SóProvas


ID
13270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Jorge, como responsável pela condução de veículos oficiais que fazem o transporte de magistrados e demais servidores do tribunal, deve dispensar tratamento diferenciado para os magistrados, pois eles são as autoridades máximas do tribunal.

Alternativas
Comentários
  • O tratamento não deve ser diferenciado. É claro que ele deve tratá-los c/ educação e cortesia, como trataria os demais servidores.
  • Jorge NÃO deve dispensar o tratamento diferenciado, por isso a questão está errada.
  • Na minha opinião, deve ser instaurado um PAD em relação ao servidor Jorge, pois esse sujeito aparece em todas as questões, executando as mais variadas funções, o que caracteriza acumulação irregular de cargos públicos nos conformes da lei 8112/90.
  • Foi falado abaixo que a questão estaria errada por causa da palavra "dispensar", significando abrir mão.

    Mas segundo o Dicionário Houaiss o verbo dispensar também tem sentido de:

    conceder, conferir, dar
    Ex.: ele dispensa muita atenção aos amigos

    Portanto o que deixa a questão errado é simplesmente o fato de Jorge não poder tratar os servidores de acordo com o cargo que eles ocupam, devendo dar tratamento isonômico.

  • O agente público deve ser probo, cortês e educado nas suas relações interpessoais independente do cargo que o seu interlocutor ocupa. O está em dispensar tratamento diferenciado por causa do grau hierárquico.
  • Infelizmente, na prática, Jorge terá que tratar de forma diferenciada alguns magistrados que se acham quase-deuses na Terra!!
  • O comentário anterior do Klaus Serra foi excelente! :D 
    KkkKkKk... sempre bom em meio a tanto estresse e estudo algo para descontrair! :D 
  • Há uma diferença entre tratamento e atendimento

    O atendimento  é personalizado,ou seja, atende aos reais necessidades do cliente

    O tratamento é Igual,é baseado no princípio da legalidade. 

    então no item em questão, Jorge deve dispensar o Atendimento e não o tratamento.

    Item Errado.

  • Nicolas, principio da isonomia, não da legalidade. Não?

    bons estudos.

  • ISONÔMICO: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Tratando-se o desiguais na medida de sua desigualda.

    Imagina você trabalhando para o Presidente da República. O tratamento que dará para ele, será o mesmo que dará para a secretária? NÃO

  • Deverá tratar todos iguais na medida de suas desigualdade. O colega de mesma hierarquia ele poderá chamar de "você". Já o desembargador no mínimo ele deverá chamar de "senhor". Isso não é tratamento diferenciado, mas sim igual conforme o caso.