SóProvas


ID
132538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da
administração.

Apesar de diferenciarem-se com relação ao foco de estudo, as principais semelhanças entre as teorias científica e clássica encontram-se na abordagem de sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Certo

    A Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário e a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização  deveria possuir para ser eficiente . As ênfases não focavam trocas com o meio ambiente , o que as caracteriza como de sistema fechado .
    Mas mesmo com estas diferenças o objetivo de ambas era o mesmo : a busca da eficiência das organizações .

  •  
    O sistema fechado é característica da escola clássica da administração esta se divide em: administração científica (Taylor e Ford), administração clássica (Fayol), teoria da burocracia (Max Weber). A partir do modelo racional estrutural o sistema passa a ser trabalhado de uma forma aberta, pois a visão passa a ser focalizada sobre o sistema e sua interdependência como o ambiente, as mudanças são previsíveis nada de certeza e rigidez como no sistema fechado, sendo que esse via o sistema totalmente planejado e controlado, a abordagem comportamental é um desdobramento da teoria das relações humanas, aquela enfatiza o processo decisorial todo o indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe de seu ambiente, se abandona as posições normativas e prescritivas, partindo de um pressuposto explicativo e descritivo. 
  • De fato, as duas abordagens se diferenciavam em relação ao foco de estudo. Enquanto a administração científica teve foco nas tarefas, a teoria clássica preocupou-se com a estrutura organizacional.    As  duas  correntes  visaram  somente  o  que  acontece  dentro  da  organização, sem considerar  os  aspectos  em  que  ela  está  inserida.  Ou  seja,  a  organização era  vista como  um sistema  fechado.  As  duas  correntes  também  visaram  à eficiência, cada uma de sua forma peculiar.
    Certo.
    Bons estudos!
  • Salientando a parte que o examinador tentou inserir uma pegadinha "sistema fechado". 

  • Científica de Taylor: foco nas tarefas.
    Clássica de Fayol: foco na estrutura.
    Semelhança: ambas buscavam a eficiência econômica das organizações.

    Gabarito: Certo!

  • Complementando...

    A Teoria Científica, frederick taylor, tinha como foco a melhora da produtividade e da eficiência por meio da padronização da melhor maneira de executar as tarefas. Ou seja, o foco é a tarefa.

    A Teoria Clássica, henry fayol, por sua vez, tinha como foco a melhor estruturação dos órgãos e da estrutura organizacional para mehorar a produtividade.

    CORRETA!

  • Peço desculpas. cliquei sem querer no item reportar abuso. Desculpas. tomarei mais cuidado

  • Sim, questão certa, pois a Adm. Científica de Taylor tinha foco nas tarefas e a Adm. Clássica de Fayol tinha foco na estrutura confirmando assim, as semelhanças entre as duas teorias com abordagem em sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações

  • Administrativa Científica: 

    Padronização, especialização/divisão do trabalho, pagamento por produtividade, sistema fechado, estudo de tempos e movimentos.

     

    Teoria Clássica:

    Foco na estrutura, homo economicus, verticalização e hierarquização, sistema fechado.

     

    Teoria das Relações Humanas: 

    Integração social, autoridade do gerente deve ser baseado em competências, organizações formadas por grupos informais e formais, sistema fechado.

     

    Burocracia:

    Formalidade, impessoalidade, profissionalização, meritocracia.

     

    Teoria Estruturalista: 

    Busca “complementar” ou sintetizar as teorias anteriores (clássicas e humanas), modelo racional (sistema fechado), modelo natural (sistema aberto).

     

    Teoria dos Sistemas:

    Organizações são sistemas abertos, interação do ambiente interno com externo, partes inter-relacionadas.

     

    Teoria Contigencial: 

    Relativismo, sistema aberto, organizações em rede,  várias maneiras de atingir a meta.

     

    Esquema de outra colega do QC

  • 1916 – TEORIA DA ADM. CLÁSSICA (HENRI FAYOL)
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO, FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR (PREVER, ORGANIZAR, COMANDAR, COORDENAR E CONTROLAR), FOCO NA PRODUTIVIDADE (INTERNO) DIVISÃO DO TRABALHO, AUTORIDADE, DISCIPLINA, UNIDADE DE COMANDO, UNIDADE DE DIREÇÃO, SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS (AO INTERESSE GERAL),REMUNERAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO (OU DESCENTRALIZAÇÃO),LINHA DE COMANDO (HIERARQUIA), ORDEM, EQUIDADE, ESTABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS, INICIATIVA,  ESPÍRITO DE EQUIPE E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL.

     


    1902 – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (FREDERICK TAYLOR)
    O SER HUMANO COMO UMA PARTE DA MÁQUINA, FOCO NA PRODUTIVIDADE (INTERNO), ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS. ÊNFASE NAS TAREFAS, UMA BOA ADMINISTRAÇÃO DEVE PAGAR SALÁRIOS ALTOS, E TER BAIXOS CUSTOS DE PRODUÇÃO. A ADMINISTRAÇÃO DEVERIA APLICAR MÉTODOS DE PESQUISAS, PARA DETERMINAR A MELHOR MANEIRA DE EXECUTAR TAREFAS DE MANEIRA EFICIENTE.

     

     

     

    GABARITO CERTO
     

  • "Apesar de diferenciarem-se com relação ao foco de estudo, as principais semelhanças entre as teorias científica e clássica encontram-se na abordagem de sistema fechado e na busca da eficiência econômica das organizações."

     

    Como assim? Ambas não estudavam a mesma coisa? Acho que a diferença é no meio pelo qual buscavam atingir o foco (uma tarefas, outra estrutura).

  • Não Thiago, enquanto na científica o foco é nas tarefas, na clássica o foco é na estrutura. Seus objetivos é que são iguais, a busca da eficiência econômica das organizações.

  • "De fato, as duas abordagens se diferenciavam em relação ao foco de estudo. Enquanto a administração científica teve foco nas tarefas, a teoria clássica preocupou-se com a estrutura organizacional. As duas correntes visaram somente o que acontece dentro da organização, sem considerar os aspectos em que ela está inserida. Ou seja, a organização era vista como um sistema fechado. As duas correntes também visaram à eficiência, cada uma de sua forma peculiar".

    "O sistema fechado é característica da escola clássica da administração esta se divide em: administração científica (Taylor e Ford), administração clássica (Fayol), teoria da burocracia (Max Weber).

    A partir do modelo racional estrutural o sistema passa a ser trabalhado de uma forma aberta, pois a visão passa a ser focalizada sobre o sistema e sua interdependência com o ambiente, as mudanças são previsíveis nada de certeza e rigidez como no sistema fechado, sendo que esse via o sistema totalmente planejado e controlado, a abordagem comportamental é um desdobramento da teoria das relações humanas, aquela enfatiza o processo decisorial todo o indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe de seu ambiente, se abandona as posições normativas e prescritivas, partindo de um pressuposto explicativo e descritivo".