SóProvas


ID
1323241
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Apologia de Sócrates

“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

O texto 2 mostra o início da defesa de Sócrates diante de seus acusadores no julgamento em que seria condenado à morte.

Em suas palavras, o filósofo grego fala que “quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram”. Isso significa que os acusadores de Sócrates:

Alternativas
Comentários
  • a) construíram uma imagem de Sócrates bem distante da realidade;

  • Acho que essas questões deveriam ter entendimento sobre filosofia para poder responde-las. E ter pedido no edital.

    O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram".

    Acho que Sócrates sentiu-se traído pelo o povo ateniense, que articularam manejo para acusa-lo, logo a decepção foi tão grande, pois ele era um renomado na Grécia Antiga que esqueceu de que ele mesmo era. 

    Letra A

    Sócrates - Através de sua representação nos diálogos de seu estudante, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socráticae o método socrático (elenchus). Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido. Foi o Sócrates de Platão que fez contribuições importantes e duradouras aos campos da epistemologia e lógica, e a influência de suas ideias e de seu método continuam a ser importantes alicerces para boa parte dos filósofos ocidentais que se seguiram a ele

  • Nao concordo com o gabarito. Partindo da resposta, o fato de terem construido uma imagem de Socrates distsante da realidade nao demonstra persuasao a ponto dele esquecer de si mesmo. A imagem distante pode nao ser persuasiva e nao convencer ninguem, menos ainda a ele mesmo. Ao meu ver nenhuma resposta é correta, talvez a letrs "d" se aproxime, mas ainda nao traduz a ideia.

  • Porque a letra D está errada:? Alguém pode ajudar,...

  • Eu errei a princípio, marquei a alternativa "d".

    Não atentei para o fato de que a alternativa "d" diz que o filósofo foi convencido da própria culpa, sendo que no texto ele deixa claro que ele não foi convencido, primeiro pela presença do vocábulo "quase", depois por ter dito que "não disseram nada de verdadeiro".
  • qual o erro da e)?

  • Letra "D" -  "Quase me esquecia de mim mesmo" - Ou seja , ele não foi efetivamente convencido de sua culpa.

    Letra "E"- Alertavam que ele era hábil nas palavras e poderia enganá-los, mas não necessariamente mentia ou mentiria (que seria o tempo verbal certo pois a defesa viria depois.)

    Espero que o comentário ajude a quem estiver em dúvidas. A Banca é muito sutil .

    Bons estudos

  • Depois de 80 questões seguidas da FGV estou começando a entender as linhas de raciocínio desse povo que faz as questões de português da FGV. Eles são muito detalhistas e tentam levar o candidato ao erro com detalhes sutis, o problema é que de 10, 6 questões acabam ficando muito mal elaboradas levando a questões ambíguas, pois o candidato pode interpretar corretamente a questão de outra forma que a própria banca não previu... 


    Vamos lá interpretar essa questão da forma que a banca quer que nós candidatos, com 60 questões para serem feitas mais uma redação em 4h, raciocine:


    Começando de baixo para cima (questão de logística).


    Devemos nos apegar apenas ao trecho mencionado e não todo o texto:


     “quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram”.


    e) organizaram suas acusações de forma a convencer os juízes de que Sócrates mentia. (É o socratis que afirma que são os acusadores que mentiam o trecho não fala nada em convencer os juízes.)

    d) modelaram a acusação de modo bastante persuasivo, a ponto de convencer o próprio filósofo de sua culpa; (Os acusadores não convenceu o filósofo de nada, o termo "quase me esquecia " prova isso).

    c) planejaram sua acusação fundamentada em fatos distantes no tempo; (não se pode inferir nada no trecho sobre isso, alternativa absurda.)

    b) fizeram sua acusação a partir de fatos de que o próprio Sócrates havia esquecido;( Nada haver, o trecho não fala que Sócrates esqueceu fatos, diz que quase ele se esquecia de se mesmo, tão persuasivos foram.

    a) construíram uma imagem de Sócrates bem distante da realidade;( correto, com a frase  “quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram” se pode inferir isso, pois quase me esquecia de mim mesmo é uma ironia de Sócrates denotando uma situação distante da realidade ou falaciosa.)


    Espero ter ajudado. 


  • Complicado. Dizer que a água está a ponto de ferver significa que ela atingiu 100º C e não que ela efetivamente ferveu, a banca foi infeliz e a resposta deveria ser a letra D da maneira que está formulada.