SóProvas


ID
13285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Relações Humanas
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Nas relações interpessoais no trabalho, Jorge busca compartilhar com seus colegas suas preocupações e ansiedades particulares. Essa conduta de Jorge favorece o surgimento de um clima de integração que pode ter resultados positivos para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Creio que preocupações e ansiedades no ambiente de trabalho, não são bem vistos dentro de uma relação de trabalho. Para mim está questão cabe recurso.
  • Compartilhar preocupacoes particulares? Acho que nada a ver, eu entraria com recursos nessa questão.
  • nao estou entendendo o Cespe, nao faz sentido, alguem da uma luz sobre isso.
  • A questão é confusa assim como a anterior.

    Porém temos que prestar atenção nas palavras CHAVES(FDP) como: integração que PODE ter resultados positivos..., ou seja, pode vir a ter resultados positivos, nao é uma certeza e sim uma possibilidade.

    Questão CERTISSIMA.
  • O Cespe está passando questões cujas respostas são relativas, isso não combina com concurso público.Pra mim cabe recurso sim.
  • Acho correta a questão.

    Trata-se da capacidade de auto-revelar-se.Para que se conheçam e consigam relações INTERPESSOAIS satisfatórias as pessoas precisam revelar-se aos outros.

    Ás vezes é necessário que uma pessoa
    assuma o risco de auto-revelar-se para estimular boa vontade em outras pessoas.
  • uma questão totalmente relativa...subjetividade total
  • Tinha acabado de ler um texto sobre isso. Entao foi moleza
  • é importante que as pessoas se revelem para q uma conheça a outra e assim possam obter bons relacionamentos interpessoais
  • Caros  colegas, a questão é objetiva e tá corretíssima.

     

    Pensem ! 

    Em qualquer lugar que se trabalhe, a partir do momento em que você  fala sobre sua vida e tenta  criar laços de simpatia e/ou amizade, com certeza o ambiente de trabalho vai ser melhor e consequentemente  o trabalho vai ter resultados positivos.

  • Acho que o Cespe quis, sutilmente, abordar nessa questão a diferença entre um grupo e uma equipe. A partir do momento que o onipresente Jorge abre seu coracaozinho para um colega, ele está dizendo que confia nele, que aquele amontoado de gente do TRT é mais que um mero grupo. E por conseguinte, estará Jorge reforçando os laços que definem uma equipe. Agora, se o Sr.Jorge for um fanfarrão e sair chorando suas pitangas a torto e a direito pela repartição é outra coisa. Daí por que, o CESPE colocou na assertiva PODE TER resultados positivos. Questão correta

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    Decreto Nº 1.171, de 22 de Junho de 1994
    Capítulo I Seção I:

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
  • Está correta sim...quando conversamos sobre nossos problemas com pessoas do trabalho nos aproximamos mais uns dos outros. E é um problema pessoal seu, por isso não influência na produtividade de seu colega!
  • Concordo com Karla, neste sentido, pois, devemos entender que ao se "abrir" para um colega de trabalho, você pode estar criando um vínculo de amizade, tornando menos frias as relações, porém não se deve usar os companheiros de trabalho como psicológos........ e ao expor muitos problemas nesse ambiente, dependendo do seu "tamanho", isso pode trazer energias negativas, deixar o ambiente pesado e sim afetar o desempenho da equipe, setor......
  • “O conceito de empatia está relacionado á capacidade de ouvir o outro de tal forma a compreender o mundo
    a partir de seu ponto de vista. Não pressupõe concordância ou discordância, mas o entendimento da forma
    de pensar, sentir e agir do interlocutor. No momento em que isso ocorre de forma coletiva, a organização
    dialoga e conhece saltos de produtividade e de satisfação das pessoas”. Silvia Dias – Diretora de RH da Alcoa
  • Hum... confesso que errei a questão. Entretanto, se analisarmos com mais friesa (agora fica fácil, né?! rsrsrs) perceberemos que faz sentido.
    Estamos presos nas mazelas da vida, naqueles casos em que o funcionário fica chorando em sala em sala, não consegue trabalhar por chorar o dia inteiro... um lado. Outro caso é a aproximação que uma confidência pode causar em um grupo, a preocupação... um despertar de uma sensibilidade. Sei lá, mas talvez seja essa linha de raciocínio da CESPE. Mesmo porque a questão diz: "PODE". Há casos que pode fazer bem, outros não.

    "Deus te vê, não é indiferente a tua dor. Deus te entende, quer te envolver de amor. Ele quer te fazer feliz, tem muitos planos e sonhos pra ti. Basta confiar, saber esperar e Ele agirá!"
  • Quanta baboseira. Trabalho eh trabalho. Nao tem essa de confissoes de adolescente nao! Na teoria eh facil....

  • É muito mais fácil criar vínculos c as pessoas c q conversamos sobre assuntos mais pessoais; o que nem sempre gera resultados bons, mas pode. Como a questão afirmou q a conduta do cara 'pode ter resultados positivos para o trabalho', ela fica certa.

  • Jorge ta carente...

  • Esse Jorge é um fanfarrão...

  • falar de suas intimidades nunca pode ter como consequência algo positivo.... forçação de barra!

  • A questão está correta por que é relações humanas(relações interpessoais) pode ter resultados positivos pelo fato de ocorrer interação e empatia de forma que ao se colocar no lugar do outro não significa concordar com determinada situação e sim se colocar em seu campo lógico tentar entender o que o outro está passando.Nas organizações seu capital principal é humano formado de pessoas com sentimentos ,problemas pessoais e no ambiente de trabalho e não de máquinas que só trabalham.Por isso pode ter resultados positivos e  por outro lado negativos podendo também gerar fofocas por colegas oportunistas com problemas pessoais alheios.

    Fonte: Resumo Material - Unopar do curso gestão em RH;Professores Che e Tháis Vieira - Alfacon;Kátia Lima,Ana Maria e Andrea Ribas - Estúdio Aulas;


  • O termo "pode ter" deixa a questão verdadeira, visto que o examinador não afirma que isso levará necessariamente a uma melhora no trabalho.

  • Vai fazer prova de recursos humanos? não use o CESPE de parâmetro pra nenhuma outra banca. Cuidado...

  • GERA FOFOCA. KKKKKKKKKK

  • Nas relações interpessoais no trabalho, Jorge busca compartilhar com seus colegas suas preocupações e ansiedades particulares. Essa conduta de Jorge favorece o surgimento de um clima de integração que pode ter resultados positivos para o trabalho.

    Ele está interagindo com os colegas de trabalho, compartilhando informações e recebendo-as.

  • ATA agora falar da vida pessoal no trabalho agrega muito no serviço beleza então sevidor público tem q fofocar no trabalho e ficar batendo papo sobre a vida pessoal kkk só falta falar q tem q botar uma tv pra eles assistirem novela e debaterem sobre a cultura pq assistir novela vai agregar muito tbm na administração pública.

  • Não sei o por que dessa questão ter sido considerada correta, visto que a relação pessoal quando exposta causa problemas no trabalho.

  • Ela está certa, pois sugere que PODE ter resultados positivos para o trabalho. Para a interação e relação interpessoal sim, mas não necessariamente terá resultados no trabalho.

    Bom estudo a todos!

  • Essa banca deveria ser exterminada da terra ....

    explodir ..odeioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • Se fosse presidente do Brasil ja tinha mandado exterminar essa banca kkkkk que prejudica a vida dos concurseiros que estudam tanto...

  • Banca totalmente parcial. Se algo "PODE", não é uma certeza, logo também "NÃO PODE" . O que deixa margem para o gabarito certo ou errado. Um lixo de questão!!!

  • CERTO

  • Questão muito genérica , Se a pessoa quer falar de ansiedade e preocupação tem que procurar um profissional da psicologia pois muitas vezes uma terapia pode ajudar que é bem simples e falar sobre isso no trabalho não sei em que poderia agregar a não ser de forma negativa,existe outro tipo de assunto pra conversar e intensificar as relações interpessoais no trabalho;

    Eu particularmente não iria ficar falando sobre o que me causa ansiedade e medo , eu iria procurar um psicologo, falar sobre isso com colegas de trabalho seria muito aleatorio e não agregaria em nada e todo mundo sabe que na realidade nem todo "colega de trabalho" iria ter paciência pra isso

  • Atenção para a palavra PODE.

  • Gabarito Certo

    Jorge tem dificuldades em lidar com o cotidiano e cada vez mais pessoas sentem isso, prova disso é o aumento de depressão.

    ou quem fez a questão quer justificar a pausa na sala do café