-
a racionalização do trabalho segundo Taylor consistia em analisar e controlar o tempo e o movimento do homem e da maquina em cada tarefa, para aperfeiçoá-los e racionalizá-los gradativamente. Com base na idéia de que a eficiência aumenta com a especialização, Taylor dividiu o trabalho e limitou cada operário à execução de uma única tarefa, de maneira contínua e repetitiva.
-
Minha dúvida foi em relação a 2° afirmação: "promovendo prosperidade entre patrões e empregados". Alguém pode explicar? Obrigada.
-
Taylor acreditava que estaria, "promovendo prosperidade entre patrões e empregador", uma vez que a especialização do trabalho, reduziria os esforços dos operários e maximizaria a produção alcançando a máxima eficiência, com a redução da fadiga humana e o aumentando os ganhos salariais dos operários que passaram a trabalhar por produção.
-
ITEM CORRETO - acredito que na primeira parte da questão não restam dúvidas pois trata-se de uma característica básica da Teoria Científica.
Já na segunda parte, quando menciona "prosperidade entre patrões e empregados", deixa um pouco de dúvida.
É só imaginarmos que o empregado mais eficiente produzirá mais e ganhará mais, pois Taylor utilizou-se dos prêmios de produção para motivar o rítimo dos operários. Desta forma, ambos estariam prosperando: o patrão com a maior produção e o funcionário com os maiores valores de prêmios. Prosperidade não tem nada haver com melhores condições de saúde, pois como mostra o filme TEMPOS MODERNOS de Chales Chaplin, onde ele sai apertando tudo o que vê pela frente em um movimento repetitivo em consequência de horas e horas fazendo a mesma coisa sempre do mesmo jeito e no mesmo tempo (tempo padrão), o operário era gravemente prejudicado física e psicologicamente.
-
podemos entender a prosperidade aqui com mair ganhos de salários, já que esses eram atrelados a produção.
Lembrem-se da máxima de Ford: "todo funcionário da Ford tem que ter condições de comprar um automóvel Ford"
-
O segundo Taylor justifica a prosperidade de patrões e empregados, sempre temos que nos atentar quando a banca se refere ao autor da teoria ou aos seus críticos. Isso pega muita gente.
-
Correta!
-
-
Item certo.
Segundo Maximiano (2004), o início do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sociais, e uma das preocupações marcantes dos administradores dessa época era a eficiência dos processos de fabricação; sendo assim, um conjunto de princípios e técnicas para tratar da eficiência foi desenvolvido por Frederick Taylor, líder de um grupo que promoveu o Movimento da Administração Científica.
Segundo o autor, “os princípios e as técnicas criadas por esse movimento procuravam aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho, para evitar o desperdício e promover a prosperidade dos patrões”.
-
O objetivo da administração científica com a organização racional do trabalho era realmente o aumento da eficiência. Por meio da racionalização do trabalho e da especialização do trabalhador, seria possível evitar desperdícios de tempo e de materiais.
A racionalização do trabalho proporcionou, ainda, a possibilidade de se estabelecer a remuneração por produtividade. Dessa forma, os operários poderiam ser mais bem remunerados.
Certo.
Bons estudos!
-
Colegas, a questão é cópia da obra do Chiavenato (2009): "No fundo, fazer a mudança, viver a mudança e encarar Complexidade e a incerteza de frente. Simplificar e descomplicar as organizações. Dar mais liberdade para as pessoas e desamarrá-las do entulho autocrático para que elas possam utilizar seus recursos mais importantes: a inteligência, o talento e o conhecimento. E quem sabe, ajudá-las a conquistar e a organizar o tempo livre para melhor viver a própria vida.3 Isso significa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Aquilo que Taylor chamava de princípio da máxima prosperidade para o patrão e para o empregado hoje pode ser transferido e atualizado para o princípio da qualidade de vida nas organizações para melhorar a vida de todos os parceiros envolvidos. Não só beneficiar o cliente ou o usuário, mas todos os membros que participam direta ou indiretamente das organizações: fornecedores, trabalhadores e gerentes, clientes e usuários, investidores e capitalistas, intermediários etc. E, se possível, também a comunidade carente ao redor. Não só utilizar o produto ou serviço produzido pela organização, mas envolver todos os processos organizacionais, todos os sistemas internos e externos, tecnologias etc.
Enfim, utilizar toda a imensa sinergia organizacional para melhorar a vida de todas as pessoas. E também da sociedade e das comunidades. É para isso que servem as organizações. E esse é o papel fundamental da Administração."
-
Na Administração Científica de Taylor, foi abordado o conceito de homo economicus, o enfoque mecanicista do homem, a abordagem fechada; a superespecialização do operário e sua exploração.
Portanto, a questão correta.
-
-Teoria Científica -
Pai da
Administração - Frederick Taylor; Chão de Fábrica; Revolução Industrial;
Sistema Fechado (ambiente interno); Padronização; Máxima divisão das tarefas;
Tempos e Movimentos; ênfase na produção; prática abordada pelo Fordismo.
-
nao tem nem o que explicar, a questao por si so é linda.
-
A racionalização do trabalho promovida pela Organização Racional do Trabalho de Taylor possibilitava que os funcionários terminassem recebendo mais caso tivessem um alto nível de produção, o que terminaria por gerar prosperidade para patrões e empregados, assim como afirma a questão!
GABARITO: Certo.
-
OPERÁRIO GANHA, PATRÃO GANHA = COOPERAÇÃO
EFICIÊNCIA BASEADA NOS MÉTODOS CIENTÍFICOS PARA NÃO HAVER DESPERDÍCIOS!
-
QUESTÃO LINDA! ERRAR UMA QUESTÃO DESSA, SÓ PARA QUEM NUNCA VIU A MATÉRIA. BONS ESTUDOS A TODOS E RUMO À APROVAÇÃO!
-
Achei td certo, só fiquei em dúvida qdo falou em: sendo esses os primados da administração científica.