SóProvas


ID
1323256
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Apologia de Sócrates

“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”. “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

“Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

Entre as estratégias argumentativas anunciadas por esse segmento do texto 2, a mais importante é:

Alternativas
Comentários
  • Essa prova do TJ de GO foi de assustar, a interpretação de textos da FGV é algo que eu não estou conseguindo acompanhar. Fui de E por ser a menos inadequada, onde estão os elogios aos jurados? Me ative estritamente ao trecho supracitado e não considero elogio as passagens: "cidadãos atenienses" e "e nenhum de vós espera outra coisa”. 

  • O TÍTULO DO TEXTO É APOLOGIA DE SÓCRATES. O TERMO APOLOGIA SIGNIFICA, ENTRE OUTROS, ELOGIO.

    NÃO VEJO OUTRA EXPLICAÇÃO PARA A QUESTÃO A NÃO SER ASSOCIÁ-LA AO TÍTULO.

    QUE BANCA É ESSA??????

  • "discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles" - estes são os elogios...

  • Cadê a prova de Língua Portuguesa!?

  • nesse contesto jurados e o proprio povo, a credibilidade esta na frase: ''e nenhum de vos espera outra coisa'', e criar credibilidade a ele: " pois estou certo do que digo". 

  • Quando Sócrates diz "...pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa."

    Ele elogia os jurados ao dizer que nenhum deles espera algo que não seja justo/que não seja a verdade. Qualificando-os como justos, ou seja,pessoas corretas. E, já que, o próprio Sócrates diz que é o justo o que ele fala, logo, ele cria credibilidade para as suas declarações,pois cumpre o requisito de justeza exigido pelos corretos/justos/imparciais julgadores.

  • Nossa !  resolvendo essas questões da FGV bateu até saudade da CESPE...deixa eu ir lá resolver algumas ;)

  • Que isso, minha gente! Quem elaborou essa prova usou "tóxico" antes.hehehe  Não é possível!

  • Em qual momento exatamente ele elogia os jurados? Chamar de cidadãos atenienses por acaso é forma de elogio?

  • Elaine, mas isso ele diz pros jurados falando a respeito dos acusadores.

  • FGV é viagem pura... 

  • Heim?????

  • gente, esqueçam de ficar lendo milhares de páginas das apostilas. Português FGV não é nessa pegada. O negócio é quebrar a cabeça com as questões ATÉ ENTRAR!

  • parecia mais como maniqueista,  mentira x verdade.. justo x injusto.. mas tb fala em dar creditbilidade aos jurados atraves de elogios dizendo que eles sao justos etc e tal.. questao foda..

  • Meu desempenho em Português desaba quando faço questões dessa maldita banca!

  • queria ver arenildo acertar essa sem o gabarito divulgado. q forçaçao!

  • esse gabarito nao faz o mínimo sentido, já li e reli mais de 10 vezes

  • Não pode ser a E porque ele não divide a realidade em 2. Esse tipo de argumento é: ou você vai pra escola ou você vira ladrão. Isso sim é separar a realidade em duas e nao dar margem de espaço para outra coisa.

    Fiquei entre a A e a D, marquei a E kkkkk mas sabiaaaa que tava errada. A não pode ser porque o argumento principal não foi atacar as pessoas, mas sim dar credibilidade à própria fala. Menos inconveniente seria a D mesmo. Mas fod*... difícil raciocinar assim na hora da resolução. Muitas dúvidas me vêem à cabeça

  • O BASEADO TÁ PESADO NESSA BANCA HEIN?

    TA MALUCO SIÔ!