SóProvas


ID
1332328
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Uma empresa adota um sistema de produção em lotes.

O diretor dessa empresa decidiu adotar as seguintes diretrizes:

I - plano de produção específico para cada produto;
II - arranjos sequenciais de máquinas, equipamentos e pessoas;
III - previsibilidade total da produção.

É(São) diretriz(es) adequada(s) à produção em lotes APENAS

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar pq a I e II estão erradas ?

  • OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias: 



    • Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma seqüência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa seqüência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas. 



    • Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo. 



    • Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma seqüência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle. 

  • b


  • A I e III, tem relação com planejamento do lote e não com a produção como pede a questão.

  • O Plano de produção deve integrar todos os lotes que devem ser produzidos (e não fazer um plano para cada lote), já que muitas máquinas serão usadas várias vezes para trabalharem em lotes diferentes. Então deve-se fazer um planejamento ao todo, para evitar que haja perda de produção.

  • Verdade. O plano de produção é um só, por mais que sejam de lotes diferentes. Já trabalhei numa siderúrgica e a produção fazia vários produtos diferentes, mas todos na mesma programação do dia. Certamente se fossem planos de produção diferentes, haveria muito tempo perdido.

  • O erro da III é "previsibilidade total". Uma previsão nunca é 100% correta, algo pode dar errado no caminho ou até saírem mais produtos do que o esperado, então, previsão total não existe.

  • De primeira!