-
Gabarito Letra D. Redução de ddiferença entre as partes.
-
Reduzir a diferenciação
dos grupos é o re-agrupamento de indivíduos, de maneira
que os grupos conflitantes se tornem parte de uma
unidade maior. O pessoal de produção e de vendas – que
vive quase sempre às turras nas organizações –, pode ser
colocado para atuar dentro de uma equipe de produto,
com a responsabilidade tanto de produzir quanto de
vender determinado produto, vindo a ser recompensado
com base no desempenho global, ao invés do desempenho
individual. Além disso, no contato permanente com
outros profissionais, os indivíduos passam a adquirir uma
melhor compreensão de outras perspectivas, visualizando
objetivos comuns, existentes entre as partes;
-
Essa questão esta bem confusa, me parece mal elaborada.
Reduzir a diferenciação entre as partes/grupos - grupos especializados e diferenciados tendem a possuir interesses conflitantes. Assim, a redução desta diferenciação pode produzir efeitos de coesão que minimizam os conflitos. Reagrupar indivíduos de diferentes áreas em equipes multifuncionais e demonstrar interesses em comum, mesmo que seja a existência de um inimigo comum ou ameaça externa, pode reduzir a diferenciação.
Repare que o anunciado da questão não retrata um grupo multifuncional e sim um grupo específico - de vendas. Apesar da questão nos trazer como resolução a alternativa "D" - como gabarito -, vejamos uma explicação que me pareceu mais apropriada relacionado a alternativa "C":
Reduzir a interdependência: uma grande interdependência pode criar conflitos, então reduzi-la é uma forma de evitar o seu surgimento. Neste sentido, os grupos podem ser separados tanto fisicamente quanto estruturalmente para que sua interdependência seja reduzida.
-
Chiavenato p. 458:
Outra maneira de reduzir a diferenciação dos grupos(partes) é reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.
-
Correta, é uma das técnicas utilizadas dentro da abordagem estrutural de gerenciamento de conflitos. Mais especificadamente dentro do conflito originado da diferenciação de grupos devido da alta especialização de grupos dentro da organização.
-
confessor que não entendi! no meu material do estratégia diz assim:
Reduzir a diferenciação dos grupos - como vimos,
grupos especializados e diferenciados tendem a possuir
interesses conflitantes. Assim, a redução desta
diferenciação pode produzir efeitos de coesão que
minimizam os conflitos. Reagrupar indivíduos de
diferentes áreas em equipes multifuncionais e demonstrar
interesses em comum, mesmo que seja a existência de
um inimigo comum ou ameaça externa, pode reduzir a
diferenciação.
Reagrupar indíviduos de DIFERENTES áreas...ora os vendedores ñ são da mesma área?? então como cabe essa técnica em questão?
-
Complementando...
O gerente, no caso, utilizou uma abordagem estrutural. Reagrupar as pessoas de maneira que as pessoas em conflito se tornem partes de algo maior é uma forma de minimizar as diferenças entre os grupos.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. D]
bons estudos
-
Como o caso em questão é de reagrupamento de individuos que faz parte da abordagem estrutural então seria a redução de diferenciação entre as partes conflitantes esse reagrupamento.
Mas se a questão mostrasse o caso de separação física e estrutural das partes conflitantes, aí sim seria minimização de interdependência que tbm faz parte da abordagem estrutural.
-
Gabarito Letra D.
Redução de diferença entre as partes.
-
. Abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nesse caso, as percepções e o conflito poderão ser controlados se tais elementos também forem. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.
A abordagem estrutural procura:
• minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;
• reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cespe/Aneel/Analista Administrativo/2010) O diretor que propõe uma reunião de confrontação visando sanar um conflito está adotando uma abordagem estrutural.
Gabarito: errado. A confrontação é uma situação empregada quando o conflito já existe, caracterizando a abordagem processual, e não estrutural.
fonte: gestão de pessoas Andreia Ribas
-
Gabarito: D
Administração de conflitos
Abordagem Estrutural
"A abordagem estrutural procura reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tomem parte de uma unidade maior.
Chiavenato - Pag 177 -Administração Geral e pública para concursos
-
A apreensão do veículo não existe mais, correto ?