SóProvas


ID
1323109
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Diante de uma lesão horizontal, extensa e fatal por arma branca na região anterolateral do pescoço, para auxiliar na investigação da causa jurídica da morte, deve-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • Degola é ferida incisa, geralmente homicida, na porção POSTERIOR do pescoço. Esgorjamento é que é na porção frontal ou lateral do pescoço.

  • GABARITO: Letra B

    CORTES NO PESCOÇO

    Esgorja (garganta, Gogó, frente) = região anterior, lateral ou anterolateral do pescoço;

    Degola (gola) = região posterior do pescoço (nuca);

    Decapitação = ocorre quando corta toda a cabeça. 

    Esgorjamento são as lesões produzidas por instrumentos cortantes (eventualmente, por instrumentos cortocontundentes) nas regiões anterior, lateral, anterolateral ou laterolateral do pescoço. 

    Degolamento são as seções assentadas na região cervical. 

    Decapitação é o ato de separar completamente a cabeça do corpo, produzido especialmente por instrumentos cortocontundentes, como roda de trem, foice, machado.

  • Por que a letra D está errada ? Alguém sabe ?

  • GAB: B

    Trata-se de esgorjamento.

    • As lesões de defesa podem estar ausentes. A exemplo de um esgorjamento com a vítima desacordada ou incapacitada de oferecer resistência etc.

    Esgorjamento

    Finalmente, neste contexto há ainda um tipo de lesão conhecida por esgorjamento e que se caracteriza por uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. Sua etiologia pode ser homicida ou suicida.

    Nos casos de suicídio, quando o indivíduo é destro, o ferimento se dá da esquerda para a direita, sua localização é mais anterolateral esquerda e termina ligeiramente voltada para baixo. Sua profundidade é maior no início da lesão, pois no final da ação a vítima começa a perder as forças. As lesões da laringe e da traqueia no suicídio são menos graves. Podem ocorrer nesses casos várias marcas no pescoço traduzidas por tentativas frustradas, principalmente quando elas são paralelas e próximas umas das outras. Na maioria das vezes, a mão da vítima que segura a arma está suja de sangue. A morte, nesses casos, se verifica por hemorragia, pela secção dos vasos do pescoço; por asfixia, devido à secção da traqueia e aspiração do sangue; e por embolia gasosa, por secção das veias jugulares (Figuras 4.6 e 4.7).

    Nos casos de homicídio, há características bem diversas que podem fazer a diferença com o suicídio. O autor desta ocorrência homicida sempre se coloca por trás da vítima, provocando um ferimento da esquerda para direita, em sentido horizontal, uniforme, terminando com a mesma profundidade do seu início, mas ligeiramente voltada para cima, atingindo algumas vezes a coluna vertebral, onde é comum ficar a marca do instrumento usado (ver direção da ferida em Causas Jurídicas da Morte – Capítulo 17). 

    Fonte: Livro do Genival Veloso França, ed 11