SóProvas


ID
133357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Estrutura organizacional é o instrumento administrativo
resultante de identificação, análise, ordenação e agrupamento
das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o
estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios,
visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos
planejamentos das empresas.

Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organização e métodos: uma
abordagem gerencial
. São Paulo: Atlas, 2006, p. 69 (com adaptações).


Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens
subsequentes, acerca do arranjo organizacional e seus tipos de
estrutura.

A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Errado

    Uma organização em rede corresponde à interligação de uma organização, (conjunto de individuos que interagem de forma a alcançar determinadas tarefas tendo um propósito, uma missão em comum) com outras organizações, no sentido de estabelecer parcerias e estreitar sinergias no sentido de alcançar os propósitos a que se propõem. Redes não são organismos com um estrutura organizacional definida e uniforme, normalmente é flexivel fluida plural e descentralizada. Em rede as partes se unem para perseguir os objectivos especificos acordando os principios acordados. As redes permitem a convivencia e o trabalho comum de grupos, individuos e organizações bem diferentes, que não necessitam de alterar as suas posições particulares para actuarem em conjunto. Actualmente uma organização não consegue sobreviver isolada.
  •  

    Na organizações em rede há flexibilidade decorrente da capacidade de obter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições. Como a organização não possui bens fixos, como por exemplo, fábricas, equipamentos ou instalações, ela pode continuamente redefinir-se e buscar novos produtos e novas oportunidades de mercado. Para os funcionários que trabalham permanentemente na organização, o desafio está na maior variedade do trabalho, e a satisfação, em executar uma atividade que muda incessantemente.

    Esse tipo de estrutura impossibilita saber onde a organização está nos termos tradicionais, pois cria uma nova forma de organização através de contratos externos vindos de qualquer parte do mundo, sendo coordenados eletronicamente.

  • Estrutura em Rede
    Uma estrutura em rede atrai recursos e em qualquer lugar do mundo para alcançar uma
    qualidade e preço que a possibilitem vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior
    vantagem deste tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global.
    A flexibilidade advém da possibilidade da organização contratar qualquer serviço ou
    produto necessário no momento, e pouco tempo depois poder trocar de fornecedor, sem ter
    os custos de possuir maquinário, instalações fabris ou ter de demitir pessoal. A organização
    pode se adaptar a mudanças no ambiente externo muito mais rapidamente e aproveitar as
    oportunidades de mercado que apareçam.

    EU VOU PASSAR
  • A estrutura em Rede terceiriza a maior parte de suas atividades negócios, sendo por isso mesmo, de pequeno porte.
  • Tô em dúvida pessoal. Mais leigo que eu nisso impossível. O erro está na parte... sendo marcada pela individualidade das organizações, e somente nessa parte? Pois eu concordei com a primeira parte todinha. 
    A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados.
    me expliquem se essa parte está certa, pois eu lembrei, por exemplo, da tecnologia de informação nas nuvens. As empresas estão parando de se utilizar de espaço físico e terceirizam essa parte. Consequentemente, uma empresa que domine essa área, detém o monopólio nessa parte e exclui qualquer empresa com tecnologia mais defasada do mercado, obviamente outras empresas surgem em outras áreas, mas determinadas áreas começam a ficar monopolizadas, por exemplo como no caso de facebook e google. As empresas nem criam mais um departamento de publicidade, simplesmente contratam alguém que explora essas ferramentas no google e facebook, quer dizer, essa terceirização leva a monopólio. 
    Fico no aguardo...
  • Em resposta ao colega acima segue:

    A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios (AUMENTO DA COMPETITIVIDADE) sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados,(NADA A VER) sendo marcada pela individualidade das organizações.
    Para uma melhor comprrensão você pega como exemplo a Fabrica da Fiat, dentro do complexo da fábrica há "pequenos centros" que são responsáveis pela fabricação do motor, outra pela fabricação dos estofados e etc. (ex hipotético).
    Gerando de Vantagens:
    1) Baixo custo operacional e administrativo (maior rapidez na entrega das peças para linha de montagem)
    2) Aumenta da competitividade global (devido a redução dos custos)
    3) Criação de unidades de negócios ou negócios virtuais. (pequenas fábricas que vendem seus produtos para Fiat, não quer dizer que com isso ele forma monopólios).
    4)Flexibilidade e adptabilidade a ambientes complexos
    5) Rapidez de respostas às demandas ambientais.
    Suas desvantagens:
    1) Controle global difícil, riscos e incertezas
    2) Dificuldade de cultura corporativa e lealdades fracas.(pouco contato formal entre as unidades)

    Obs: É uma forma extrema de descentralização. Elas permitem que unidades independentes se concentrem nas unidades específica dos mercados em que competem. Ou seja, podemos comparar com aquela velha máxima a Fiat vai se preoculpar com a atividade fim que é a montagem dos carros, as outras atividades ela pratica a tercerização. Este tipo de estrutura não é aconselhado com se necessita de alto níveis de coordenação e compartilhamento de recursos.

    Espero ter esclarecido um pouco mais !
  • A Estrutura em Rede, ou Organização em Rede, é um tipo de macro-estrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organigrama circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Em torno desta organização principal estão diversas outras entidades que prestam serviços à primeira: por exemplo, determinadas fases da produção, distribuição, sistemas de informação, etc.). O funcionamento deste tipo de organização assente geralmente em modernos sistemas informáticos e de telecomunicações que permitem a centralização da gestão e do controlo de todos os processos.
  • Questão: A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações.


    Principais características da estrutura em redes:
    Integração entre empresas: Os grupos empresariais por mais que tenham interesses opostos, trabalham de forma integrada.
    Foco no livre mercado para sbstituir a hierarquia vertical: A  estrutura em rede não gera monopólio.
    Dependem principalmente (mas não exclusivamente) da tecnologia da informação.
  • Errado, a organização em rede não tem sido instrumento facilitador na formação de monopólio. 

    As suas principais características são:

    1) Foco no livre mercado para substituir a hierarquia vertical (a estrutura em rede não gera Monopólio)

    2) Integração entre as empresas: os grupos empresariais, por mais que tenham interesses opostos, trabalham de forma integrada.

    3) Dependem principalmente (mas não exclusivamente) da tecnologia da informação. 

  • Na estrutura em redes ou virtual há maior integração horizontal entre as organizações que entre si firmam acordos e parcerias em termo de cooperação para que se alcancem objetivos comuns.

  • A ESTRUTURA EM REDE POSSUI UM CARÁTER INTEGRADOR COM AS DEMAIS EMPRESAS. ALÉM DO MAIS, A SUA ESTRUTURA NÃO TEM DEPENDÊNCIA EXCLUSIVA DA TECNOLOGIA, EMBORA SEJA UM ELEMENTO PRINCIPAL PARA A SUA ABRANGÊNCIA GLOBAL.

     

    É VÁLIDO LEMBRAR TAMBÉM QUE ESSAS ESTRUTURAS ESTÃO INSERIDAS EM UM AMBIENTE QUE É ALTAMENTE COPETITIVO, DEVIDO À ABRANGÊNCIA GLOBAL NO MERCADO DA ESTRUTURA. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A estrutura em rede tenta conglobar todos os setores, incentivando inclusive a terceirização, onde reduzirá os custos e ampliará o mercado competitivo dando espaço para demais empresas de diversos setores.

  • Legal

  •  

    E

  • sendo marcada pela individualidade das organizações.= ERRADA

    Rede é parceria.

     

  • Negativo. Nestas estruturas, as empresas buscam parcerias entre diversos fornecedores para atender às exigências dos clientes. Como podem ver, a banca está dizendo exatamente o contrário. Não existiria, assim, uma individualidade das organizações, mas sim rede de parcerias entre elas.

    Gabarito: Errada

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

  • Resposta: Errado.

    Ao contrário, não individualidade e sim busca do coletivo, da colaboração.

  • Estrutura em Rede

    De acordo com Rodrigo Rennó, "(...)Para enfrentar esta realidade (de constante mudança), as organizações perceberam que necessitavam de ajuda, de parcerias. A antiga ideia de uma organização que “fazia de tudo” (ou verticalizada) ficou para trás. Como ninguém é “bom em tudo”, devemos nos aliar a diferentes parceiros, dependendo da necessidade do momento. Esta é a ideia central das redes organizacionais. Estas surgiram como uma necessidade de que as organizações fossem mais flexíveis e adaptáveis às mudanças no ambiente. Desta maneira, se uma empresa necessita de um novo “design” para seu novo produto, contrata um escritório de design. O mesmo ocorre quando esta empresa necessita de distribuir seu produto em um novo mercado – contrata uma empresa especializada em distribuição. Assim sendo, a empresa pode “focar” no que melhor sabe fazer e “mudar de rumo” sempre que for necessário. De acordo com este pensamento, surgiram as “organizações em rede” ou as “redes organizacionais”.(...)

    Analisando a assertiva: "A organização em rede tem sido um instrumento facilitador na formação de monopólios sobre tecnologias e meios de produção, assim como na exclusão de diversas empresas em diferentes mercados, sendo marcada pela individualidade das organizações."

    A estrutura em rede tem características opostas às apresentadas na assertiva.

    Gabarito: ERRADO