SóProvas


ID
133237
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os protocolos gerais para o manejo do paciente envenenado estão descritos no ACLS ? Advanced Cardiac Life Support. De acordo com tal referência, os quatro sinais tardios característicos de overdose por antidepressivos tricíclicos são

Alternativas
Comentários
  • Os "4 Cs" da overdose de antidepressivos tricíclicos são:

    1. Coma

    2. Convulsões

    3. Condução alterada (alargamento do PR, alargamento do complexo QRS, prolongamento do intervalo QT)

    4. Contratilidade diminuída


    Bons Estudos!

  • muito util seu comentario!

  • O manejo do atendimento de uma vítima de intoxicação depende do tipo de toxina ingerida e apresentação clínica da vítima. Clinicamente, o prognóstico depende da chegada da vítima até o Serviço de Emergência, identificação da substância utilizada e conhecimento da história prévia do paciente.

    Os antidepressivos tricíclicos são rapidamente absorvidos a partir do trato gastrointestinal. Apresentam grande metabolismo de primeira passagem hepática, somente 10% é excretado de forma inalterada na urina. As intoxicações graves decorrem do abuso dos tricíclicos de primeira geração. Exercem efeito depressor na fibra miocárdica e levam a diminuição na resistência vascular periférica, resultando em hipotensão. Por efeito anticolinérgico, aumentam a frequência cardíaca e predispõem a taquiarritmias. As convulsões ocorrem precocemente e têm curto período de duração, mas são potencialmente letais. Pode levar ao como também. Além dessas manifestações, podemos ter outras, como letargia, agitação, ataxia, movimentos coreoatetóicos, pele seca, constipação intestinal e retenção urinária.

    Os sinais iniciais são taquicardia, insônia, ansiedade e temperatura aumentada.

    Os sinais tardios são: coma, convulsão, defeitos da condução elétrica (largamento do intervalo PR e do QRS, prolongamento do intervalo QT) e e contratilidade miocárdica diminuída.


    Resposta D


    Bibliografia


    Aehlert B. ACLS Suporte Avançado de Vida em Cardiologia: Emergências em Cardiologia. Elsevier, 4 edição, 2012.


    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.

  • Os sinais iniciais são taquicardia, insônia, ansiedade e temperatura aumentada.

    Os sinais tardios são: coma, convulsão, defeitos da condução elétrica (largamento do intervalo PR e do QRS, prolongamento do intervalo QT) e e contratilidade miocárdica diminuída.