-
ERRADO, pois não foram pilares da Burocracia....tais preocupações são do Modelo Gerencialista que possui entre suas características a descentralização.
-
ERRADO, pois a descentralização foi os primeiros avanços no sentido de desburocratização da Administração e introdução do gerencialismo. Ocorreu principalmente apartir de 1967 com o decreto-lei 200.
-
Na Administração burocrática, o controle - garantia do poder do Estado - transforma-se na própria razão de ser do funcionário. Em consequência, o Estado volta-se para si mesmo, perdendo a noção de sua função básica que é servir a sociedade. A qualidade fundamental da administração burocrática é a efetividade no controle dos abusos. Seu defeito, a ineficiência, a auto-referência, a incapacidade de voltar-se para o serviço dos cidadãos vistos como clientes. ( Chiavenato, 2006)
Ou seja o modelo burocrático não se volta para o cliente (característica do modelo gerencial), mas volta-se para ele mesmo, para os interesses do próprio Estado ou burocracia, esquecendo-se de sua função essencial que é servir o cidadão, cliente, sociedade.
-
No Brasil, a burocracia clásssica sustentous-e no poder racional-legal e teve como características: a estruturação das carreiras, a hierarquia, a impessoalidade, o uso e abuso de regras formais, a meritocracia, a CENTRALIZAÇÃO e a diferenciação entre o patrimônio público e o privado.
Com o tempo, a burocracia passou a dar mais atenção aos meios (o como fazer) do que aos fins (resultados alcançados na e para sociedade); portanto, tornou-se autorreferida, olhando para si mesmo e não para a população.
-
Acrescentando...
Vejam as características principais da Administração gerencial:
Foco em resultados.
Plano diretor da Reforma do Aparelho do Estado - 1995.
Ideias de Margaret Thatcher trazidas pelo ministro Bresser Pereira ao Brasil.
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Redução de custos
Autonomia dos admnistradores.
DESCENTRALIZAÇÃO.
A UTILIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA É UMA FORMA DE DESCENTRALIZAÇÃO, CONCEITO DO GERENCIALISMO. DESCENTRALIZAR É DAR AUTONOMIA PARA ESSAS EMPRESAS E AUTARQUIAS CRIADAS. AUTONOMIA DE DECISÃO, O QUE ACELERA A EXECUÇÃO, MELHORANDO O SERVIÇO PÚBLICO.
-
A questão está incorreto , quando menciona que a reforma possibilitou a divisão para a administração indireta, fato que a ideia de criai e ampliar a administração indireta advém do gerencialismo, idealizado principalmente por Fernando Henrique Cardoso, porém a burocracia em seu inicia buscava a eficiência e a preocupação com o serviço público, fato comprovado quando é criado o DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DE SERVIÇO PÚBLICO. Então a questão está errada mas apresenta no inicia conceitos certos como o da eficiência e da preocupação com o serviço público
As preocupações com a eficiência, com o cliente e com o próprio serviço público constituíram pilares da burocracia brasileira. Nesse sentido, a reforma do Estado possibilitou a divisão da administração pública em direta e indireta, privilegiando a descentralização da execução.
-
MODELO BUROCRÁTICO: SISTEMA FECHADO E CENTRALIZADO. ESTADO MÍNIMO.
MODELO GERENCIALISTA: SISTEMA ABERTO E DESCENTRALIZADO. ESTAO DE DIREITO.
GABARITO ERRADO
-
essa questão é mais de administração do que de direito administrativo