Letra B
6to4
O 6to4 (RFC 3056) é umas das técnicas de transição mais antigas em uso e é a técnica que inspirou a criação do 6rd. Sua concepção era simples e muito interessante: com ajuda de relays pilha dupla distribuídos na Internet, abertos, instalado de forma colaborativa por diversas redes, qualquer rede IPv4 poderia obter conectividade IPv6, através de túneis 6in4 automáticos.
A técnica funcionou parcialmente e ainda é usada na Internet, mas apresenta diversos problemas. Dentre eles estão a qualidade com relays públicos e problemas de segurança, além disso, diversos sistemas operacionais suportam túneis 6to4 de forma automática, entre eles o Windows XP, o Windows Vista e o Windows 7. O fato dos sistemas operacionais ativarem os túneis 6to4 sem intervenção ou conhecimento dos usuários traz algumas consequências sérias, por exemplo, firewalls ou outras medidas de segurança podem ser contornadas. Outra, é que, via túnel, os pacotes podem seguir caminhos mais longos, trazendo uma experiência pior para o usuário, em comparação àquela que ele teria se estivesse simplesmente usando IPv4. O Brasil é um exemplo desse problema, aqui não há relays públicos 6to4, assim, os pacotes podem ir para localidades distantes como América do Norte ou Europa, mesmo que a origem e o destino estejam no país.
Para redes corporativas, é recomendável bloquear o protocolo 41 para evitar a utilização de túneis automáticos IPv4 pelos usuários. É possível também desabilitar essa função no Windows. Para isso deve ser criada e configurada uma chave de registro, do tipo DWORD:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\tcpip6\Parameters\DisabledComponents
Ao fazer isso, a chave será criada com o valor 0x00. O bit 1 (do menos significativo para o mais significativo) deve ser mudado para 1, para desabilitar o 6to4. Ou seja, o valor da chave deve passar a ser 0x01.
O 6to4 é, então, um protocolo com histórico importante, mas cujo uso deve ser evitado atualmente. Deve-se desativá-lo em redes corporativas e bloqueá-lo nos firewalls. Contudo, para redes pilha dupla que têm serviços IPv6 públicos na Internet, principalmente servidores Web, é recomendada a instalação de um relay 6to4 para responder a solicitações de usuários externos usando essa tecnologia, mitigando parte dos problemas trazidos pela mesma.
http://ipv6.br/post/transicao/