SóProvas


ID
132553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomada de decisões nas organizações implica o
conhecimento prévio das condições essenciais da organização e de
seu ambiente, da mesma forma que a avaliação das consequências
futuras advindas das decisões tomadas. O sistema de informações
gerenciais, portanto, pode contribuir consideravelmente com o
gestor na geração de benefícios para a organização, visto que o
mesmo é capaz de muni-lo de dados e informações para uma
adequada tomada de decisão. Acerca desse assunto, julgue o
próximo item.

Considere a seguinte situação hipotética. Em um hospital privado, o gestor decidiu adquirir um sistema de monitoramento de câmeras e catracas eletrônicas e alterar todos os procedimentos relativos à segurança. Tal decisão ocorreu após a denúncia de duas pacientes de que teriam sido molestadas por um médico. Após apuração dos fatos pela autoridade policial, concluiu-se que se tratava de um falso médico que teve acesso a essas pacientes em um único dia, no referido hospital. Apesar de nunca ter ocorrido tal fato anteriormente, tais decisões foram consideradas importantes. Nessa situação, a decisão de adquirir mais um item para o patrimônio, além da alteração dos procedimentos de segurança, caracteriza-se por ser programada.

Alternativas
Comentários
  • A compra do equipamento nao foi programada, somente ocorreu devido à molestia sofrida pelas pacientes.

  • ERRADO

    DECISÃO PROGRAMADA: são decisões rotineiras, sobre assuntos que já foram analisados antes, preexistentes. O gestor tem a resposta/solução pronta para a decisão porque o problema é previsível.

    DECISÃO NÃO - PROGRAMADA: são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente. Em outros termos, quando o gestor deve analisar um problema que nunca foi analisado antes, e, por ser um problema inesperado/ imprevisível, ele não terá resposta/ solução pronta pra situação. Então, ao tomar uma decisão nova, o gestor está fazendo uso da decisão não-programada.

    Enquanto as decisões programadas minimizam a necessidade de gerentes ou gestores exercitarem seus critérios para a tomada de decisão pelo fato do problema não ser novo, as decisões não-programadas demandam uma análise mais completa dos gerentes ou gestores pelo fato do problema ser novo, inesperado.

     

  • GAB. ERRADO

     

    Como o fato nunca tinha acontecido antes, o médico tomou uma decisão NÃO PROGRAMADA.

     

    Veja as definições: 

     

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. (Maximiano)

     

    As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão. (Maximiano)

  • ERRADA

    Foi uma decisão não programada, um fato novo que não tinha soluções automáticas.