SóProvas


ID
1332709
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na internet, os sites contêm uma mescla de texto, figuras e links.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. As figuras inseridas em sites possuem formatos específicos, de modo que sejam carregadas rapidamente, mas mantendo um aceitável nível de nitidez.
II. Links possibilitam baixar arquivos que necessitam do software Adobe Reader, por exemplo, para suas visualizações.
Os formatos descritos nas afirmativas I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. 

    Extensão JPG (ou JPEG) (Imagem de Bitmap Compactada)

    Esses arquivos são, na verdade, arquivos BMP que passaram por um processo de compactação em sua estrutura de dados. Os arquivos JPEG também podem apresentar milhões de cores.

    Todas as fotos JPG são baseadas em arquivos BMP e sua estrutura de armazenamento. A grande maioria das máquinas fotográficas digitais já armazena as fotos tiradas em formato JPG. As figuras em formato JPG são muito comuns em páginas da Internet.

    Os arquivos JPG são bem menores em tamanho em relação aos arquivos em formato BMP, ou seja, uma foto em formato BMP pode ser 10 a 20 vezes maior, em bytes, que sua equivalente em formato JPG. Essa compactação acontece com perdas, ou seja, os arquivos JPG deixam de armazenar alguns dados da fotografia que são armazenados no arquivo BMP.

    Na verdade, JPEG é o nome da empresa (equipe) que criou e atualiza o processo matemático (algoritmo) que compacta (diminui o tamanho) os arquivos de imagem BMP. JPEG significa Joint Picture Experts Group (Grupo de Especialistas em Imagens Juntas) – é, eu sei que a sigla não ajuda!


    Extensão PDF (Arquivo do Adobe Acrobat)

    Os arquivos PDF são muito comuns para disponibilizar informações de texto na Internet como apostilas, material de consulta técnica, editais, documentos oficiais, monografias, teses etc. O uso exagerado desse tipo de arquivo tem uma razão: ele foi criado para não ser alterado. Os arquivos com extensão PDF foram criados para serem usados em cartórios, pois, como a ideia diz, depois de digitalizados (transformados em arquivos) os documentos não deveriam conceber mais alterações. Para criar um arquivo PDF, deve-se possuir um programa com essa capacidade, como o Adobe Acrobat (desenvolvido e vendido pela empresa Adobe – é isso mesmo, ele não é gratuito). Para ler os arquivos PDF, porém, usa-se um programa gratuito chamado Adobe Reader, ou Adobe Acrobat Reader, que realiza apenas a operação de leitura desses arquivos.

    Apesar de ter sido criado para não ser alterado, dizer que a segurança de um arquivo PDF é intransponível é exagero. Já há diversas formas de fazer a “engenharia reversa” em um arquivo PDF, ou seja, transformá-lo de volta no texto que o originou (arquivo do Word, Excel, PowerPoint etc.). PDF significa Portable Document File (Arquivo de Documento Portátil).


    FONTE: João Antônio Informática para Concursos Públicos: pág. 171
  • .htm:

    Arquivos web primariamente associados ao Hypertext Markup Language. Hoje utilizamos o .html. Extensão ligada à herança dos tempos de MS-DOS e do Windows 16 bits.

    .rft:

    É o rich text format utilizado no wordpad 

    .gif:

    Graphics Interchange Format, formato de imagem de mapa de bits muito usado hoje para animações, imagens fixas, etc.

  • Acertei, mas cuidado, a questão é antiga, hoje em dia, o word 13 e 16 já permitem abrir PDFs sem q precisemos do Adobe. Só que alguns PDFs podem não ficarem tão perfeitos no word como ficam no Adobe...