SóProvas


ID
1323226
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Advogado do diabo

Márcio Cotrim

A expressão vem da Igreja Católica. Sempre que é iniciado um processo de canonização – ou seja, de avaliar a santificação de uma pessoa -, a Igreja nomeia oficialmente alguém que procura descobrir-lhe os defeitos. Em latim, esse cidadão é o Advocatus Diaboli, Advogado do Diabo e terá como oponente aquele que é a favor da canonização, o chamado Advocatus Dei, Advogado de Deus.

Instalado o processo – que passa por várias etapas e pode levar anos, até séculos para ser concluído -, trava-se discussão minuciosa e circunstanciada. De um lado, a busca da prova indiscutível dos milagres do candidato à santidade. Do outro, aquele que traz a público as informações de que ele não era tão santinho como parecia...

A finalidade principal do texto 1 é:

Alternativas
Comentários
  • c) indicar metalinguisticamente a origem da expressão advogado do diabo;


    "A expressão vem da Igreja Católica. Sempre que é iniciado um processo de canonização(...) Em latim, esse cidadão é o Advocatus Diaboli, Advogado do Diabo e terá como oponente aquele que é a favor da canonização(...)"
  • FUNÇÃO METALINGUÍSTICA QUER DIZER A LÍNGUA FALANDO DE SI MESMA. EXEMPLO: UM FILME QUE FALA SOBRE A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA.

  • Discordo do gabarito, uma vez que a opção A, B e C também respondem ao comando da questão. Deveria, pois, ser anulada.

  • Gabarito letra C. Questão correta, basta ler o título do texto que fica fácil.

  • Dai você dedica horas ao estudo, assiti videos aulas e quando vai exercitar dá aquela tristeza! Tentando entender onde foi que eu errei meu Deus! 

    Não consigo visualizar o erro das alternativas A e B, o enunciado fala "A finalidade principal do texto 1", isto inclui os dois parágrafos do texto, que categoricamente cita que precisa avaliar a santificação, explica como isso ocorre (nomeando advogado de deus e outro do diabo), fala do processo que demora anos,  dá detalhes "minucioso" e relata o confronto das informações. 

     E a ideia de finalidade do texto  é "Advogado do Diabo"? 

    Diabo é a FCC nas questões de português.


  • Renata, acredito que na letra A houve extrapolação, e na B, trata-se de um assunto secundário, por isso estão errados...

  • Metalinguística é quando vc tem algo que fala de si próprio. A letra A não pode ser, pois o fato de explicar a origem da palavra Advogado do Diabo não pode descrever um processo, o qual vai além disso. A 'B' segue o mesmo raciocínio da A. As duas estão erradas.

  • Comentário do professor Marcelo Braga:

    Para que possa responder com precisão a questões de interpretação, torna-se essencial estabelecer uma leitura, a qual se inicia pelo próprio título, no caso específico,  "Advogado do diabo". O título já me deve algo sugerir. Com a leitura do primeiro período sintático, já passo a ter em mente o direcionamento do texto. O primeiro período do texto assim se inicia "A expressão vem da Igreja Católica". Ao ler este período, devo me ater que o autor deverá apresentar uma explicação acerca do título. Com o processo contínuo da leitura, terei condição de verificar o objetivo maior do texto. Percebe-se claramente que o autor não teve preocupações em questionar a seriedade da Igreja, nem convencer o leitor acerca da importância da canonização, nem justificar a utilização do vocábulo "diabo" ou mesmo Advocado do diabo", nem informar ao leitor sobre a operacionalização jurídica quanto ao processo de canonização. O foco temático foi apenas explicar o sentido da expressão "advogado do diabo", buscando conceituá-lo. Focalizou no processo etimológico da expressão e o que a originou. Tem-se, neste caso, a presença de metalinguagem. O item correto é C. 

  • letra c

    A parte inicial diz tudo: A expressão vem da Igreja Católica   ,   ou seja o texto já abre dizendo o foco principal do texto( O advogado do diabo)!  E VEJA BEM, que a maioria das pessoas não sabiam da origem ADVOGADO DO DIABO, eu mesmo não sábia! Isso me deu a entender que a letra C seria mais clara que a  a e b   , pois a maior informação que o texto me deu foi essa.

    Jesus os abençõe..... 

  • Outra dica para eliminar é avaliar erros de português da banca. Eles são propositais. Eliminei a letra B por isso. O correto seria informar AO leitor, e não O leitor. Com isso, a banca se protege de eventuais recursos. 

  • Ligia, você está ERRADA. Não há erro de regência na letra B. O verbo INFORMAR é Transitivo Direto e Indireto que admite complementação peculiar. Podemos dizer: Informar ALGUÉM (sem PREP.) SOBRE algo, normalmente, ou também: Informar A (com PREP.) ALGUÉM ALGO.

  • É simples! A FGV quer saber qual é o tema do texto, o tema é o primeiro parágrafo de qualquer texto ou redação, e a primeira frase já responde a questão: "A  expressão  vem  da  Igreja  Católica.", esta é uma resposta ao título do texto "Advogado do diabo", e então começa a falar como a palavra surgiu e é aplicada no Direito Canônico, ou seja, o tema é "c) indicar  metalinguisticamente  a  origem  da  expressão  advogado do diabo;"

  • Está muito fácil ou essa questão poderia ser anulada, até prq acredito que a opção A está correta. Logo mais de uma questão certa, posteriormente questão ANULADA. #FICAADICA

  • Achei muito difícil, mas consegui acertar depois de certo tempo avaliando. Vou expor como cheguei ao gabarito porque pode ajudar alguém.

    Quando a banca perguntou a finalidade, ela está querendo saber onde está o "foco".

    A) Demonstrar seriedade - podemos inferir isso ? até podemos, mas não há nada no texto que comprove isso, veja que há nomeação, mas não diz de que forma, a igreja pode nomear alguém próximo com interesses escusos. Portanto a finalidade não é demonstrar seriedade, não há nada que prove que o processo é sério.

    B) Operacionalização? (sim) jurídica? (não) - a FGV gosta disso, colocar uma palavra que "mata" a questão. O processo que ocorre não se dá no meio jurídico com juiz, partes e advogados inscritos na OAB.

    C) Gabarito - a FGV é maldosa, apesar de ser o gabarito a questão não se limita a indicar e sim "informar" a origem da palavra. Indicar é algo muito superficial e o texto busca várias maneiras de contextualizar e não simplesmente indicar.

    Bom, cheguei assim. Não sei se é a maneira correta, porém é dessa forma que tenho minimizado o estrago que essa banca faz na vida da gente.