.

    Fonte: http://www.rpot.pt/app/public/detalhes/arquivoDetalhes.xhtml;jsessionid=E1D99321861DAA0C2B58920A1414E54C?id=196&locale=pt

  • arma de fogo de alta energia, quando em deslocamento e em contato com o corpo da vítima, produzem ondas de choque e de pressão(fenômeno da cavitação.), essas ondas de choque de pressão provocam afastamentos permanentes e temporários nos tecidos da vitima, o afastamento permanente em regra tem seu afastamento max. em 3Ocm dentro do corpo e volta a diminuir, assim se o trajeto dentro do corpo for por volta de 30 cm vai ter um ferida de saída de tamanho maior!