SóProvas


ID
1331695
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Os meios de comunicação em massa, sobretudo a televisão,

Alternativas
Comentários
  • Para Zaffaroni a mídia é meio de controle social difuso, juntamente com a família, educação, religião, etc.

  • Opinião da banca totalmente subjetivo. Absurdo

  • Gaba: d


    Fiquei na duvida entre "d" e "e". Complicado esse tipo de questao, mas concurseiro tem q ter um pouco de sorte.

  • kkkkkkk. Essa entre no rol das bizarras.

  • Questão a ser respondida meio que na base do chutômetro. 
    Bastante subjetiva essa questão!

  • Coisas de Vunesp...

  • tbm fiquei na dúvida entre d e e mas como dito é algo mto subjetivo e na minha opinião é um absurdo a banca não considerar como correta tbm a alternativa "E"


  • Lembrem-se dessa dica, amiguinhos. Já que o MEC segue uma ideologia Marxista, o posicionamento de esquerda será regra nas questões, seja de concursos ou vestibulares.

  • Sou jornalista e trabalho em televisão. Essa questão foi absurda. Muito subjetiva e nenhum embasamento teorico 

  • kkkkk gostei da resposta, mas concordo parcialmente, pois, a alternativa "e" também estaria certa, visto que influencia para o bem ou para o mal na formação social e cultural do indivíduo (ainda mais se o indivíduo for abulomaníaco).

    A mídia no Brasil é um LIXO, não cumprem a CF, influenciam na criminalidade sim, estão acobertados por um discurso sofista de liberdade de imprensa e que são operados por jornalistas tarados por audiência e vampiristas sedentos pelo sangue a escorrer na próxima desgraça alheia, para então enganarem o povo com suas técnicas de manipulação em massa.

  • A maior utilidade dessa questão foi o comentário do colega Marcos Renato. Questão enviesada e indigna de um certame público que deve ser pautado, em tese, pela impessoalidade. Gosto da Vunesp. Acho que a banca, de forma geral, respeita o candidato, mas aí pisou na bola... Vamos estudar agora por esses programas de fim de tarde, caros colegas de luta! Bons estudos. Deus no comando!

  • Pergunta passível de recurso! Que merda errei! kkkk]


  • e eu muito burro fiquei entre a A e a E ............. a D, na minha opinião, era muito improvável.


  • PLIM PLIM

  • As TV's abertas não curtiram essa questão. kkkkk...

  • a) o que mais faz, é criar estereótipo rs...

    apenas divulgam notícias, não criando qualquer estereótipo de comportamento.

    b) na maior parte, influencia rs...

    em hipótese alguma, são fatores que influenciam na criminalidade.

    c) abre aspas, CUMPRE, fecha aspas...rs

    cumprem a Constituição Federal, apresentando programação que respeita valores éticos da pessoa humana.

    d) é o que mais se vê!!!

    influenciam na criminalidade, acobertados por um discurso de “liberdade de imprensa”, exibindo sexo e violência.

    e) não ajuda na formação social e cultural do invíduo, atrapalha na verdade...rs

    influenciam na criminalidade ao ajudar na formação social e cultural do indivíduo.

     

    Espero ter ajudado.

  • Pelo menos deu para saber que o pensamento da Vunesp é de que TELEVISÃO influencia na criminalidade ao exibir  sexo e violência.

  • Questão certinha, pois é isso mesmo que a televisão faz.
  • só li verdades

  • A mídia é de direita golpista e ao mesmo tempo de esquerda comunista, destruidora de famílias. Radicais, eternamente lutando contra algum moinho de vento, exaltando a própria nobreza. 

  • Carminha Delícia 

    22 de Março de 2018, às 02h07

    Útil (2)

    "só li verdades"

    A Carminha da novela se preparando para concurso e criticando conteúdo da televisão...ô loko ! Imagina se ela passa pra juíza...

  • "...ao ajudar na formação social e cultural do indivíduo." Isso aí pressupõe uma positividade e não uma negatividade, por isso fui na "A" (a mais coerente, embora não corresponda a realidade). 

  • influência sim, vide as novelinhas super culturais das  21h, com seus personagens principais sendo sempre vagabundos!

  • Faltou mencionar alguns canais e programas. =D

  • Quando a banca faz uso do termo "Os meios de comunicação em massa" é uma generalização (significa que todos os meios de comunicação em massa atuam da mesma forma), sendo que, se houver ao menos um meio de comunicação que não " influencia na criminalidade, acobertado por um discurso de “liberdade de imprensa”, exibindo sexo e violência" a questão torna-se equívoca. Além disso a questão não possui embasamento teórico ou estatístico algum, trata-se de uma mera opinião. 

    Os meios de comunicação podem influenciar na criminalidade e ter influência na formação social e cultural do indivíduo, porém pode ser de maneira positiva ou negativa.

    RECURSO!

  • É inadimissível que uma banca respeitada como a VUNSP, possa ter deixado passar uma questão com conteúdo tão impregnado de subjetivismos como esta, mais difícil ainda é entender como esta questão não foi anulada. Lamentável ! 

  • Doutor Enéas Carneiro curtiu essa !!

    heheheh

  • Rede Esgoto de Televisão, etecétera...

  • beeeeeim dificil de acertar essa kkkk

    não sei como não foi anulada.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VUNESP S2

  • morta com essa questão.. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • "Os meios de comunicação em massa, sobretudo a televisão, influenciam na criminalidade, acobertados por um discurso de “liberdade de imprensa”, exibindo sexo e violência." 

    Com o devido respeito, mais parece discurso de um "pastor petista" (abusando do esteriótipo)!

  • fato, rede globo em suas novelas só mostra sexo e violencia.

     

  • Se eu fecho os olhos consigo ouvir meus avós falando algo do tipo - GAB D....eu heim

  • GLOBOSTA, agente se vê por aqui!

  • A questão tem embasamento teórico. A banca utilizou a Teoria da Identificação Diferencial, que é uma das vertentes das teorias da Aprendizagem Social ou Social Learning.

     

     

    “Trata-se de teoria desenvolvida por Daniel Glaser, o qual defende a aprendizagem da conduta delitiva a partir da identificação diferencial com criminosos tomados como referência, e não pela comunicação ou interação, conforme defendido pela teoria da associação diferencial.

    ...

    “Desta feita, critica a exibição de cenas em filmes e programas televisivos em que haja abuso de drogas, condutas delituosas e seus protagonistas gozem de status de heróis ou justiceiros, influenciando o comportamento de outras pessoas, sobretudo, de jovens.”

     

    Natacha Alves de Oliveira – Sinopses para concursos – Criminologia – pág. 103

     

     

    Não concordei com o gabarito, mas pelo fato de entender que a letra E abarca a letra D, pois os meios de comunicação podem ajudar na formação social e cultural do indivíduo, de forma a ensinar e fortalecer uma cultura voltada para o crime.

  • Em 03/12/18 às 13:02, você respondeu a opção E.

    Em 07/11/18 às 11:46, você respondeu a opção E.

    Em 22/10/18 às 16:36, você respondeu a opção E.



    Eu sabia que já tinha errado essa questão, mas toda vez me recuso a marcar letra D, pois não creio na premissa de que "cenas de sexo" aumentam a criminalidade, as de violência ok, mas sexo?


    Daqui a 1 mês juro que quando estiver resolvendo essa questão novamente marco letra D.

  • É cada banca que só concurseiro mesmo para tolerar!


    Vida de concurseiro né fácil não só!


    "A repetição é a mãe da Aprendizagem!"

  • Meus caros, essa questão se baseia na chamada Criminologia Cultural, em que se defende, dentre outros assuntos, que os meios de comunicação mercantilizam o crime (transforma as formas de crime em dinheiro), por exemplo, expondo-o em forma de entretenimento (ficção de cenas de estupro ou programas jornalísticos policiais sensacionalista e engraçados - eis os exemplos da questão). Assim, essa mídia influencia as práticas criminosas, gerando uma culturalização do crime. Ah! Lembrando que isso é uma TEORIA, e teorias estão aí para serem aceitas ou rejeitadas. Noutras palavras, não se trata de uma verdade incontestável.
  • Subjetiva COISA NENHUMA. Infelizmente, a alternativa correta apenas designou com clareza essa infeliz realidade a qual vivemos

  • Fonte: opinião dos autores da questão.

  • GLOBO LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Acredito que a alternativa E estaria mais correta.

    A mídia, principalmente a TV, influencia na criminalidade ao ajudar na formação social e cultural do indivíduo, seja para o bem ou para o mal. O indivíduo pode escolher o que vai assistir, e há outros fatores determinantes, como o controle informal dos pais.

  • Assertiva D

    influenciam na criminalidade, acobertados por um discurso de “liberdade de imprensa”, exibindo sexo e violência.

  • Alguém que não Gosta da "GLOBO" que fez essa questão.

    FOCO FÉ E FORÇA!

    O tempo é relativo, mas a vontade é absoluta!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • Faltou o enunciado da questão falar "Segundo uma das teorias criminológicas...", que no caso seria a teoria da "Identificação diferencial" (mas que não precisava ter sido nominalmente citada). Digo isso pois, perguntando assim do nada, como se fosse uma verdade absoluta, a questão não tem uma resposta fechada. É preciso que o enunciado deixe claro o referencial teórico que deve ser utilizado p/ responder a questão (que no caso seria uma das teorias criminológicas). Questão no mínimo mal elaborada.. que só por isso, deveria ser anulada, mas vida que segue..

  • A teoria da identificação diferencial de Glaser constitui variante ou submodelo da teoria da aprendizagem social. Este autor tem o mérito de ter incorporado ao conceito de aprendizagem a teoria dos papéis e de ter sublinhado a importância que os meios de comunicação de massa exercem na conduta do indivíduo, questão muito minimizada por Sutherland.[ ] Conforme Glaser, a aprendizagem da conduta delitiva não ocorre pela via da comunicação ou interação pessoal, senão pela da identificação; uma pessoa inicia ou segue uma carreira criminal na medida em que se identifica com outras pessoas reais ou fictícias, desde as perspectivas das quais sua própria conduta delitiva parece aceitável. Critica a exibição de cenas em televisão e cinema, de abuso de drogas ilícitas, prática de roubos, sequestros, bem como outras condutas delituosas, alçando seus protagonistas a status de “heróis” ou “justiceiros”, fomentando sua imitação pelas pessoas, principalmente jovens.

  • Qual seria o erro da E??

  • Para Zaffaroni a mídia é meio de controle social difuso, juntamente com a família, educação, religião, etc

    Já no EDD a Prevenção Segundaria o Crime esta acontecendo ou já aconteceu e só Lembrar do Datena Policia na rua

  • Exemplo prático é a GLOBO LIXO

  • Globo Lixo!

  • questão subjetiva TOTAL!!! Alguém, pfv, cite embasamento teórico pra essa resposta !!!!

  • CRIMINOLOGIA CULTURAL E MÍDIA

    Originada na década de 1990 como herança da criminologia crítica (especialmente das teorias da subcultura e

    labelling approach), por meio dos estudos de Jeff Ferrel, Clinton Sanders, Keith Hayward, Mike Presdee

    e Jock Young, que, segundo os próprios autores, passaram a analisar “o crime e as agências de controle como

    produtos culturais – como construções criativas. Como tais, devem ser lidas nos termos dos significados que

    carregam”.

    Em síntese, para a Criminologia Cultural, tanto o crime quanto os mecanismos de controle social são frutos

    da cultura de cada região. Daí, surge a necessidade de entender imagens, representações simbólicas,

    significados do delito, subculturas conforme os valores das culturas dominantes na sociedade.

    Apenas entendendo as bases culturais da sociedade será possível traçar um diagnóstico seguro sobre o crime.

    Nesse sentido, a Teoria Cultural contemporânea passa também a analisar o grande papel da mídia na

    criminalidade, isso porque a mídia exerce fortíssima influência em mudanças culturais.

    Por meio de novelas, filmes, documentários dentre outros produtos, a mídia é capaz de interferir diretamente

    na criação e modificação de pensamentos em grande escala, alcançando um número indeterminado de pessoas

    em fração de segundos.

  • desse jeito complica né ?? ao mesmo tempo que a TV mostra sexo e violência, ela também influencia sim no comportamento cultural e social do ser humano..

  • Exibir cenas de sexo e violência é uma forma de influenciar a formação social e cultural. Vejo a alternativa D como um exemplo da E.

    Tipo de questão para você aprender que está amadurecendo nos estudos.

  • Globolixo

  • Questão bem verdadeira, mas muito subjetiva para ser usada numa prova objetiva.

  • eu só sei que de acordo c a CF a mídia n transmite os valores corretos ...
  • Essa e não esperava da Vunesp, se fosse uma banca pequena tudo bem.

  • A violência sistemática ao jornalismo é institucionalizada desde a prova do concurso. Não atoa, vemos cotidianamente, ofensas e mais ofensas aos profissionais de imprensa - que paulatinamente mina a democracia e inclina para um Estado Autoritário.

  • GABARITO D.

    TOTAL REALIDADE ATUAL DESSA MÍDIA PORCA

    #GLOBOLIXO

  • Que questão mais louca que é essa?

  • Acertei, mas isso ai foi puro "entendimento da banca" respeito da televisão. O meu entendimento também rsrs.
  • Letra D. Aqui temos a criminologia midiática.

  • Parabéns, examinador! Nota zero

  • Parabéns ao examinador pela questão! BRABO!!!

  • "d" e "e" estão certas pra mim.
  • Esse gabarito é horrível

  • Concordo com a E e a D serem o gabarito.

    A analisar historicamente é nítida a mudança dos valores e da sociedade pela influência dessa mídia podre

    que existe no Brasil. Principalmente essas novelas que, por anos, ditaram modas, comportamentos e promiscuidade.

  • GABARITO C

    Dentre os fatores sociais de criminalidade, destaca-se a ação dos meios de comunicação em massa, sobretudo da televisão. As concessionárias de rádio e televisão, nas respectivas programações, descumprem um fundamento constitucional do Estado brasileiro: os programas da mídia devem voltar-se para o respeito aos valores éticos da pessoa humana e da família.

  • Questão bem atual.