SóProvas


ID
1333672
Banca
FMP Concursos
Órgão
PROCEMPA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um recurso para prover QOS em redes de VoIP é configurar as políticas de filas e o escalonador de pacotes dos dispositivos de encaminhamento de dados. Qual das estratégias de tratamento de fila/ escalonamento de pacotes, dentre as alternativas abaixo, pode gerar starvation no caso dos fluxos de alta prioridade demandarem toda a vazão da rede?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    ENFILEIRAMENTO PRIORITY QUEUEING

    Numa fila com Enfileiramento Priority Queueing - PQ (enfileiramento prioritário), o tráfego de entrada é classificado em quatro níveis de prioridade: alta, média, normal e baixa (high, medium, normal e low). Os pacotes não classificados são marcados, por default, como normal.

    Durante a transmissão, o tráfego classificado e marcado como prioritário tem preferência absoluta. Por isso, este método deve ser utilizado com cuidado, para evitar longos atrasos e aumento de jitter nas aplicações de menor prioridade. Num caso extremo, o tráfego de menor prioridade pode até nunca ser transmitido, se o de maior prioridade tomar toda a banda. Isso pode acontecer em conexões de baixa velocidade. Além disso, a fila default sempre tem que ser habilitada. Caso contrário, todo fluxo não classificado (sem uma correspondente lista de prioridade) também poderá não ser enviado.

    Há várias opções de classificação de tráfego numa fila PQ. A classificação pode ser por protocolo (IP, IPX, DecNet, SNA, etc), por interface de entrada ou por lista de acesso. Este foi o método que apresentou a melhor qualidade di sinal de voz no estudo de caso que será apresentado no artigo sobre voz sobre IP.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Apenas para complementar o comentário do Ibsen, "starvation" é o mesmo que Inanição, que seria deixar de atender a uma fila pela prioridade que tem sido dada a outra fila.

    Ex. Dou prioridade mais alta para uma fila e apenas essa fila fica sendo atendida enquanto outras ficam desassistidas. Consequentemente, estas "passarão fome", podendo incorrer, inclusive, em perdas de pacote dessas filas não atendidas.

    As principais técnicas são:

    -> Formação de filas FIFO: os pacotes são transmitidos na mesma ordem de chegada;

    -> Formação de filas por prioridade: os pacotes são classificados em filas de prioridades. Aqui acontece de alguma fila ter prioridade absoluta, por isso outras podem não ser atendidas ocasionando o "starvation";

    -> Formação de filas ponderadas: aqui as filas recebem diferentes níveis (pesos) de prioridade e assim todo mundo acaba sendo atendido resolvendo o problema de starvation da técnica anterior. ;