-
O terceiro e o quarto modo se referem a uma conversão entre o conhecimento tácito e o explícito. De certa forma, baseiam-se na noção de que esses conhecimentos são complementares, e que podem se expandir com essa interação.
Assim, o processo de transformação de um conhecimento tácito em conhecimento explícito é o terceiro modo. Quando um cozinheiro famoso lança um livro de receitas, por exemplo, está buscando fazer isso. Nonaka chamou esse processo de externalização.
-
Explicito >>> Tácito = Internalização; Tácito >>> Explícito = Externalização; Tácito >>> Tácito = Socialização; Explicito >>> Explícito = Combinação
-
O conhecimento de uma organização é criado e utilizado convertendo-se o conhecimento Explícito (objetivo, facilmente transmitido) em Tácito (pessoal, dificil de transmitir) e vice-versa.
As conversões dividem -se em quatro partes:
1) Socialização - Conversão do Tácito para Tácito
2) Externalização - Conversão do Tácito para Explícito
3) Combinação - Conversão do Explícito para Explícito
4) Internalização - Conversão do Explícito para Tácito
As quatro palavras formam o mnemônico SECI
S - TT
E - TE
C - EE
I - ET
-
c-
externalizar significa converter conhecimento tacito em explicito, de modo que outras pessoas tenham acesso a ele. As entidades coexistem com o ambiente porque estão sujeitas às influências ambientais, assim como ele é influenciado pelas entidades. Esta interdependência é similar à teoria da estruturação. As teorias existentes, que tratam do estado estático de uma organização, não podem lidar com tal processo dinâmico (NONAKA; TAKEUCHI, 2008).