SóProvas


ID
13261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Karen, técnica judiciária, trabalha no setor de telefonia do TRT e tem entre suas atribuições a atividade de prestação de informações acerca da tramitação de processos no tribunal. Karen é muito atenciosa e criteriosa e se excede ao dar os esclarecimentos solicitados; ela explica várias vezes o mesmo assunto para que o cliente possa entender bem a sua resposta. Nessa situação, a conduta de Karen, na sua comunicação com o público, é bastante eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Quem poderia fazer um comentário sobre esta questão?

    Acho que o erro esta no "se excede" ou que a função de informação é uma dentre várias exercidas pela funcionária...

    ??
  • A questão está errada pelo fato de Karen "execer ao dar os esclarecimentos solicitados explicando VÁRIAS VEZES o mesmo assunto". Se ela se porta dessa forma ela nao age com eficiencia na sua comunicação com o público.
  • creio q o erro está no seguinte: ela excede ao dar os esclarecimentos solicitados, dando-os várias vezes, sendo q para ser eficiente, ela deve esclarecer várias vezes apenas quando as pessoas pedirem...
  • Se se "excede" e se tem que explicar "varias vezes" a comunicacao nao e eficiente...
  • Mas que dúvida. pelo menos acertei. imaginei que se ela tem que explicar várias vezes o mesmo assunto é por que não se comunica bem com o público
  •  Ela não é eficiente por fazer o chamado retrabalho e ainda desnecessariamente, sem filtrar se existe a necessidade ou não de repetir as informações. Isso não significa que ela não seja eficaz, já que repetindo várias vezes será mais difícil o receptor da informação deixar de entender.

  • No meu ponto de vista, a análise da colega acima foi perfeita!
  • Karen apresenta um quadro de:

    Insegurança --> ao repetir várias vezes a mesma informação para o cidadão.

    Ineficácia --> a repetitividade gera perda de tempo, logo, redução na produtividade (menos pessoas atendidas).

    Ineficiência --> o atendimento torna-se longo e desnecessário, gerando um certo descontentamento ou até mesmo um grau de irritação por parte do cidadão atendido.


     Saúde e Paz!!!
  • Parece minha Tia contando histórias. Conta e repete e repete...excessivamente. 
    Agora imagine a mesma situação com a Karen ;D

    O CORRETO SERIA ASSIM:

    ...Nessa situação, a conduta de Karen, na sua comunicação com o público, é bastante IRRITANTE!
    (x) certo  (  ) errado
  •  

    Quanto mais Karen explica o que já foi entendido mais tempo será gasto:

    Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

    Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, a eficácia se refere ao resultado da mesma.

    Como exemplo de distinção entre os conceitos, temos a produção de um produto com eficiência, isto é, rapidamente e com baixos custos, mas que não é adequado, por exemplo, ao contexto e à situação econômica das pessoas. Nesse caso, temos eficiência, mas não eficácia. De acordo com Paulo Sandroni, em 1996, que resume bem essa idéia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

  • O ideal não é explicar vária vezes, e sim, uma vez com clareza e objetividade, para que o usuário entenda perfeitamente e não sejá necessário repetir novamente.

    Eficiência:
    ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados, conseguir o resultado esperado com o menor n° de insumos(recursos) possíveis.
  • Karem está agindo com Eficácia, mas não com eficiência. O objetivo dela é responder, ela consegue, mas com repetições, se chega ao seu objetivo agiu com Eficácia, mas não age com Eficiência, pois se assim fosse não precisaria repetir tanto.


  • Agir com eficiência é dar a explicação necessária de forma CLARA E OBJETIVA.
    nada de longos textos. 
  • Isso só demonstra que a Karen não eficiente, já que precisa de várias tentativas para se fazer entender.
    E aproveitando a deixa, como diria o saudoso Mário Quintana: "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro".

    "Se a cruz lhe pesa, não é para se entregar, mas pra se aprender a amar como alguém que não desiste! A dor faz parte do cultivo desta fé, pois só sabe o que se quer quem luta para conseguir ser feliz!"

  • Ela agiu de modo eficaz( que é o objetivo), e não de modo eficiente( agir de maneira mais rápida, economizando recursos e tempo) .

  • eficiente fazer mais com menos lacconcursos

  • nem sempre as pessoas entendem tudo. diferentes níveis de escolaridade podem tornar tudo mais difícil. karen deveria mandar a pessoa embora sem que ela entendesse tudo, mesmo muito bem explicado?

  • O termo : excede , deixa a questão errada.

  • Se ela se excede, existe uma barreira na comunicação: a sobrecarga de informações