SóProvas


ID
1332565
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das eficazes ferramentas organizacionais de gestão do conhecimento se chama “comunidades de prática”. Sobre elas, pode-se dizer que

I) são formadas por indivíduos de dentro e de fora da organização.

II) podem desencorajar as “relações hierárquicas”, pois determinam suas próprias metas.

III) compartilham, preferencialmente, conhecimento explícito, pois, normalmente, estão dispersas geograficamente.

As afirmações verdadeiras são

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Comunidade de Prática pode ser definida como um grupo de pessoas que interagem regularmente para compartilhar as mesmas práticas, interesses ou objetivos de trabalho.

     Na concepção de Wenger (2002), uma Comunidade de Prática é mais do que um agregado de pessoas definidas por algumas características, são pessoas que aprendem, constroem e fazem a gestão do conhecimento.

    As Comunidades de Prática são capazes de direcionar a estratégia, gerar novas linhas de negócios, solucionar problemas, desenvolver as habilidades dos empregados e ajudar as empresas a recrutarem e reterem talentos, permitindo a criação da vantagem competitiva. (HAVARD BUSINESS REVIEW, 2001). 

    O intercâmbio entre as pessoas destes grupos de interesse pode se dar através de várias meios, como correio eletrônico, informativos e reuniões ocasionais, internet, listas de discussão, troca de e-mails, fóruns, etc (Wenger, 2002).

    http://pt.slideshare.net/posmarketinguna/comunidades-de-prtica

  • a-

    As comunidades surgem de mudanças internas e como respostas às externas. Diferem das equipes de trabalho, porque são informais, estabelecendo suas próprias lideranças. As comunidades de prática colocam novos desafios aos gerentes que necessitam compreender como trabalham, como utilizam as fontes alternativas de conhecimento, apreciam os paradoxos e, principalmente, necessitam entender essas estruturas informais, pois elas requerem esforços específicos para se desenvolverem e se integrarem na organização.