SóProvas


ID
1323244
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Apologia de Sócrates

“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro.
Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar. Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

“Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade”.

Nesse fragmento do texto 2 opõem-se:

Alternativas
Comentários
  • Acho que essas questões deveriam ter entendimento sobre filosofia para poder responde-las. E ter pedido no edital.

    Política (do Grego: πολιτικός politikos, significa "de, para, ou relacionado com os cidadãos") denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa).1 Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

    A Ciência (do latimscientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.

    Retórica é uma palavra com origem no termo gregorhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.

    Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.

    Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

    “Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade”.


    Filosofia X Oratória.

  • Tinha medo do Cespe, até conhecer a FGV ...tá louco!!

  • Oi? Hãm? Quem? Eu?

  • Gente FGV dá muito medo...

  • Não acho que precisava ter grande conhecimento filosófico para responder.

    Ora, ''hábil a falar'' e  ''aquele diz a verdade''

    sem saber o significado de retórica e oratória, dá para imaginar que um dos dois se encaixa no ''hábil a falar''. Com isso, restam 3

    a) Filosofia X Oratória.

    b) Oratória X Retórica.

    c) Retórica X Ciência.

    A c é inviável, ciência não tem nada a ver com isso.

    Agora, pensando como alguém que não sabe nada desses significados - se oratória e retórica são aparentemente parecidos e a questão fala sobre ''dizer a verdade'' e oposição, possivelmente é outra palavra que se encaixa ali. Só resta a filosofia, né? Isso se a pessoa não soubesse NADA mesmo sobre o significado da palavra filosofia, se soubesse, mesmo que fosse pouquinha coisa, também ajudaria a responder a questão.

    Sinceramente, acho que devemos ser otimistas com questões assim. Dizer que a banca tá ''cobrando filosofia'' e se assustar logo de cara com isso não é benéfico nem certo. Acho melhor pensar que questões como essa - que abrangem outras áreas e APARENTAM falar de outra coisa - avaliam, na verdade, a interpretação e o bom senso.

    logo, letra A

  • Não consegui entender esta questão, alguém???

  • Carolina, vou tentar

    Os acusadores falam que as pessoas devem tomar cuidado para não serem enganadas pelo Sócrates, porque ele seria um homem hábil no falar. Mas o Sócrates fala que eles estão sendo imprudentes porque ele estava simplesmente dizendo a verdade, não estava usando suas supostas ''habilidades'' oratórias para enganar. Ele diz ''posso confessar que sou orador, mas não à sua maneira''. Ou seja, eles estão dizendo que o Sócrates - que está dizendo a verdade - é ''hábil no falar''.

    Qual é a oposição?

    Ser hábil no falar x Falar a verdade

    tem uns comentários embaixo esclarecendo o resto, mas resumindo

    habilidade na fala está ligada à oratória e a filosofia busca a verdade, o conhecimento, etc. Então oratória x filosofia

    ou seja, letra A.

  • Alguns podem ter lido na rapidez e pensado:

    oratória: hábil de falar (fácil);

    retórica: dizer a verdade (erro)


    A retórica nada mais é do que o uso da linguagem para comunicarmos de forma persuasiva, transmitindo ideias com convicção. Ora, se alguém usa da retórica para convencer os outros que todos os cavalos voam, ela está faltando com a verdade, porque está mentindo.

  • Pô,  fiz a correspondência certa entre oratória e verdade, mas tinha que saber que filosofia é a busca da verdade e que os termos estão invertidos... realmente... sem querer ser pedante, sabe, tenho dois diplomas universitários na área de humanas e achei surreal essa questão... no final das contas, é isso saber, que filosofia é a busca da verdade... vc precisava dessa informação para ser analista de tribunal... bastante pertinente!


  • Carne de Porco?


  • Faço das palavras da Bruna Paz as minhas, essas questões de Português da FGV são muito estranhas !!

  • Direto ao ponto. Errei a questão. Mas tenho boa justificativa para meu erro.

    a oposição não está em FILOSOFIA x ORATÓRIA

    Ela reside na Filosofia X Retórica. mas não há esta alternativa pra variar né FGV.

    Aí vc inventa uma menos pior.


  • Questão linda!

  • A explicação do professor não foi clara... haja visto, que Sócrates estava combatendo os Sofistas da época e este texto deixa essa máxima bem relevante, além é claro, da busca pela verdade (filosofia) e falar bem (oratória). ou seja, sócrate X Sofistas.

  • A prova é de Filosofia gente, só pode.

  • Pensei que era português.

  • QUEM É O CESPE PERTO DESSA BANCA MALIGNA!

  • Alternativa : A

    Filosofia X Oratória

    Filosofia é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento, valores, razão, mente, e linguagem; frequentemente colocadas como problemas a se resolver.

    Oratória é a arte de falar em público de uma forma clara, objetiva e estruturada. ... O profissional que consegue dominar a oratória é capaz de persuadir e de transmitir credibilidade para as pessoas que o ouvem.

    Essas palavras tem tudo a ver com o texto....