SóProvas


ID
1323262
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Apologia de Sócrates

“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro.
Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”. “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”. “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa”.

“Quando se julga por indução e sem o necessário conhecimento dos fatos, às vezes chega-se a ser injusto até mesmo com os malfeitores”.

O escritor Manzoni, nesse pensamento, condena a indução como processo do conhecimento porque ela:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o seguinte; “Quando se julga por indução E sem o necessário conhecimento dos fatos, às vezes chega-se a ser injusto até mesmo com os malfeitores”. 

    partindo da conjunção "E" em negrito, percebe-se que julgar por indução é um fato e o não conhecimento necessário dos fatos é outro fato. Na questão pede-se somente o posicionamento do autor em relação ao método indutivo, logo, de cara descartei a letra a) pois se refere ao segundo fato ( o não conhecimento necessário dos fatos). Por exclusão cheguei na letra e. 

    Tentando decifrar a FGV....

  • Entendo que tudo aquilo que é feito por indução (não existe uma minuciosidade na apuração dos fatos), não pode ser considerado como inserir-se emocionalmente, portanto não compreendi o entendimento do colega abaixo  jose sn!!!

  • Brenda, o que ele ressaltou é que há uma diferença entre o método indutivo em si (que é o que a questão pede) e o julgamento por indução SEM O NECESSÁRIO CONHECIMENTO DOS FATOS.

    “Quando se julga por indução e sem o necessário conhecimento dos fatos, às vezes chega-se a ser injusto até mesmo com os malfeitores”. 

    a letra B, por exemplo, fala que gera injustiça com os malfeitores. Mas não é. O que gera injustiça é julgar por indução sem o necessário conhecimento dos fatos, não o uso do método indutivo em si. O método só conduz facilmente a erros (letra D)

  • Enxerguei como Brenda!

  • desisto da fgv, não faz sentido ser a E. Julgar por indução E sem os conhecimentos nao faz com que o juiz se insira emocionalmente. mesmo também, se fosse verdade a alternativa D também seria certa, pq se o juiz inserir emocionalmente (julgar com subjetivismos), sem conhecimento dos fatos e com a indução, logo chegaria com certeza a uma decisão com erros. 

  • DIRETO AO PONTO. A conjunção E tem valor adversativo, salvo engano.

    ou seja, igual a MAS. Percebam como fica mais claro para chegar ao gabarito da questão. Há comentário acima bastante pertinente nesse sentido.
  • letras a e d corretas, mas vida q segue

  • Indução é o ato de induzir, ou seja, chegar a um resultado a partir de elementos previamente presentes ou indiciosos para tal conclusão. Ou seja cometendo erros. Dizer que o julgador irá se envolver é subjetivo, já que eu posso me envolver emocionalmente com uma coisa e uma outra pessoa não .

  • Indução é o ato de induzir, ou seja, chegar a um resultado a partir de elementos previamente presentes ou indiciosos para tal conclusão. Ou seja cometendo erros. Dizer que o julgador irá se envolver é subjetivo, já que eu posso me envolver emocionalmente com uma coisa e uma outra pessoa não .

  • Injusto = erros