Memória ROM
As memórias ROM (Read-Only Memory – Memória Somente para Leitura) são memórias fabricadas na forma de circuitos eletrônicos integrados (chips) como as memórias RAM.
A principal diferença entre essas duas “irmãs” é que a ROM não perde o conteúdo que está gravado em seu interior, mesmo quando não há energia alimentando-a (ou seja, a ROM não é volátil como a RAM). Isso porque os dados da ROM são gravados já na fábrica, ou seja, a memória ROM já nasce com os dados que terá de armazenar durante toda a sua existência.
Nenhum dado pode ser alterado ou apagado da ROM. Também não é possível adicionar novos conteúdos a essa memória. Ela simplesmente poderá ter seu conteúdo lido, nunca escrito. Por esse seu funcionamento, digamos, radical, as memórias ROM parecem não ter tanta utilidade, não é mesmo, leitor?
“É verdade, João! Por que usar uma memória na qual não posso guardar meus próprios dados? Para que ela serve mesmo?” – você deve estar pensando...
Simples! Quando o fabricante de um equipamento eletrônico digital qualquer (como uma placa-mãe ou até mesmo um telefone celular) quer gravar o “comportamento” básico daquele equipamento (eu até diria a “personalidade” dele), o faz em chips de memória ROM, porque isso garante que o equipamento sempre vai funcionar segundo o que está programado em seu sistema básico (que, por estar numa ROM, é inalterável!).
Por exemplo, onde você acha que está determinado que quando você aperta o número 3 no seu telefone celular, aparecerá o 3 na tela dele? Isso está gravado num programa (o sistema operacional) no celular. Esse programa está gravado numa memória ROM no seu celular.
Esses programas básicos, ou códigos de programação escritos pelo fabricante, são comumente chamados de firmware (um intermediário entre software e hardware). O termo firmware descreve qualquer programa básico que determina o funcionamento de um equipamento de hardware. Tais programas são normalmente gravados em memória ROM (ou em variantes dela).
a)ROM Resposta! já salientada por nossa companheira.
b)RAM = Memória RAM ( Random Acess Memory) memória volátil .
c)L3 = Que eu sei isso seria a memória cache L3 que fica fora do processador fazendo interface com a placa mãe e o processador baseado na sua velocidade de clock externo.
d)DDR = sucessora da SDRAM significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock externo.
e)DIM acho que está faltando um "M" que seria memória DIMM, sucessora da SIMM , "Double In Line Memory Module" ou "módulo de memória com dupla linha de contato".