-
Processos críticos: processos cujo insucesso impacta severamente o ambiente organizacional, na medida em que comprometem de maneira mais imediata os resultados operacionais da Organização.O mapeamento dos processos críticos permite, aos participantes da análise do processo, familiarizar-se com as questões a ele relacionadas. Além disso, determina as interdependências nos relacionamentos entre atividades, estabelecendo critérios para a melhoria contínua. (http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T4109.PDF)Questão CORRETA
-
Os processos críticos são aqueles importantes para a construção da qualidade em uma organização. São aqueles processos vitais para que a empresa entregue produtos ou serviços de qualidade, a um preço e tempo de entrega que satisfaçam seus clientes.
-
Questão passível de recursos, pois apesar de o estudo dos processos críticos visar assegurar a fluidez da movimentação entre pessoas, NÃO visa a movimentação entre UNIDADES da organização. Unidades são, via de regra, fixas, estáticas, não se movimentam. Melhor seria dizer: "movimentação de pessoas, informações, atividades, insumos, produtos, etc".
Além disso, para se aumentar a eficácia e a eficiência das ações, seria mais coerente e correto afirmar que o estudo de processos críticos deve proporcionar o inter-relacionamento das decisões e não, o estabelecimento de limites de decisões.
-
Limites de decisão? Alguém poderia me ajudar?
-
De acordo com Wagno Linhares:
Unidades não se movimentam (estática)
Limites de decisão, recomendável inter-relaionamento das decisões
Enfim: o estudo de processos críticos ojetivo é assegurar a fluidez da movimentação:
pessoas;
informações;
atividades;
insumos;
produtos;
nada estático
mediante inter-relacionamento das decisões para construção da qualidade da organização.
-
O estudo dos processos garante a fluidez da movimentação de recursos e produtos entre pessoas e unidades da organização. Processos bem desenhados (e estudados) também possibilitam que os limites de decisão sejam bem estabelecidos, permitindo o aumento da eficiência e eficácia. Resta agora saber o que são os processos críticos... na verdade, não há nada demais aí! Geralmente as questões colocam o “crítico” em várias coisas da administração apenas para dar destaque e deixar subentendido que são fundamentais para a organização. “Processos críticos”, então, são os processos fundamentais para a organização, não fazendo diferença quanto à correção da questão, que está certa!
GABARITO: Certo.
CARLOS XAVIER