SóProvas


ID
133234
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fatores de risco para a formação da catarata são múltiplos, dentre eles, fatores relacionados ao envelhecimento e às síndromes e doenças sistêmicas. Os fatores de risco e suas causas correspondentes estão correta e respectivamente descritos em:

Alternativas
Comentários
  • letra d

     

  • O principal fator de risco para o desenvolvimento da catarata é o envelhecimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o envelhecer como um processo sequencial, individual, cumulativo, irreversível, universal, não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente a causa mais comum da catarata é o envelhecimento. Dois mecanismos principais parecem agir na sua patogênese: estresse foto-oxidativo (da radiação UVA e UVB) e estresse oxidativo (drogas lícitas e ilícitas, diabetes, tabagismo, alcoolismo). Observa-se que o fator de risco isolado mais expressivo é a idade avançada, pelo maior tempo de exposição a todos esses fatores.

    Doenças metabólicas: o diabetes é a doença mais relacionada com o aparecimento da catarata. Nestes casos, a catarata de desenvolve mais precocemente e a perda visual pode ser mais rápida. Com o diabetes, o cristalino pode ficar superhidratado. Quando isso ocorre, depósitos ou opacidades podem ser formar na parte frontal (anterior) ou traseira (posterior) do cristalino, formando a catarata. Em alguns casos, esse tipo de catarata pode se formar em alguns dias.

    Logo, os fatores relacionados ao envelhecimento e às síndromes e doenças sistêmicas são captação diminuída de oxigênio e diabetes melito repectivamente.

    Resposta D

    Bibliografia

    Ávila M, Alves MR, Nishi M. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As condições de Saúde Ocular no Brasil. International Standard Book, 1ª edição, 2015.

    Domingues VO, Lawall ARN, Battestin B, Lima FJR, Priscilla, Lima M, Ferreira SH, Moraes CF Catarata senil.  Rev Med Saude Brasilia 2016; 5(1):135‐44.